Sobre a exclusividade no EBI e o livre exercício de direitos consagrados na Constituição da República Portuguesa

Chegou ao co­nhe­ci­men­to da Associação dos Bolseiros de Investigação Científica (ABIC) que vá­ri­as de­ze­nas de co­le­gas es­tão a ser im­pe­di­dos de as­si­nar os con­tra­tos de bol­sa ou es­tão a ver os pro­ces­sos de re­no­va­ção atra­sa­dos por ques­tões li­ga­das à ex­clu­si­vi­da­de. Nomeadamente, co­le­gas que são mem­bros de cor­pos ge­ren­tes de organizações/​associações sem fins lu­cra­ti­vos; ou­tros que fo­ram da co­mis­são or­ga­ni­za­do­ra de con­gres­sos ou até mes­mo re­vi­so­res em re­vis­tas es­tão a ser im­pe­di­dos de as­si­nar o con­tra­to a não ser que apre­sen­tem uma de­cla­ra­ção di­zen­do que hou­ve ces­sa­ção de tais atividades.

A ABIC con­si­de­ra um abu­so in­to­le­rá­vel que os co­le­gas es­te­jam a ser im­pe­di­dos de per­ten­cer a organizações/​associações ou que te­nham ou­tro ti­po de ati­vi­da­des não re­mu­ne­ra­das que de­sem­pe­nham nos seus tem­pos li­vres, pa­ra po­de­rem as­si­nar o seu con­tra­to de bol­sa ou pa­ra te­rem a sua bol­sa re­no­va­da. É de sa­li­en­tar que a con­cre­ti­za­ção do pla­no de tra­ba­lhos é va­li­da­do anu­al­men­te, aquan­do do pe­di­do de re­no­va­ção que é acom­pa­nha­do de uma de­cla­ra­ção do ori­en­ta­dor, de uma de­cla­ra­ção da ins­ti­tui­ção de aco­lhi­men­to e de uma de­cla­ra­ção do bol­sei­ro que, sob com­pro­mis­so de hon­ra, as­su­me que não exer­ce ne­nhu­ma ati­vi­da­de in­com­pa­tí­vel com o Estatuto do Bolseiro de Investigação (EBI). Perante to­dos es­tes do­cu­men­tos e o re­la­tó­rio de exe­cu­ção do pla­no de tra­ba­lhos, é pre­o­cu­pan­te que a FCT te­nha cri­a­do um no­vo do­cu­men­to, re­dun­dan­te e per­se­cu­tó­rio, que es­tá a en­vi­ar aos bol­sei­ros no mo­men­to da re­no­va­ção, pa­ra de­cla­ra­rem as ati­vi­da­des, re­mu­ne­ra­das e não re­mu­ne­ra­das, com­pa­tí­veis com o EBI.

Para a ABIC, es­ta ati­tu­de da FCT é uma in­va­são da vi­da pri­va­da do bol­sei­ro e uma ten­ta­ti­va de li­mi­ta­ção de di­rei­tos fun­da­men­tais, de­sig­na­da­men­te os de as­so­ci­a­ção li­vre, con­sa­gra­dos na Constituição (ar­ti­go 46.º, https://​www​.par​la​men​to​.pt/​L​e​g​i​s​l​a​c​a​o​/​P​a​g​i​n​a​s​/​C​o​n​s​t​i​t​u​i​c​a​o​R​e​p​u​b​l​i​c​a​P​o​r​t​u​g​u​e​s​a​.​a​s​p​x​#​a​r​t46). Assim, não po­de­rá a FCT res­trin­gir es­ses di­rei­tos fun­da­men­tais, res­tri­ção es­sa ape­nas pos­sí­vel por lei (n.º 2 do ar­ti­go 18.º, https://​www​.par​la​men​to​.pt/​L​e​g​i​s​l​a​c​a​o​/​P​a​g​i​n​a​s​/​C​o​n​s​t​i​t​u​i​c​a​o​R​e​p​u​b​l​i​c​a​P​o​r​t​u​g​u​e​s​a​.​a​s​p​x​#​a​r​t18).

A ABIC pe­diu já uma reu­nião à FCT pa­ra, uma vez mais, mos­trar dis­cor­dân­cia em re­la­ção à for­ma co­mo a ex­clu­si­vi­da­de es­tá a ser en­ten­di­da. A ABIC exor­ta a FCT a não con­fun­dir a exi­gên­cia da ex­clu­si­vi­da­de cons­tan­te do Estatuto do Bolseiro de Investigação, apli­ca­do aos in­ves­ti­ga­do­res bol­sei­ros no seu âm­bi­to pro­fis­si­o­nal e la­bo­ral, com o li­vre exer­cí­cio de di­rei­tos con­sa­gra­dos na Constituição da República Portuguesa.