12 exigências urgentes para o novo ano

A ABIC en­vi­ou ao MCTES e à FCT um con­jun­to de ques­tões de for­ma a que os in­ves­ti­ga­do­res com bol­sa pos­sam ser es­cla­re­ci­dos so­bre, en­tre ou­tros as­sun­tos, a ac­tu­a­li­za­ção dos va­lo­res das bolsas.

Mais um ano pas­sou. Mais um ano em que o Estatuto do Bolseiro de Investigação (EBI) con­ti­nua em vi­gor. Sabemos que só com a sua re­vo­ga­ção e a pas­sa­gem de to­das as bol­sas de in­ves­ti­ga­ção a con­tra­tos de tra­ba­lho se po­de­rá eli­mi­nar um dos mai­o­res fac­to­res de pro­mo­ção da ex­plo­ra­ção la­bo­ral e da fal­ta de apoio so­ci­al a que são su­jei­tos os in­ves­ti­ga­do­res em Portugal. Mas, en­quan­to o EBI não é re­vo­ga­do, é pos­sí­vel me­lho­rar as con­di­ções de tra­ba­lho dos bol­sei­ros de in­ves­ti­ga­ção. É pos­sí­vel com­pen­sar uma in­fla­ção que irá atin­gir um acu­mu­la­do de 12,1% nos úl­ti­mos dois anos (7,8% em 2022 e 4,3% em 2023, es­ti­ma­dos pe­lo INE), au­men­to bru­tal que ape­nas foi col­ma­ta­do em 6,3%, 4,8% e 3,3%, pa­ra bol­sas de li­cen­ci­a­do, de mes­tre (e de dou­to­ra­men­to) e de dou­to­ra­do, res­pec­ti­va­men­te. São au­men­tos no cus­to de vi­da que têm im­pac­to re­al no dia a dia dos in­ves­ti­ga­do­res – por exem­plo, nos úl­ti­mos dois anos, os bol­sei­ros de dou­to­ra­men­to per­de­ram na prá­ti­ca um mês de sa­lá­rio. Aliada à es­tag­na­ção de mais de dez anos dos va­lo­res dos sub­sí­di­os de apre­sen­ta­ção de tra­ba­lhos em reu­niões ci­en­tí­fi­cas (750 eu­ros), de for­ma­ção com­ple­men­tar (500 eu­ros), de vi­a­gem (300 ou 600 eu­ros) e de ins­ta­la­ção (1000 eu­ros), a per­da de po­der de com­pra dos in­ves­ti­ga­do­res bol­sei­ros as­su­me pro­por­ções que têm de ser evi­ta­das. Tal co­mo evi­ta­da tem de ser a co­bran­ça das ta­xas de en­tre­ga de te­se, me­di­da pro­me­ti­da pe­la Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior em reu­nião com a ABIC, mas que con­ti­nua sem ser con­cre­ti­za­da. Estando já em vi­gor o Orçamento de Estado pa­ra 2024, e não ten­do a ABIC ne­le de­tec­ta­do as exi­gên­ci­as que apre­sen­ta su­ces­si­va­men­te ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) e à Fundação pa­ra a Ciência e Tecnologia (FCT), pe­di­mos o es­cla­re­ci­men­to e a res­pos­ta às se­guin­tes ques­tões, des­de já dis­po­ni­bi­li­zan­do-nos pa­ra a dis­cus­são des­tes e de ou­tros as­sun­tos em se­de de reunião:

  1. Tendo em con­ta o com­pro­mis­so as­su­mi­do pe­lo go­ver­no no iní­cio de 2023 re­la­ti­va­men­te à abo­li­ção das ta­xas de en­tre­ga de te­se, quan­do pre­vê o MCTES apli­car es­ta medida?
  2. Considerando o au­men­to subs­tan­ci­al do cus­to de vi­da ve­ri­fi­ca­do em 2022 e 2023, a FCT pre­ten­de ga­ran­tir que a ac­tu­a­li­za­ção do va­lor das bol­sas de in­ves­ti­ga­ção não só cum­pre o pre­vis­to no Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT, co­mo vai além des­te, per­mi­tin­do aos in­ves­ti­ga­do­res fa­zer fa­ce ao au­men­to da in­fla­ção e do cus­to de vida?
  3. Garante a FCT que se ve­ri­fi­ca­rá uma ac­tu­a­li­za­ção do va­lor de to­das as bol­sas, in­cluin­do da­que­las in­di­rec­ta­men­te fi­nan­ci­a­das, bem co­mo de bol­sas de ou­tras ins­ti­tui­ções, en­qua­dra­das por re­gu­la­men­tos pa­ra­le­los ao Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT?
  4. Quando pre­vê a FCT in­for­mar os in­ves­ti­ga­do­res bol­sei­ros a res­pei­to da ac­tu­a­li­za­ção da ta­be­la re­mu­ne­ra­tó­ria pa­ra 2024?
  5. Considerando as vá­ri­as quei­xas da par­te de bol­sei­ros de dou­to­ra­men­to que se vêem con­fron­ta­dos, na fa­se ini­ci­al do seu con­tra­to, com atra­sos no pa­ga­men­to da bol­sa que se es­ten­dem a 6 me­ses (obri­gan­do, por via do re­gi­me de de­di­ca­ção ex­clu­si­va, es­tes in­ves­ti­ga­do­res a de­pen­der da sua fa­mí­lia e ami­gos pa­ra pa­gar ren­das de ca­sa e ou­tras con­tas in­dis­pen­sá­veis à sua so­bre­vi­vên­cia), a FCT com­pro­me­te-se com o pa­ga­men­to atem­pa­do, ga­ran­tin­do que uma si­tu­a­ção que era re­gra há uma dé­ca­da não vol­ta a tor­nar-se comum?
  6. Atendendo aos vá­ri­os re­la­tos re­la­ti­vos a atra­sos por par­te da FCT na res­pos­ta a pe­di­dos de pror­ro­ga­ção de bol­sas de dou­to­ra­men­to di­rec­ta­men­te fi­nan­ci­a­das cu­ja du­ra­ção ini­ci­al era in­fe­ri­or a 48 me­ses, ga­ran­te a FCT que es­ta si­tu­a­ção es­tá re­sol­vi­da e que não se re­pe­ti­rá futuramente?
  7. Considerando o ele­va­do pe­río­do de tem­po que se­pa­ra o mo­men­to da en­tre­ga da te­se do mo­men­to da de­fe­sa do dou­to­ra­men­to, que mui­to ra­ra­men­te é in­fe­ri­or a seis me­ses e, em vá­ri­as ins­ti­tui­ções, che­ga a ul­tra­pas­sar os 12 me­ses – im­pli­can­do, en­tre ou­tros cons­tran­gi­men­tos, o adi­a­men­to de pro­jec­tos e can­di­da­tu­ras aos in­ves­ti­ga­do­res –, vai o MCTES acau­te­lar que as Instituições de Ensino Superior ga­ran­tem um pe­río­do de tem­po má­xi­mo in­fe­ri­or a 5 me­ses en­tre os dois mo­men­tos, co­mo já pre­vis­to nos re­gu­la­men­tos de al­gu­mas universidades?
  8. Tendo em con­ta a de­ci­são do go­ver­no de de­vo­lu­ção das pro­pi­nas de li­cen­ci­a­tu­ra e mes­tra­do atra­vés do IRS, pre­vis­ta no Decreto-Lei n.º 134/​2023, e que as bol­sas de in­ves­ti­ga­ção não con­tam co­mo ren­di­men­tos pa­ra efei­tos de IRS, pe­lo que não es­tão a ser con­si­de­ra­das nes­sa de­vo­lu­ção – cri­an­do mais um fac­tor de dis­cri­mi­na­ção, des­va­lo­ri­za­ção e des­pre­zo pe­los tra­ba­lha­do­res ci­en­tí­fi­cos –, vai o go­ver­no in­cluir nes­ta me­di­da os bol­sei­ros de investigação?
  9. Atentando às re­cen­tes de­nún­ci­as de ca­sos de as­sé­dio (la­bo­ral, se­xu­al e mo­ral) de ori­en­ta­do­res a bol­sei­ros, as­sim co­mo ao blo­queio ou exi­gên­ci­as ex­ces­si­va­men­te bu­ro­crá­ti­cas da par­te da FCT fa­ce aos pe­di­dos de tro­ca de ori­en­ta­dor ou de su­per­vi­sor, es­tá a FCT a ava­li­ar a al­te­ra­ção dos seus pro­ce­di­men­tos, que obri­gam à con­cor­dân­cia do pró­prio ori­en­ta­dor pa­ra que ces­se a ori­en­ta­ção, mes­mo em si­tu­a­ções em que ma­ni­fes­ta­men­te não há con­di­ções pa­ra a manter?
  10. Levando em con­si­de­ra­ção os vá­ri­os re­la­tos re­la­ti­vos à de­si­gual­da­de e dis­cre­pân­cia de cri­té­ri­os na ava­li­a­ção das can­di­da­tu­ras a bol­sas de dou­to­ra­men­to e ao CEEC – por exem­plo, na exi­gên­cia de cri­té­ri­os de in­clu­são de du­as en­ti­da­des nal­gu­mas can­di­da­tu­ras a dou­to­ra­men­tos em am­bi­en­te não-aca­dé­mi­co, es­tan­do au­sen­tes nou­tras; na va­lo­ri­za­ção de cer­tos as­pec­tos do per­cur­so pro­fis­si­o­nal, co­mo a ori­en­ta­ção de te­ses, nal­gu­mas can­di­da­tu­ras ao CEEC, ig­no­ran­do-a nou­tras; ou mes­mo à con­fu­são na pró­pria ava­li­a­ção, nu­ma apa­ren­te tro­ca de per­fis de can­di­da­tos –, po­de a FCT es­cla­re­cer de for­ma ca­bal es­tas si­tu­a­ções e pon­de­ra a FCT re­a­va­li­ar de­vi­da­men­te as can­di­da­tu­ras pre­ju­di­ca­das, com os mes­mos cri­té­ri­os das can­di­da­tu­ras com fi­nan­ci­a­men­to atribuído?
  11. Quanto aos pro­ce­di­men­tos uti­li­za­dos aquan­do da de­sis­tên­cia de um can­di­da­to a bol­sa de dou­to­ra­men­to da FCT, po­de a FCT es­cla­re­cer se tal po­si­ção tran­si­ta pa­ra o can­di­da­to ime­di­a­ta­men­te se­guin­te na clas­si­fi­ca­ção (tal co­mo apli­ca­do no úl­ti­mo CEEC e co­mo al­guns can­di­da­tos re­la­tam)? No ca­so de não tran­si­tar, con­si­de­ra a FCT que em fu­tu­ros con­cur­sos de bol­sas de dou­to­ra­men­to pas­se a ser adop­ta­do es­se procedimento?
  12. No que res­pei­ta aos dou­to­ran­dos do quar­to ano do Instituto Universitário Europeu, con­si­de­ra o MCTES re­ver o des­cri­to no Regulamento 770/​2023, pas­san­do a per­mi­tir à FCT o res­sar­ci­men­to dos va­lo­res res­pei­tan­tes ao Seguro Social Voluntário des­tes bolseiros?