Comunicado sobre a reunião entre a ABIC e a FCT

A ABIC reu­niu no pas­sa­do dia 20 de Fevereiro com a FCT, pa­ra abor­dar as ques­tões le­van­ta­das pe­la no­ta en­vi­a­da pe­la ABIC a 12 de Janeiro. Dessa no­ta, a FCT ape­nas se dis­po­ni­bi­li­zou pa­ra dis­cu­tir os as­sun­tos que lhe po­de­ri­am ser di­rec­ta­men­te atri­buí­dos, pe­lo que ne­nhu­ma das ques­tões re­la­ci­o­na­das com com­pe­tên­ci­as ex­clu­si­vas do MCTES foi abor­da­da. Apresentamos nes­te co­mu­ni­ca­do as prin­ci­pais con­clu­sões dos te­mas abor­da­dos na reu­nião, a par­tir das 12 exi­gên­ci­as co­lo­ca­das pe­la ABIC no iní­cio do ano (a ne­gri­to dei­xa­mos as ques­tões abor­da­das, a itá­li­co as por abordar).

 

1. Tendo em con­ta o com­pro­mis­so as­su­mi­do pe­lo go­ver­no no iní­cio de 2023 re­la­ti­va­men­te à abo­li­ção das ta­xas de en­tre­ga de te­se, quan­do pre­vê o MCTES apli­car es­ta medida?

2. Considerando o au­men­to subs­tan­ci­al do cus­to de vi­da ve­ri­fi­ca­do em 2022 e 2023, a FCT pre­ten­de ga­ran­tir que a ac­tu­a­li­za­ção do va­lor das bol­sas de in­ves­ti­ga­ção não só cum­pre o pre­vis­to no Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT, co­mo vai além des­te, per­mi­tin­do aos in­ves­ti­ga­do­res fa­zer fa­ce ao au­men­to da in­fla­ção e do cus­to de vida?

A FCT não se dis­po­ni­bi­li­zou pa­ra uma ac­tu­a­li­za­ção do va­lor das bol­sas que fos­se su­pe­ri­or ao re­cen­te­men­te anun­ci­a­do. Relembramos que es­ta ac­tu­a­li­za­ção não com­pen­sa o au­men­to do cus­to de vi­da pa­ra to­das as ti­po­lo­gi­as de bol­sa, as­sim co­mo que a bol­sa é ape­nas pa­ga du­ran­te 12 me­ses e sem sub­sí­dio de ali­men­ta­ção, pe­lo que a ca­da ano os bol­sei­ros dei­xam de re­ce­ber 21% da re­mu­ne­ra­ção que te­ri­am ca­so ti­ves­sem um con­tra­to de tra­ba­lho (2 me­ses e meio de salário).

 

3. Garante a FCT que se ve­ri­fi­ca­rá uma ac­tu­a­li­za­ção do va­lor de to­das as bol­sas, in­cluin­do da­que­las in­di­rec­ta­men­te fi­nan­ci­a­das, bem co­mo de bol­sas de ou­tras ins­ti­tui­ções, en­qua­dra­das por re­gu­la­men­tos pa­ra­le­los ao Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT?

Apesar da FCT não se com­pro­me­ter com uma fis­ca­li­za­ção ac­ti­va des­tes re­gu­la­men­tos e da apli­ca­ção da ac­tu­a­li­za­ção do sub­sí­dio de ma­nu­ten­ção, vul­go bol­sa, ago­ra de­cre­ta­da, a FCT es­tá dis­po­ní­vel pa­ra agir ca­so ha­ja de­nún­ci­as de que es­sas ac­tu­a­li­za­ções não fo­ram feitas.

 

4. Quando pre­vê a FCT in­for­mar os in­ves­ti­ga­do­res bol­sei­ros a res­pei­to da ac­tu­a­li­za­ção da ta­be­la re­mu­ne­ra­tó­ria pa­ra 2024?

A FCT não se com­pro­me­teu com a dis­po­ni­bi­li­za­ção de in­for­ma­ção atem­pa­da do va­lor da ac­tu­a­li­za­ção das bol­sas no pró­xi­mo ano. Tal co­mo em anos an­te­ri­o­res, es­ta in­for­ma­ção sur­giu ape­nas em Fevereiro e ape­nas co­me­ça­rá a ser apli­ca­da com re­tro­a­ti­vos a par­tir de Março. No en­tan­to, a in­for­ma­ção acer­ca do au­men­to do SMN já era sa­bi­da des­de a apro­va­ção do OE (des­de fi­nal de Novembro). De fu­tu­ro, se­ria res­pei­to­so da par­te da FCT que os bol­sei­ros fos­sem in­for­ma­dos com mai­or an­te­ce­dên­cia acer­ca da ac­tu­a­li­za­ção dos seus sa­lá­ri­os, já que dis­so tam­bém de­pen­de a ges­tão da sua vida.

 

5. Considerando as vá­ri­as quei­xas da par­te de bol­sei­ros de dou­to­ra­men­to que se vêem con­fron­ta­dos, na fa­se ini­ci­al do seu con­tra­to, com atra­sos no pa­ga­men­to da bol­sa que se es­ten­dem a 6 me­ses (obri­gan­do, por via do re­gi­me de de­di­ca­ção ex­clu­si­va, es­tes in­ves­ti­ga­do­res a de­pen­der da sua fa­mí­lia e ami­gos pa­ra pa­gar ren­das de ca­sa e ou­tras con­tas in­dis­pen­sá­veis à sua so­bre­vi­vên­cia), a FCT com­pro­me­te-se com o pa­ga­men­to atem­pa­do, ga­ran­tin­do que uma si­tu­a­ção que era re­gra há uma dé­ca­da não vol­ta a tor­nar-se comum?

A FCT re­ve­lou que di­ver­sas di­fi­cul­da­des pro­ces­su­ais e bu­ro­crá­ti­cas im­pe­dem um pa­ga­men­to mais atem­pa­do das bol­sas no seu iní­cio, já que (1) es­te pa­ga­men­to só po­de ser ini­ci­a­do após o fim do pro­ces­so de au­di­ên­ci­as pré­vi­as (que cos­tu­ma ter­mi­nar de­pois de 15 de Outubro) e (2) o pa­ga­men­to só po­de ser fei­to de­pois do con­tra­to as­si­na­do ser de­vol­vi­do pe­lo bol­sei­ro e as­si­na­do pe­la pró­pria FCT. Por su­ges­tão da ABIC, a FCT com­pro­me­teu-se a pas­sar a di­vul­gar es­ta in­for­ma­ção no tex­to do e-mail em que é en­vi­a­do o con­tra­to, as­sim co­mo no avi­so de aber­tu­ra dos con­cur­sos de dou­to­ra­men­to. A FCT afir­mou igual­men­te que não era pos­sí­vel ini­ci­ar os pro­ces­sos de can­di­da­tu­ra a dou­to­ra­men­to mais ce­do (tam­bém por di­fi­cul­da­des pro­ces­su­ais), de for­ma a que os pra­zos des­cri­tos pu­des­sem ter­mi­nar an­tes do ini­cio do ano lec­ti­vo – ra­zão pe­la qual tan­tos bol­sei­ros de dou­to­ra­men­to es­co­lhem o dia 1 de Setembro co­mo iní­cio do seu con­tra­to –, re­cu­san­do-se igual­men­te a pres­si­o­nar as ins­ti­tui­ções de en­si­no su­pe­ri­or pa­ra que não exi­jam o pa­ga­men­to de pro­pi­nas a dou­to­ran­dos ins­cri­tos em da­tas de­fa­sa­das do iní­cio do ano lectivo.

 

6. Atendendo aos vá­ri­os re­la­tos re­la­ti­vos a atra­sos por par­te da FCT na res­pos­ta a pe­di­dos de pror­ro­ga­ção de bol­sas de dou­to­ra­men­to di­rec­ta­men­te fi­nan­ci­a­das cu­ja du­ra­ção ini­ci­al era in­fe­ri­or a 48 me­ses, ga­ran­te a FCT que es­ta si­tu­a­ção es­tá re­sol­vi­da e que não se re­pe­ti­rá futuramente?

A FCT es­cla­re­ceu que em ca­so de tér­mi­no de uma bol­sa à qual não te­nham ha­vi­do ain­da res­pos­ta ao pe­di­do de pror­ro­ga­ção, o bol­sei­ro fi­ca de­so­bri­ga­do da ex­clu­si­vi­da­de e po­de ini­ci­ar ou­tro tra­ba­lho. No ca­so de res­pos­ta po­si­ti­va acer­ca da pror­ro­ga­ção, o rei­ní­cio da bol­sa po­de ocor­rer em qual­quer da­ta ao cri­té­rio do dou­to­ran­do. De for­ma a per­mi­tir uma res­pos­ta atem­pa­da aos pe­di­dos de pror­ro­ga­ção de bol­sa, e con­si­de­ran­do pro­ble­mas lo­gís­ti­cos no sis­te­ma da FCT, es­ta irá cri­ar um sis­te­ma de pe­di­dos de al­te­ra­ção do pla­no de tra­ba­lhos atra­vés de for­mu­lá­rio. Ainda a es­te res­pei­to, a FCT re­cu­sou-se a con­si­de­rar a ex­pli­ca­ção mais ób­via pa­ra o ele­va­do nú­me­ro de pe­di­dos de al­te­ra­ção do pla­no de tra­ba­lhos: os pro­ble­mas con­sequên­cia dos vá­ri­os pe­río­dos de con­fi­na­men­to du­ran­te o co­vid-19, as­sim co­mo a de­mo­ra na nor­ma­li­za­ção de vá­ri­os ser­vi­ços e lo­cais de tra­ba­lho, que se pro­lon­ga­ram du­ran­te um pe­río­do de tem­po alar­ga­do que abran­ge as fa­ses ini­ci­ais dos pro­jec­tos de dou­to­ra­men­to ago­ra em causa.

7. Considerando o ele­va­do pe­río­do de tem­po que se­pa­ra o mo­men­to da en­tre­ga da te­se do mo­men­to da de­fe­sa do dou­to­ra­men­to, que mui­to ra­ra­men­te é in­fe­ri­or a seis me­ses e, em vá­ri­as ins­ti­tui­ções, che­ga a ul­tra­pas­sar os 12 me­ses – im­pli­can­do, en­tre ou­tros cons­tran­gi­men­tos, o adi­a­men­to de pro­jec­tos e can­di­da­tu­ras aos in­ves­ti­ga­do­res –, vai o MCTES acau­te­lar que as Instituições de Ensino Superior ga­ran­tem um pe­río­do de tem­po má­xi­mo in­fe­ri­or a 5 me­ses en­tre os dois mo­men­tos, co­mo já pre­vis­to nos re­gu­la­men­tos de al­gu­mas universidades?

8. Tendo em con­ta a de­ci­são do go­ver­no de de­vo­lu­ção das pro­pi­nas de li­cen­ci­a­tu­ra e mes­tra­do atra­vés do IRS, pre­vis­ta no Decreto-Lei n.º 134/​2023, e que as bol­sas de in­ves­ti­ga­ção não con­tam co­mo ren­di­men­tos pa­ra efei­tos de IRS, pe­lo que não es­tão a ser con­si­de­ra­das nes­sa de­vo­lu­ção – cri­an­do mais um fac­tor de dis­cri­mi­na­ção, des­va­lo­ri­za­ção e des­pre­zo pe­los tra­ba­lha­do­res ci­en­tí­fi­cos –, vai o go­ver­no in­cluir nes­ta me­di­da os bol­sei­ros de investigação?

9. Atentando às re­cen­tes de­nún­ci­as de ca­sos de as­sé­dio (la­bo­ral, se­xu­al e mo­ral) de ori­en­ta­do­res a bol­sei­ros, as­sim co­mo ao blo­queio ou exi­gên­ci­as ex­ces­si­va­men­te bu­ro­crá­ti­cas da par­te da FCT fa­ce aos pe­di­dos de tro­ca de ori­en­ta­dor ou de su­per­vi­sor, es­tá a FCT a ava­li­ar a al­te­ra­ção dos seus pro­ce­di­men­tos, que obri­gam à con­cor­dân­cia do pró­prio ori­en­ta­dor pa­ra que ces­se a ori­en­ta­ção, mes­mo em si­tu­a­ções em que ma­ni­fes­ta­men­te não há con­di­ções pa­ra a manter?

A FCT re­ve­lou que, ape­sar do de­fi­ni­do no Regulamento de Bolsas de Investigação, no ca­so de pro­ble­mas de abu­sos e/​ou as­sé­dio da par­te de ori­en­ta­do­res, os bol­sei­ros po­dem re­cor­rer ao presidente/​director da ins­ti­tui­ção on­de tra­ba­lham pa­ra que es­te di­ri­ja um pe­di­do à FCT pa­ra a tro­ca de ori­en­ta­ção. Esta si­tu­a­ção, ape­sar de ser uma me­lho­ria, não re­sol­ve o pe­so des­pro­por­ci­o­nal que exis­te pa­ra o la­do do ori­en­ta­dor na sua re­la­ção com os bolseiros.

 

10. Levando em con­si­de­ra­ção os vá­ri­os re­la­tos re­la­ti­vos à de­si­gual­da­de e dis­cre­pân­cia de cri­té­ri­os na ava­li­a­ção das can­di­da­tu­ras a bol­sas de dou­to­ra­men­to e ao CEEC – por exem­plo, na exi­gên­cia de cri­té­ri­os de in­clu­são de du­as en­ti­da­des nal­gu­mas can­di­da­tu­ras a dou­to­ra­men­tos em am­bi­en­te não-aca­dé­mi­co, es­tan­do au­sen­tes nou­tras; na va­lo­ri­za­ção de cer­tos as­pec­tos do per­cur­so pro­fis­si­o­nal, co­mo a ori­en­ta­ção de te­ses, nal­gu­mas can­di­da­tu­ras ao CEEC, ig­no­ran­do-a nou­tras; ou mes­mo à con­fu­são na pró­pria ava­li­a­ção, nu­ma apa­ren­te tro­ca de per­fis de can­di­da­tos –, po­de a FCT es­cla­re­cer de for­ma ca­bal es­tas si­tu­a­ções e pon­de­ra a FCT re­a­va­li­ar de­vi­da­men­te as can­di­da­tu­ras pre­ju­di­ca­das, com os mes­mos cri­té­ri­os das can­di­da­tu­ras com fi­nan­ci­a­men­to atribuído?

Para a FCT to­do o pro­ce­di­men­to cor­reu co­mo nor­mal­men­te, po­den­do os can­di­da­tos re­cor­rer a au­di­ên­ci­as pré­vi­as e a re­cla­ma­ções ca­so não con­cor­dem com a ava­li­a­ção. Quanto ao pro­ble­ma com os dou­to­ra­men­tos em am­bi­en­te não-aca­dé­mi­co, a FCT expôs um pro­ble­ma na pla­ta­for­ma da can­di­da­tu­ra que le­vou a pro­ble­mas nas can­di­da­tu­ras que fo­ram de­pois re­sol­vi­dos. A ABIC con­si­de­ra que não po­de a FCT es­cu­dar-se ape­nas nos pro­ces­sos de au­di­ên­ci­as pré­vi­as e re­cla­ma­ções nas si­tu­a­ções em que há cla­ros pro­ble­mas no pro­ces­so de ava­li­a­ção, se­ja pe­la tro­ca de ava­li­a­ções en­tre pro­jec­tos, se­ja pe­la dis­pa­ri­da­de en­tre os cri­té­ri­os de ava­li­a­ção usa­dos nos mes­mos pai­néis. Importa cla­ri­fi­car pro­ce­di­men­tos e im­pe­dir de for­ma mais ro­bus­ta e efec­ti­va que tais pro­ble­mas não acon­te­çam de fu­tu­ro, e que se­ja da­da res­pos­ta pron­ta aos in­ves­ti­ga­do­res ago­ra afectados.

 

11. Quanto aos pro­ce­di­men­tos uti­li­za­dos aquan­do da de­sis­tên­cia de um can­di­da­to a bol­sa de dou­to­ra­men­to da FCT, po­de a FCT es­cla­re­cer se tal po­si­ção tran­si­ta pa­ra o can­di­da­to ime­di­a­ta­men­te se­guin­te na clas­si­fi­ca­ção (tal co­mo apli­ca­do no úl­ti­mo CEEC e co­mo al­guns can­di­da­tos re­la­tam)? No ca­so de não tran­si­tar, con­si­de­ra a FCT que em fu­tu­ros con­cur­sos de bol­sas de dou­to­ra­men­to pas­se a ser adop­ta­do es­se procedimento?

A FCT com­pro­me­teu-se a con­fir­mar jun­to do seu ga­bi­ne­te ju­rí­di­co se se­ria pos­sí­vel de for­ma le­gal que bol­sas atri­buí­das a can­di­da­tos que de­sis­tem po­dem tran­si­tar pa­ra o can­di­da­to ime­di­a­ta­men­te seguinte.

 

12. No que res­pei­ta aos dou­to­ran­dos do quar­to ano do Instituto Universitário Europeu, con­si­de­ra o MCTES re­ver o des­cri­to no Regulamento 770/​2023, pas­san­do a per­mi­tir à FCT o res­sar­ci­men­to dos va­lo­res res­pei­tan­tes ao Seguro Social Voluntário des­tes bolseiros?

A FCT res­pon­deu por e-mail, no se­gui­men­to da in­sis­tên­cia da ABIC já no fi­nal da reu­nião, que ca­be­rá ao Ministério dos Negócios Estrangeiros fa­zer es­se pa­ga­men­to. A ABIC re­lem­bra que há cer­ca de um ano foi ga­ran­ti­do aos bol­sei­ros do IUE pe­lo MCTES que tal se­ria ra­pi­da­men­te re­sol­vi­do mas até ho­je con­ti­nua sem solução.