Sobre o anúncio do novo governo PSD/​CDS

É com gran­de apre­en­são e pre­o­cu­pa­ção que a ABIC – Associação dos Bolseiros de Investigação Científica en­ca­ra o re­cen­te anún­cio da com­po­si­ção do no­vo go­ver­no, em par­ti­cu­lar a fu­são do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior com o Ministério da Educação. Para lá da com­ple­xi­da­de dos as­sun­tos que am­bos os mi­nis­té­ri­os abar­cam, o si­nal po­lí­ti­co de des­va­lo­ri­za­ção des­tas áre­as ao jun­tá-las nu­ma úni­ca tu­te­la é inquestionável. 

Os úl­ti­mos go­ver­nos PS não re­sol­ve­ram os pro­ble­mas dos tra­ba­lha­do­res ci­en­tí­fi­cos e da ci­ên­cia. Para os re­sol­ver, o go­ver­no PSD/​CDS, que en­tra ago­ra em fun­ções, não po­de des­pre­zar o efei­to do Estatuto do Bolseiro de Investigação (EBI) so­bre a re­a­li­da­de la­bo­ral exis­ten­te na ci­ên­cia e no en­si­no su­pe­ri­or. Uma nor­ma­li­za­ção da pre­ca­ri­e­da­de e de fal­ta de di­rei­tos so­ci­ais e la­bo­rais que tres­pas­sa vá­ri­as ca­ma­das pro­fis­si­o­nais e não aca­ba­rá en­quan­to o EBI não ter­mi­nar e to­dos os con­tra­tos de bol­sa fo­rem subs­ti­tuí­dos por con­tra­tos de tra­ba­lho. Urge pôr fim à si­tu­a­ção de pre­ca­ri­e­da­de em que tra­ba­lham 90% dos in­ves­ti­ga­do­res, aos cus­tos ele­va­dís­si­mos com ta­xas, emo­lu­men­tos e pro­pi­nas, à fal­ta de aces­so a sub­sí­di­os de de­sem­pre­go, de do­en­ça e de pa­ren­ta­li­da­de, à au­sên­cia de sub­sí­di­os de fé­ri­as, de Natal e de re­fei­ção, à to­tal au­sên­cia de aces­so e pro­gres­são na car­rei­ra ci­en­tí­fi­ca, ao fi­nan­ci­a­men­to pú­bli­co de em­pre­sas pri­va­das com a más­ca­ra da ino­va­ção e in­te­gra­ção de dou­to­ra­dos em em­pre­sas, à des­va­lo­ri­za­ção da ci­ên­cia fun­da­men­tal e à vi­são mer­can­ti­lis­ta da in­ves­ti­ga­ção científica.

A ABIC es­ta­rá pre­sen­te, nas ins­ti­tui­ções – se­ja do go­ver­no ou das uni­ver­si­da­des e ins­ti­tu­tos –, mas tam­bém na rua: rei­vin­di­can­do e lu­tan­do pe­los di­rei­tos dos tra­ba­lha­do­res científicos.