PREVPAP – o caso do IPMA

A ABIC afir­ma a sua so­li­da­ri­e­da­de com os tra­ba­lha­do­res do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) que es­tão, nes­te mo­men­to, sob ame­a­ça de não ter a sua si­tu­a­ção la­bo­ral re­gu­la­ri­za­da por via do PREVPAP. Depois de te­rem re­ce­bi­do um pa­re­cer fa­vo­rá­vel da CAB, ho­mo­lo­ga­do pe­los mem­bros do Governo com­pe­ten­tes, mais de uma cen­te­na de tra­ba­lha­do­res pre­cá­ri­os fo­ram con­fron­ta­dos, por par­te do Conselho Diretivo do IPMA, com a pos­si­bi­li­da­de de não se­rem in­te­gra­dos até fi­nal de 2018 e nem mes­mo du­ran­te o ano de 2019, por ale­ga­da fal­ta de do­ta­ção orçamental.

Ao lon­go dos úl­ti­mos anos, o IPMA, à se­me­lhan­ça de ou­tras ins­ti­tui­ções, tem re­cor­ri­do a vín­cu­los pre­cá­ri­os pa­ra o de­sem­pe­nho de ne­ces­si­da­des per­ma­nen­tes. Foi re­co­nhe­ci­do pe­la CAB e pe­lo Governo que exis­tem 126 tra­ba­lha­do­res pre­cá­ri­os cu­jo vín­cu­lo não é ade­qua­do às su­as fun­ções. A es­ses, so­mam-se os ca­sos de de­ze­nas de tra­ba­lha­do­res da ins­ti­tui­ção que, ten­do re­ce­bi­do um pa­re­cer des­fa­vo­rá­vel, ain­da aguar­dam o re­sul­ta­do da re­cla­ma­ção que apre­sen­ta­ram em se­de de au­di­ên­cia prévia.

O PREVPAP de­ve ser um me­ca­nis­mo efe­ti­vo no com­ba­te à pre­ca­ri­e­da­de. Não é ad­mis­sí­vel que a si­tu­a­ção dos tra­ba­lha­do­res se­ja afe­ta­da pe­las dis­pu­tas en­tre o Governo e as ins­ti­tui­ções. A ABIC con­ti­nu­a­rá aten­ta à si­tu­a­ção do IPMA, as­sim co­mo à de ou­tros bol­sei­ros que de­po­si­ta­ram ex­pec­ta­ti­vas em ver a sua si­tu­a­ção la­bo­ral re­sol­vi­da atra­vés des­ta via.