Sobre o desempenho do Provedor do Bolseiro

A ABIC pro­mo­veu uma son­da­gem, atra­vés das re­des so­ci­ais, so­bre a ex­pe­ri­ên­cia que os bol­sei­ros têm ti­do em re­la­ção à fi­gu­ra do pro­ve­dor. Recorde-se que o pro­ve­dor do bol­sei­ro tem co­mo mis­são a “de­fe­sa dos di­rei­tos e le­gí­ti­mos in­te­res­ses dos bol­sei­ros de in­ves­ti­ga­ção, no âm­bi­to da apli­ca­ção do Estatuto do Bolseiro de Investigação” (http://​www​.pro​ve​dor​do​bol​sei​ro​.pt).

Do to­tal de 64 res­pos­tas que ob­ti­ve­mos, 53,1% não sa­bia da exis­tên­cia de um pro­ve­dor do bol­sei­ro; 28,1% sa­bia da exis­tên­cia do pro­ve­dor em­bo­ra nun­ca o te­nha con­tac­ta­do; 14,1% já ti­nha con­tac­ta­do o pro­ve­dor mas sem ob­ter qual­quer res­pos­ta; 4,7% já re­cor­reu ao pro­ve­dor e con­se­guiu ob­ter resposta.

Tratando-se de uma pri­mei­ra abor­da­gem da ABIC pa­ra com­pre­en­der até que pon­to é que a fi­gu­ra do pro­ve­dor tem si­do com­pe­ten­te no su­por­te aos bol­sei­ros de in­ves­ti­ga­ção, é com pre­o­cu­pa­ção que olha­mos pa­ra os re­sul­ta­dos ob­ti­dos e pa­ra os tes­te­mu­nhos que al­guns co­le­gas nos têm fei­to che­gar. É fun­da­men­tal que a fi­gu­ra do pro­ve­dor se­ja da­da a co­nhe­cer aos bol­sei­ros e que a sua ca­pa­ci­da­de de res­pos­ta es­te­ja ao ní­vel dos pro­ble­mas que lhe são colocados.

Apelamos aos bol­sei­ros que nos con­ti­nu­em a trans­mi­tir tes­te­mu­nhos so­bre con­tac­tos com o pro­ve­dor. Continuaremos aten­tos a es­ta questão.