Com 2020 no horizonte!
Queridos Reis Magos,
Na ciência em Portugal cada vez se produz mais e melhor: dados da Direcção Geral de Estatísticas da Educação e Ciência indicam uma tendência crescente desde 1990 no número de artigos científicos portugueses publicados anualmente em revistas internacionais e no número de citações desses mesmos artigos. Estas publicações são escritas em muitos casos por bolseiros de investigação ou têm por base os resultados do seu trabalho.
No entanto, a última atualização dos valores das bolsas de investigação data de 1 de Janeiro de 2002. Os bolseiros de investigação compõem uma grande percentagem dos trabalhadores científicos portugueses. São quadros superiores altamente qualificados e vivem de contratos de bolsa, em exclusividade, sempre precários, sempre a termo, sem direito a subsídio de desemprego, subsídio de férias ou de Natal, nem acesso ao regime geral da Segurança Social. Os bolseiros de investigação científica precisam urgentemente de uma atualização do rendimento mensal.
A ABIC, os bolseiros e todas as pessoas que se preocupam com a ciência em Portugal vêm pedir-vos que haja uma atualização extraordinária do valor das bolsas de forma a repôr o poder de compra que os mesmos têm perdido ao longo destes 15 anos, devido à inflação (neste momento cerca de 23,7% – valor baseado no deflator do PIB). Após este período e para que a situação não se repita, deverão ter lugar atualizações anuais dos valores das bolsas.
Com desejos de sucesso neste pedido que vos fazemos, e esperando chegar a 2020 enquanto trabalhadores científicos reconhecidos, com plenos direitos, mas no entretanto com valores de bolsa atualizados, despedimo-nos com votos de uma boa viagem,
Os bolseiros de investigação científica.
Se concordas, assina a petição aqui: http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=ABIC