Pela atualização dos valores das bolsas

Com 2020 no horizonte!

Queridos Reis Magos, 

Na ci­ên­cia em Portugal ca­da vez se pro­duz mais e me­lhor: da­dos da Direcção Geral de Estatísticas da Educação e Ciência in­di­cam uma ten­dên­cia cres­cen­te des­de 1990 no nú­me­ro de ar­ti­gos ci­en­tí­fi­cos por­tu­gue­ses pu­bli­ca­dos anu­al­men­te em re­vis­tas in­ter­na­ci­o­nais e no nú­me­ro de ci­ta­ções des­ses mes­mos ar­ti­gos. Estas pu­bli­ca­ções são es­cri­tas em mui­tos ca­sos por bol­sei­ros de in­ves­ti­ga­ção ou têm por ba­se os re­sul­ta­dos do seu trabalho.

No en­tan­to, a úl­ti­ma atu­a­li­za­ção dos va­lo­res das bol­sas de in­ves­ti­ga­ção da­ta de 1 de Janeiro de 2002. Os bol­sei­ros de in­ves­ti­ga­ção com­põem uma gran­de per­cen­ta­gem dos tra­ba­lha­do­res ci­en­tí­fi­cos por­tu­gue­ses. São qua­dros su­pe­ri­o­res al­ta­men­te qua­li­fi­ca­dos e vi­vem de con­tra­tos de bol­sa, em ex­clu­si­vi­da­de, sem­pre pre­cá­ri­os, sem­pre a ter­mo, sem di­rei­to a sub­sí­dio de de­sem­pre­go, sub­sí­dio de fé­ri­as ou de Natal, nem aces­so ao re­gi­me ge­ral da Segurança Social. Os bol­sei­ros de in­ves­ti­ga­ção ci­en­tí­fi­ca pre­ci­sam ur­gen­te­men­te de uma atu­a­li­za­ção do ren­di­men­to mensal.

A ABIC, os bol­sei­ros e to­das as pes­so­as que se pre­o­cu­pam com a ci­ên­cia em Portugal vêm pe­dir-vos que ha­ja uma atu­a­li­za­ção ex­tra­or­di­ná­ria do va­lor das bol­sas de for­ma a repôr o po­der de com­pra que os mes­mos têm per­di­do ao lon­go des­tes 15 anos, de­vi­do à in­fla­ção (nes­te mo­men­to cer­ca de 23,7% – va­lor ba­se­a­do no de­fla­tor do PIB). Após es­te pe­río­do e pa­ra que a si­tu­a­ção não se re­pi­ta, de­ve­rão ter lu­gar atu­a­li­za­ções anu­ais dos va­lo­res das bolsas.

Com de­se­jos de su­ces­so nes­te pe­di­do que vos fa­ze­mos, e es­pe­ran­do che­gar a 2020 en­quan­to tra­ba­lha­do­res ci­en­tí­fi­cos re­co­nhe­ci­dos, com ple­nos di­rei­tos, mas no en­tre­tan­to com va­lo­res de bol­sa atu­a­li­za­dos, des­pe­di­mo-nos com vo­tos de uma boa viagem,

Os bol­sei­ros de in­ves­ti­ga­ção científica.

Se con­cor­das, as­si­na a pe­ti­ção aqui: http://​pe​ti​ca​o​pu​bli​ca​.com/​p​v​i​e​w​.​a​s​p​x​?​p​i​=​A​BIC