Reuniões com o Presidente da República

A ABIC reu­niu nos pas­sa­dos 2 e 7 de Agosto com o Presidente da República. Ambas as reu­niões con­ta­ram com a presen­ça de mem­bros do Núcleo do Instituto Superior Técnico, do as­ses­sor do MCTES, Pedro Barrias, e do as­ses­sor do Presidente da República pa­ra a Ciência, Pedro Teixeira.
Na pri­mei­ra reu­nião pro­cu­rou dar-se a co­nhe­cer ao Chefe de Estado a si­tu­a­ção dos bol­sei­ros em ge­ral, abor­dan­do os bai­xos va­lo­res das bol­sas, o Estatuto do Bolseiro de Investigação co­mo fer­ra­men­ta de pre­ca­ri­za­ção no STCN e os su­ces­si­vos en­tra­ves à con­tra­ta­ção dos bol­sei­ros, no­me­a­da­men­te atra­vés do DL57 e PREVPAP.
Face à gra­vi­da­de da si­tu­a­ção, es­pe­ci­al­men­te no que con­cer­ne à apro­xi­ma­ção do fim do pra­zo da apli­ca­ção da Norma Transitória (NT), o Presidente da República so­li­ci­tou uma reu­nião es­pe­cí­fi­ca (a de dia 7) pa­ra abor­dar pos­sí­veis for­mas de so­lu­ci­o­nar es­sa ques­tão. Além do apro­xi­mar do pra­zo pa­ra o cum­pri­men­to da NT e da in­for­ma­ção cons­tan­te nos edi­tais po­der nem sem­pre cum­prir com a lei, o Chefe de Estado mos­trou-se igual­men­te pre­o­cu­pa­do com os bol­sei­ros não fi­nan­ci­a­dos pe­la Fundação pa­ra a Ciência e Tecnologia.
Com reu­nião mar­ca­da com o Primeiro-Ministro, o Presidente da República com­pro­me­teu-se a le­var o as­sun­to ao che­fe do go­ver­no, sen­si­bi­li­zan­do-o pa­ra a ne­ces­si­da­de de as ins­ti­tui­ções cum­pri­rem a lei.
A ABIC pe­de a to­dos os co­le­gas abran­gi­dos pe­la NT que nos fa­çam che­gar no­tí­ci­as so­bre a apli­ca­ção da lei nas vá­ri­as ins­ti­tui­ções. Para tal, ape­la­mos a que res­pon­dam e di­vul­guem o se­guin­te inqué­ri­to e que as res­pos­tas nos che­guem até ao pró­xi­mo dia 20 de agos­to: https://​goo​.gl/​f​o​r​m​s​/​l​M​O​P​j​D​B​W​L​i​l​g​Z​7​bk2