REUNIÃO ABIC/​MCTES (22.08.2018)

A di­re­ção da Associação dos Bolseiros de Investigação Científica (ABIC) reu­niu, no dia 22 de agos­to, com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, a pe­di­do da tutela.

1. Aplicação da NT (DL 57)

O Ministro Manuel Heitor (MMH) deu con­ta do es­ta­do da apli­ca­ção da Norma Transitória (NT), di­zen­do que, à da­ta de ho­je, mais de 70% dos con­cur­sos já es­ta­ri­am aber­tos. Perante a bai­xa pro­ba­bi­li­da­de de aber­tu­ra de to­dos os con­cur­sos em fal­ta nu­ma se­ma­na, per­gun­tá­mos se a tu­te­la iria to­mar me­di­das. Tal co­mo acon­te­ceu ao lon­go de to­do o pro­ces­so, o MCTES, ao não atu­ar, com­pac­tua com as ins­ti­tui­ções que não es­tão a apli­car a lei e que não pre­ten­dem apli­cá-la em ca­sos co­mo, por exem­plo, o dos co­le­gas que, sen­do abran­gi­dos pe­la NT, não te­rão os seus con­tra­tos pa­gos pe­la FCT mas pe­las ins­ti­tui­ções. O MMH dis­se que as ins­ti­tui­ções iri­am con­tra­tar es­tes bol­sei­ros atra­vés dos con­cur­sos ins­ti­tu­ci­o­nais (CEEC – Institucional). Assim, ape­la­mos a to­dos os bol­sei­ros que nos con­fir­mem se es­ta in­for­ma­ção é ver­da­dei­ra nas su­as ins­ti­tui­ções pa­ra nos cer­ti­fi­car­mos de que a lei é cum­pri­da na ín­te­gra e ne­nhum bol­sei­ro dou­to­ra­do fi­ca sem o con­cur­so a que a sua bol­sa dá origem.

Foi tam­bém abor­da­da a ques­tão de já exis­ti­rem edi­tais cu­jas fun­ções não eram as fun­ções de­sem­pe­nha­das pe­lo bol­sei­ro que deu ori­gem ao con­cur­so (e de se an­te­ve­rem mui­tos mais à me­di­da que o pro­ces­so se vai de­sen­vol­ven­do). O MCTES avan­çou que es­ses ca­sos te­rão de ser investigados.

2. Doutorados con­tra­ta­dos pe­lo DL 57 e ac­ti­vi­da­de de docência

Referimos a ques­tão da possibilidade/​aproveitamento de os con­tra­ta­dos da­rem até 4 ho­ras de au­las por se­ma­na sem re­mu­ne­ra­ção adi­ci­o­nal, per­den­do ren­di­men­tos, no ca­so dos bol­sei­ros que re­ce­bi­am es­se pa­ga­men­to ex­tra. O MHH diz que o ECIC pre­vê is­so e, pa­ra sur­pre­sa de to­dos, des­co­nhe­cia que hou­ves­se bol­sei­ros a se­rem pagos.

3. Lei 24/​2018 so­bre a pror­ro­ga­ção de bolsas

Sobre a não re­tro­a­ti­vi­da­de da Lei 24 (que le­gis­la o pro­lon­ga­men­to de bol­sas até à aber­tu­ra de con­cur­sos ao abri­go da NT, DL 57), a tu­te­la con­si­de­ra que, de acor­do com o pa­re­cer ju­rí­di­co pe­di­do pa­ra o efei­to, não há di­rei­to ao pa­ga­men­to de re­tro­a­ti­vi­da­de. A ABIC dei­xou cla­ro que con­si­de­ra in­jus­ta e in­fe­liz es­ta fal­ta de pa­ga­men­to dos retroativos.

4. PREVPAP

Relativamente ao PREVPAP, cha­má­mos a aten­ção do MMH pa­ra o fac­to de os bol­sei­ros de pro­je­tos que es­tão há anos nas ins­ti­tui­ções não es­ta­rem a ser in­te­gra­dos nas car­rei­ras ge­rais, bem co­mo pa­ra a fal­ta de se­ri­e­da­de na ava­li­a­ção dos pro­ces­sos: o re­que­ren­te dá uma in­for­ma­ção, a ins­ti­tui­ção dá ou­tra e a in­for­ma­ção que va­le é a da ins­ti­tui­ção. A tu­te­la re­fe­riu que es­tas pes­so­as po­dem re­cor­rer pos­te­ri­or­men­te em fa­se de au­di­ên­cia prévia.

5. Prazos legais

Falámos uma vez mais so­bre o fac­to de a FCT não cum­prir pra­zos e de não ser cla­ra nas ava­li­a­ções – quer nos cri­té­ri­os, quer na cons­ti­tui­ção dos jú­ris, quer nas res­pos­tas às re­cla­ma­ções – fac­tos que o MHH sur­pre­en­den­te­men­te afir­ma desconhecer.

6. Atualização dos va­lo­res das bol­sas e re­vo­ga­ção do EBI

Num con­tex­to de dis­cus­são do pró­xi­mo Orçamento de Estado, rei­te­rá­mos a ne­ces­si­da­de da atu­a­li­za­ção dos ren­di­men­tos, uma vez que, na ge­ne­ra­li­da­de, as bol­sas não são atu­a­li­za­das des­de 2002 e há bol­sei­ros a ga­nhar abai­xo do sa­lá­rio mí­ni­mo na­ci­o­nal. Ficou cla­ro que não há von­ta­de po­lí­ti­ca por par­te da tu­te­la nem pa­ra a atu­a­li­za­ção dos ren­di­men­tos nem pa­ra a re­po­si­ção dos sub­sí­di­os re­ti­ra­dos na an­te­ri­or legislatura.

Perante a ne­ces­si­da­de de re­vo­ga­ção do EBI (a ABIC deu o exem­plo gra­ve da con­tra­ta­ção de bol­sei­ros de pós-dou­to­ra­men­to em pro­je­tos eu­ro­peus em vez da con­tra­ta­ção via DL 57), o MHH con­si­de­rou que tal­vez a fi­gu­ra do bol­sei­ro de pós-doc de­ves­se ser ex­tin­ta e o EBI pre­ci­sas­se de re­vi­são. Para a ABIC é cla­ro que, en­quan­to a fi­gu­ra do bol­sei­ro exis­tir, se­ja de que ti­po­lo­gia for, as ins­ti­tui­ções fa­rão uso des­sa via de con­tra­ta­ção sem­pre que pos­sí­vel pois é a for­ma mais ba­ra­ta de con­tra­tar. Em vis­ta dos re­sul­ta­dos da reu­nião a ABIC põe pro­fun­da­men­te em cau­sa as pre­vi­sões do mi­nis­tro que se ques­ti­o­na so­bre se “…ha­ve­rá tan­tos dou­to­ra­dos pa­ra as 5000 va­gas que vão abrir…” em re­la­ção à cri­a­ção de em­pre­go ci­en­tí­fi­co que, des­de o iní­cio da le­gis­la­tu­ra, dis­se que­rer criar.