Reunião com a reitoria da Universidade de Aveiro

A Reitoria da Universidade de Aveiro (UA) con­vo­cou, a 25-07-2018, a Associação de Bolseiros de Investigação Científica – Núcleo de Aveiro (ABIC-NBIUA) pa­ra uma reu­nião, a 26-07-2018, com o in­tui­to de ou­vir a ABIC-NBIUA, en­tre ou­tros as­pe­tos, so­bre uma re­cen­te no­tí­cia do Diário de Aveiro, dan­do con­ta do cli­ma de “mui­to me­do e mui­ta in­ti­mi­da­ção” com vis­ta à re­a­li­za­ção de “tra­ba­lho de do­cên­cia não re­mu­ne­ra­do”, a que al­guns bol­sei­ros de in­ves­ti­ga­ção ci­en­tí­fi­ca (BIC) es­tão a ser sujeitos.

Aproveitando a ini­ci­a­ti­va da Reitoria pa­ra es­ta reu­nião, a ABIC-NBIUA propôs uma bre­ve dis­cus­são adi­ci­o­nal so­bre um con­jun­to de te­mas. Proposta acei­te sem res­tri­ções, que le­vou a uma bre­ve ex­po­si­ção da ABIC-NBIUA so­bre os se­guin­tes te­mas: apli­ca­ção da nor­ma tran­si­tó­ria (pre­vis­ta nos di­plo­mas le­gais de em­pre­go ci­en­tí­fi­co) na UA; pon­to da si­tu­a­ção do PREVPAP no que res­pei­ta aos BIC da UA; os BIC e a po­lí­ti­ca de re­cur­sos hu­ma­nos em I&D da UA; bem co­mo al­gu­mas no­tas so­bre a in­te­gra­ção ins­ti­tu­ci­o­nal dos BIC. 

Estiveram pre­sen­tes na reu­nião, os Senhores Vice-Reitores, Artur Silva e Luís Filipe Castro, bem co­mo os mem­bros da di­re­ção da ABIC, li­ga­dos à Universidade de Aveiro, Ana Valente, Eduarda Silva e Paulo Batista.

 

 

  • Notícia so­bre o “cli­ma de me­do e in­ti­mi­da­ção” a que os BIC es­tão su­jei­tos na UA

 

Questionada so­bre o te­or da no­tí­cia, aci­ma re­fe­ri­da, a ABIC-NBIUA re­fe­riu que não ti­nha re­ce­bi­do ne­nhu­ma de­nún­cia con­cre­ta so­bre ten­ta­ti­vas de in­ti­mi­da­ção de BIC a exer­cer ati­vi­da­de na UA, pa­ra a re­a­li­za­ção de tra­ba­lho de do­cên­cia não re­mu­ne­ra­do. No en­tan­to, fa­ce ao te­or des­ta no­tí­cia, a ABIC-NBIUA rei­te­rou a sua po­si­ção de prin­cí­pio – pe­lo fim do Estatuto do Bolseiro de Investigação, EBI –  con­si­de­ran­do es­te ins­tru­men­to le­gal uma por­ta aber­ta pa­ra si­tu­a­ções de abu­so, cri­an­do um con­tex­to pro­pí­cio à sua pro­li­fe­ra­ção, sem qual­quer me­ca­nis­mo de con­tro­lo. As de­nún­ci­as di­vul­ga­das na co­mu­ni­ca­ção so­ci­al, ocor­ri­das em di­ver­sas ins­ti­tui­ções – co­mo po­de­rá es­te ca­so ser mais um exem­plo – re­for­ça a po­si­ção da ABIC-NBIUA. Acresce que a des­pro­te­ção le­gal e so­ci­al a que os BIC es­tão su­jei­tos, a par da sua de­fi­ci­en­te in­te­gra­ção nos di­ver­sos ór­gãos co­le­gi­ais das ins­ti­tui­ções do Sistema Científico e Tecnológico Nacional (SCTN), são fa­to­res que di­fi­cul­tam a cri­a­ção de um cli­ma que pro­pi­cie a de­nún­cia e co­mu­ni­ca­ção des­tes ca­sos, di­fi­cul­tan­do a per­ce­ção e re­so­lu­ção atem­pa­da dos pro­ble­mas existentes.

A Reitoria da UA deu no­ta da exis­tên­cia de inú­me­ros pe­di­dos, de es­tu­dan­tes e bol­sei­ros (no­me­a­da­men­te de dou­to­ra­men­to e pós-dou­to­ra­men­to), pa­ra que lhes se­ja con­ce­di­da a opor­tu­ni­da­de de re­a­li­zar ati­vi­da­des de do­cên­cia. A Reitoria da UA re­fe­re que es­tes pe­di­dos são re­a­li­za­dos num es­pí­ri­to de com­ple­ta li­ber­da­de, apon­tan­do os pro­po­nen­tes co­mo prin­ci­pais mo­ti­vos: i) o en­ri­que­ci­men­to cur­ri­cu­lar; e ii) o com­ple­men­to fi­nan­cei­ro pa­ra a ati­vi­da­de for­ma­ti­va (pa­ga­men­to de pro­pi­nas). Face a es­ta re­a­li­da­de, con­si­de­ra­ram sur­pre­en­den­te a no­tí­cia vei­cu­la­da pe­lo Diário de Aveiro. 

No en­tan­to, tam­bém ou­vin­do a po­si­ção da ABIC-NBIUA, a Reitoria da UA mos­trou-se aber­ta a in­ter­vir na cri­a­ção de re­gras mais trans­pa­ren­tes e jus­tas, afir­man­do-se em­pe­nha­dos em com­ba­ter to­da e qual­quer si­tu­a­ção de abu­so, bem co­mo, em to­mar as me­di­das ne­ces­sá­ri­as pa­ra cri­ar um am­bi­en­te cons­tru­ti­vo e de pro­xi­mi­da­de com to­dos os mem­bros da aca­de­mia e, nes­te ca­so, os BIC em particular.

 

  • Ponto de si­tu­a­ção so­bre a apli­ca­ção da Norma Transitória dos di­plo­mas le­gais re­la­ti­vos ao em­pre­go científico

 

No pro­ces­so de apli­ca­ção da Norma Transitória na UA, a Reitoria da UA re­fe­re que se­rão pu­bli­ca­dos, nos pró­xi­mos di­as, em Diário da República, os pri­mei­ros 150 edi­tais dos con­cur­sos re­fe­ren­tes a po­si­ções con­tra­tu­ais re­sul­tan­tes da apli­ca­ção da re­fe­ri­da norma. 

Os res­tan­tes con­cur­sos es­tão em pre­pa­ra­ção, sen­do lan­ça­dos até ao fi­nal do mês de Agosto (o nú­me­ro to­tal de po­si­ções an­da­rá em tor­no das 239, que cum­prem as con­di­ções de fi­nan­ci­a­men­to dos con­tra­tos pe­la FCT, bem co­mo cer­ca de 25 po­si­ções a fi­nan­ci­ar di­re­ta­men­te pe­la UA).

 

  • Ponto de si­tu­a­ção so­bre a apli­ca­ção do PREVPAP

 

A atu­al equi­pa rei­to­ral en­con­tra-se a es­tu­dar es­te pro­ces­so, não con­si­de­ran­do es­tar em con­di­ções de apro­fun­dar o tema.

 

  • Política de re­cur­sos hu­ma­nos em I&D da UA

 

A ABIC-NBIUA de­nun­ci­ou a de­pen­dên­cia de mui­tas ta­re­fas das ati­vi­da­des de I&D, no­me­a­da­men­te no âm­bi­to de pres­ta­ções de ser­vi­ço ao ex­te­ri­or e par­ce­ri­as UA – em­pre­sa, de tra­ba­lho re­a­li­za­do pe­los BIC. Foi su­bli­nha­da a po­si­ção da ABIC-NBIUA, já re­fe­ri­da no pon­to 1.

Os re­pre­sen­tan­tes da Reitoria da UA apro­vei­ta­ram es­te pon­to pa­ra in­for­mar que uma das su­as apos­tas es­tra­té­gi­cas é po­ten­ci­ar a in­te­gra­ção de bol­sei­ros nes­tes pro­je­tos em con­ju­ga­ção com as ati­vi­da­des for­ma­ti­vas, no­me­a­da­men­te a mo­da­li­da­de de bol­sa dou­to­ra­men­to uni­ver­si­da­de – empresa.

 

  • Integração ins­ti­tu­ci­o­nal dos bolseiros

 

A ABIC-NBIUA aler­tou – tal co­mo no pas­sa­do – pa­ra os pro­ble­mas re­cor­ren­tes de in­te­gra­ção efe­ti­va dos BIC nas ins­ti­tui­ções. Além das ques­tões de re­pre­sen­ta­ção ins­ti­tu­ci­o­nal nos ór­gãos co­le­gi­ais, re­lem­bra­mos a re­cor­ren­te fal­ta de in­for­ma­ção e de apoio aos bol­sei­ros so­bre os mais di­ver­sos pro­ce­di­men­tos ad­mi­nis­tra­ti­vos, no­me­a­da­men­te: cum­prir obri­ga­ções ad­mi­nis­tra­ti­vas im­pos­tas (en­tre­ga de re­la­tó­ri­os, …); usu­fruir de di­rei­tos so­ci­ais (ade­são ao se­gu­ro so­ci­al vo­lun­tá­rio, pro­ces­sa­men­to dos pa­ga­men­tos à se­gu­ran­ça so­ci­al e re­em­bol­sos, si­tu­a­ções de pa­ren­ta­li­da­de, aci­den­tes ocor­ri­dos no âm­bi­to das ati­vi­da­des re­la­ci­o­na­das com a bol­sa, …); usu­fruir dos re­cur­sos de apoio às su­as ati­vi­da­des (sub­sí­di­os de des­lo­ca­ção, …) e ain­da usu­fruir dos re­cur­sos e ser­vi­ços da UA (atri­bui­ção de car­tões de iden­ti­fi­ca­ção /​ aces­so às ins­ta­la­ções, ser­vi­ços de ali­men­ta­ção, ser­vi­ços de saú­de, ati­vi­da­des cul­tu­rais e desportivas, …).

Os re­pre­sen­tan­tes da Reitoria da UA, com­pro­me­te­ram-se a re­for­çar os me­ca­nis­mos de in­for­ma­ção e trans­pa­rên­cia nes­te âm­bi­to. Solicitaram ain­da a par­ti­ci­pa­ção de to­da a co­mu­ni­da­de, e mais con­cre­ta­men­te da ABIC-NBIUA, na iden­ti­fi­ca­ção de cons­tran­gi­men­tos exis­ten­tes nes­te âm­bi­to, bem co­mo a aber­tu­ra pa­ra re­ce­ber pro­pos­tas de melhoria.

 

A ter­mi­nar a reu­nião, fi­cou acor­da­do man­ter uma co­mu­ni­ca­ção pró­xi­ma e cons­tru­ti­va per­ma­nen­te, com to­tal dis­po­ni­bi­li­da­de de par­te a par­te pa­ra a re­a­li­za­ção dos en­con­tros que se jus­ti­fi­ca­rem ne­ces­sá­ri­os. Ficou ain­da es­ta­be­le­ci­da a re­a­li­za­ção de, pe­lo me­nos, uma reu­nião anu­al no, de pre­fe­rên­cia du­ran­te o mês de ju­lho, com o ob­je­ti­vo de fa­zer uma aná­li­se à si­tu­a­ção dos bol­sei­ros na instituição.