Reunião conjunta da FENPROF e ABIC com MCTES

Na sequên­cia da con­cen­tra­ção do pas­sa­do dia 16 de abril jun­to ao MCTES, pro­mo­vi­da pe­la Associação dos Bolseiros de Investigação Científica (ABIC) e pe­la Federação Nacional dos Professores (FENPROF) e da au­di­ên­cia ha­vi­da nes­se mes­mo dia com o Ministro Manuel Heitor, es­te con­vo­cou uma reu­nião com a ABIC e a FENPROF que te­ve lu­gar na 6ª fei­ra pas­sa­da, dia 14 de maio. Nesta reu­nião, em­bo­ra com um atra­so sig­ni­fi­ca­ti­vo, o mi­nis­tro da tu­te­la apre­sen­tou um do­cu­men­to in­ti­tu­la­do “ Um pac­to pa­ra o re­for­ço de ins­ti­tui­ções e car­rei­ras ci­en­tí­fi­cas” e o “ Projeto do re­gi­me do pes­so­al do­cen­te e de in­ves­ti­ga­ção dos es­ta­be­le­ci­men­tos de en­si­no su­pe­ri­or pri­va­dos”. 

A FENPROF e a ABIC, con­si­de­ran­do po­si­ti­va a apre­sen­ta­ção des­tes do­cu­men­tos, re­gis­tam a en­tre­ga tar­dia dos mes­mos, que ape­nas de­cor­reu no fim do dia an­te­ri­or ao da reu­nião. Por ou­tro la­do, al­guns dos pro­ble­mas apre­sen­ta­dos há um mês na con­cen­tra­ção, no­me­a­da­men­te a pror­ro­ga­ção das bol­sas, a eli­mi­na­ção de ta­xas e emo­lu­men­tos re­la­ci­o­na­das com a en­tre­ga de te­ses e dis­ser­ta­ções, a ins­cri­ção obri­ga­tó­ria dos in­ves­ti­ga­do­res com bol­sa em cur­sos e o res­pe­ti­vo pa­ga­men­to pe­lo in­ves­ti­ga­dor de uma pro­pi­na não res­sar­cí­vel no âm­bi­to do pro­je­to da bol­sa, a in­te­gra­ção dos in­ves­ti­ga­do­res em lu­ga­res per­ma­nen­tes (na car­rei­ra de in­ves­ti­ga­ção ou na car­rei­ra do­cen­te) ou a aber­tu­ra de no­vas edi­ções dos con­cur­sos de Estímulo ao Emprego Científico Individual (CEEC) e de Projetos de IC&DT em 2021, em­bo­ra se en­con­trem con­si­de­ra­dos pa­ra re­so­lu­ção, o que é já um re­sul­ta­do da mo­bi­li­za­ção dos in­ves­ti­ga­do­res, con­ti­nu­am sem uma efe­ti­va resposta. 

Em re­la­ção ao re­gi­me do pes­so­al do­cen­te e de in­ves­ti­ga­ção das ins­ti­tui­ções pri­va­das re­gis­te-se a apro­xi­ma­ção ao es­ta­tu­to das ins­ti­tui­ções pú­bli­cas. Contudo, pa­ra além de prin­cí­pi­os ge­rais, é ne­ces­sá­rio des­de já fi­xar: a) os ter­mos em que in­ves­ti­ga­do­res po­dem le­ci­o­nar, b) o qua­dro de re­fe­rên­cia da com­po­si­ção dos cor­pos do­cen­te e de in­ves­ti­ga­ção. O mi­nis­tro apon­tou pa­ra ju­nho a aber­tu­ra da ne­go­ci­a­ção sindical. 

O Pacto apre­sen­ta­do in­clui um vas­to con­jun­to de ques­tões que há mui­to tem­po são rei­vin­di­ca­ções da FENPROF e da ABIC e uma vez mais rei­te­ra­das na au­di­ên­cia de 16 de abril. Contudo, as pro­pos­tas, na mai­o­ria dos ca­sos, não são cla­ras e po­dem ser in­ter­pre­ta­das de vá­ri­os mo­dos, não há uma ca­len­da­ri­za­ção dos com­pro­mis­sos, co­mo por exem­plo a re­vi­são do Estatuto da Carreira de Investigação Científica (ECIC) ou dos es­ta­tu­tos de car­rei­ra do en­si­no su­pe­ri­or pú­bli­co (ECDU e ECPDESP) e a re­vi­são das nor­mas de con­cur­sos CEEC Institucional e Individual ou do con­cur­so a pro­je­tos de IC&DT. As pro­pos­tas for­mu­la­das le­van­tam um vas­to con­jun­to de ques­tões e pre­o­cu­pa­ções en­tre as quais: a) Como se pro­ces­sa­rá a in­te­gra­ção nas car­rei­ras do­cen­te e de in­ves­ti­ga­ção? Como se­rá fi­nan­ci­a­da es­sa in­te­gra­ção? A re­fe­rên­cia aos 10% pre­vis­tos pa­ra con­tra­ta­dos sem ter­mo nos Laboratórios Associados, im­pli­ca que os de­mais cen­tros fi­cam fo­ra des­te re­for­ço?; b) Qual o me­ca­nis­mo a uti­li­zar pa­ra de­sa­co­plar a pro­mo­ção da pro­gres­são nas car­rei­ras?; c) Como pre­ten­de o MCTES es­ti­mu­lar uma mai­or in­te­gra­ção en­tre en­si­no e in­ves­ti­ga­ção e re­for­çar a mo­bi­li­da­de en­tre car­rei­ras?; d) Por que ra­zão as me­di­das de in­te­gra­ção re­fe­rem sem­pre os atu­ais con­tra­ta­dos a ter­mo cer­to, dei­xan­do as­sim de fo­ra des­tes me­ca­nis­mos a mai­o­ria dos in­ves­ti­ga­do­res con­tra­ta­dos a ter­mo in­cer­to (re­cor­de-se que a mai­o­ria dos in­ves­ti­ga­do­res pre­cá­ri­os se en­con­tram con­tra­ta­dos no re­gi­me de di­rei­to pri­va­do); e) Entende o MCTES que nas atu­ais con­di­ções é exequí­vel que a di­re­ção de pro­je­tos de in­ves­ti­ga­ção se­ja ape­nas atri­buí­da a in­ves­ti­ga­do­res na car­rei­ra (a es­ma­ga­do­ra mai­o­ria tem con­tra­tos a ter­mo)?; f) Por que se pre­ten­de abrir em 2021 CEEC in­di­vi­du­ais “com ên­fa­se” nos Laboratórios Associados? 

Também re­la­ci­o­na­do com os pro­ble­mas já re­fe­ren­ci­a­dos em reu­niões an­te­ri­o­res e que no “Pacto”, de al­gu­ma for­ma, são re­to­ma­dos, re­fi­ra-se ain­da que: 

1. A pror­ro­ga­ção de to­das as bol­sas de in­ves­ti­ga­ção, in­de­pen­den­te­men­te da fa­se em que o bol­sei­ro se en­con­tras­se, de­ve­ria abran­ger to­dos os in­ves­ti­ga­do­res com bol­sa e não ape­nas os de dou­to­ra­men­to di­re­ta­men­te fi­nan­ci­a­dos pe­la FCT. Passado um mês e que­bran­do o com­pro­mis­so, não foi apre­sen­ta­do o qua­dro le­gal pa­ra o efeito; 
2. Continua a ve­ri­fi­car-se que vá­ri­as ins­ti­tui­ções não es­ten­dem o pra­zo de en­tre­ga de te­ses e dis­ser­ta­ções, co­mo pre­vis­to no ar­ti­go 259.º da Lei n.º 75-B/2020, obri­gan­do à ins­cri­ção num no­vo ano le­ti­vo e ao pa­ga­men­to das res­pe­ti­vas propinas; 
3. Em mui­tas ins­ti­tui­ções de en­si­no su­pe­ri­or con­ti­nu­am a ser exi­gi­das ta­xas pa­ra s en­tre­ga de te­ses de dou­to­ra­men­to, em al­guns ca­sos atin­gin­do quan­ti­as de 500€ (co­mo é o ca­so de, en­tre ou­tras, es­co­las da UPorto e al­gu­mas es­co­las da ULisboa). Mais uma vez, o mi­nis­tro ape­nas se com­pro­me­te a es­tu­dar uma even­tu­al so­lu­ção no qua­dro das ne­go­ci­a­ções no âm­bi­to do OE2022; 
4. A aber­tu­ra de no­vas edi­ções dos con­cur­sos CEEC e de Projetos de IC&DT em 2021 e a atri­bui­ção de um mai­or nú­me­ro de va­gas no CEEC Individual fi­cou-se ape­nas pe­lo com­pro­mis­so de aber­tu­ra de um con­cur­so pa­ra pro­je­tos de in­ves­ti­ga­ção ex­plo­ra­tó­ria até ao fi­nal do ano, no âm­bi­to do even­tu­al “Pacto”, abor­dan­do le­ve­men­te as res­tan­tes ti­po­lo­gi­as de concursos. 
 

A reu­nião fi­ca as­sim mar­ca­da pe­la apre­sen­ta­ção pre­li­mi­nar de dois do­cu­men­tos que in­do ao en­con­tro de al­gu­mas das exi­gên­ci­as da ABIC e da FENPROF le­van­tam, con­tu­do, um vas­to con­jun­to de in­ter­ro­ga­ções a ne­ces­si­tar de cla­ri­fi­ca­ção e de fi­xa­ção em se­de le­gal e, na­tu­ral­men­te, um pro­ces­so de ne­go­ci­a­ção sin­di­cal de acor­do, aliás, com a le­gis­la­ção. Neste sen­ti­do, a ABIC e a FENPROF irão en­vi­ar ao mi­nis­tro os seus co­men­tá­ri­os pre­li­mi­na­res aos dois do­cu­men­tos apresentados. 
 

A FENPROF es­pe­ra que os com­pro­mis­sos do mi­nis­tro Manuel Heitor se­jam hon­ra­dos e em ju­nho se en­cer­re a ne­go­ci­a­ção sin­di­cal so­bre o pro­je­to do re­gi­me do pes­so­al do­cen­te e de in­ves­ti­ga­ção dos es­ta­be­le­ci­men­tos de en­si­no su­pe­ri­or pri­va­dos e, de se­gui­da, se re­a­li­ze a re­vi­são dos es­ta­tu­tos de car­rei­ra (ECIC, ECDU e ECPDESP), bem co­mo os de­mais di­plo­mas le­gais que per­mi­tam o re­for­ço das ins­ti­tui­ções e a in­te­gra­ção dos tra­ba­lha­do­res ci­en­tí­fi­cos em carreiras.

20 de maio de 2021 

A ABIC 

A FENPROF 
Departamento do Ensino Superior e Investigação