Informação actualizada relativa à prorrogação das bolsas de investigação

Perante os de­sen­vol­vi­men­tos re­cen­tes, a ABIC vem esclarecer:

  1. Depois das di­ver­sas de­cla­ra­ções con­tra­di­tó­ri­as e de ter as­su­mi­do pu­bli­ca­men­te e em reu­nião que da­ria uma res­pos­ta aos bol­sei­ros no pas­sa­do dia 5 de Maio, o ga­bi­ne­te do Ministro Manuel Heitor en­vi­ou, às 10h45 do dia 24 de Maio, um pro­jec­to de des­pa­cho à ABIC pa­ra cri­a­ção de um me­ca­nis­mo de atri­bui­ção de bol­sas ex­tra­or­di­ná­ri­as (em subs­ti­tui­ção da pror­ro­ga­ção dos con­tra­tos de bol­sa), so­li­ci­tan­do-nos um pa­re­cer até às 18 ho­ras des­se mes­mo dia. A ABIC res­pon­deu não con­si­de­rar ra­zoá­vel a so­li­ci­ta­ção do Ministério, so­bre­tu­do ten­do em con­ta que o des­pa­cho não se en­de­re­ça­va à rei­vin­di­ca­ção dos bol­sei­ros e que le­van­ta­va um con­jun­to de dú­vi­das, e com­pro­me­teu-se a en­vi­ar o pa­re­cer com a mai­or bre­vi­da­de possível. 
  2. Sem ter, por­tan­to, ou­vi­do a ABIC, o Ministro Manuel Heitor afir­mou na au­di­ção da Comissão de Educação, Ciência, Juventude e Desporto de on­tem (dia 25 de Maio) que o des­pa­cho em ques­tão se­gui­ra já pa­ra pu­bli­ca­ção e que a ABIC fa­ria par­te de uma co­mis­são pa­ra apre­ci­a­ção dos re­que­ri­men­tos pa­ra a atri­bui­ção de bol­sas ex­tra­or­di­ná­ri­as (jun­ta­men­te com a FCT e com o Conselho dos Laboratórios Associados). Ao con­trá­rio do que dis­se o Ministro na re­fe­ri­da au­di­ção par­la­men­tar, es­te não é um pro­ces­so de “co-res­pon­sa­bi­li­za­ção co­lec­ti­va”. Esta é uma me­di­da uni­la­te­ral que ca­re­ce de re­gu­la­men­ta­ção e que não as­se­gu­ra, des­de lo­go no tex­to do des­pa­cho, os com­pro­mis­sos estabelecidos.
  3. Face a es­tas de­cla­ra­ções cum­pre-nos es­cla­re­cer que a pro­pos­ta do Ministério não res­pon­de às rei­vin­di­ca­ções dos bol­sei­ros nem à ur­gên­cia das mes­mas. A pro­pos­ta do Ministério não é mais do que um me­ca­nis­mo com vis­ta à ex­tre­ma e des­ne­ces­sá­ria bu­ro­cra­ti­za­ção de um pro­ces­so que em 2020 foi au­to­má­ti­co (pa­ra os di­rec­ta­men­te fi­nan­ci­a­dos pe­la FCT) e que ago­ra vai ex­cluir um ain­da mais ele­va­do nú­me­ro de bol­sei­ros, es­ca­pan­do, sob fal­sos pres­su­pos­tos, àqui­lo que sem­pre se impôs e im­põe: a pror­ro­ga­ção de to­das as bol­sas em 3 me­ses e em mai­or du­ra­ção nos ca­sos aplicáveis. 
  4. Tendo-se an­te­ri­or­men­te com­pro­me­ti­do o Ministro com um qua­dro de alar­ga­men­to le­gal pa­ra a pror­ro­ga­ção das bol­sas, di­rec­ta e não di­rec­ta­men­te fi­nan­ci­a­das pe­la FCT, me­di­an­te a apre­sen­ta­ção de um re­que­ri­men­to acom­pa­nha­do de uma de­cla­ra­ção do ori­en­ta­dor ci­en­tí­fi­co, bem co­mo uma do­ta­ção or­ça­men­tal pa­ra as bol­sas in­di­rec­ta­men­te fi­nan­ci­a­das pe­la FCT ca­so o re­fe­ri­do pro­jec­to não dis­pu­ses­se de ver­bas não exe­cu­ta­das de ou­tras ru­bri­cas pa­ra es­te efei­to, o pre­sen­te des­pa­cho es­tá lon­ge de en­cer­rar es­te as­sun­to. Vem, an­tes, trans­for­mar um pro­ce­di­men­to que de­ve­ria ser au­to­má­ti­co ou, no má­xi­mo, um me­ro for­ma­lis­mo sim­pli­fi­ca­do, nu­ma es­pé­cie de PREVPAP pa­ra uma me­di­da ur­gen­te. Urgente des­de Janeiro, pe­lo me­nos, e que des­de sem­pre foi rei­vin­di­ca­da pe­los bol­sei­ros. Não acei­ta­mos, por­tan­to, que se in­vo­quem cons­tran­gi­men­tos le­gais que, nas pa­la­vras do Ministro, de­mo­ra­ri­am qua­tro me­ses a ul­tra­pas­sar, uma vez que es­ses qua­tro me­ses te­ri­am si­do col­ma­ta­dos se o ób­vio ti­ves­se si­do fei­to as­sim que se impôs um se­gun­do pe­río­do de con­fi­na­men­to no iní­cio des­te ano ci­vil. De res­to, foi o que acon­te­ceu com a pu­bli­ca­ção do ar­ti­go 4.º do Decreto-Lei n.º 22-A/2021, de 17 de Março, que di­ta­va a even­tu­al pror­ro­ga­ção das bol­sas de dou­to­ra­men­to com tér­mi­no pre­vis­to en­tre Janeiro e Março de 2021. 
  5. Este des­pa­cho tor­na-se tão mais pro­ble­má­ti­co quan­do, ao con­trá­rio do que fo­ra ga­ran­ti­do à ABIC, pre­vê ape­nas a pror­ro­ga­ção das bol­sas di­rec­ta­men­te fi­nan­ci­a­das pe­la FCT, in­for­ma­ção con­fir­ma­da pe­la Presidente da FCT em de­cla­ra­ções à Lusa no dia 25 de Maio.

A ABIC con­si­de­ra la­men­tá­vel a for­ma co­mo o Ministério pro­ce­deu, des­res­pei­tan­do os mais ele­men­ta­res pres­su­pos­tos do diá­lo­go. Mas mais la­men­tá­vel é a for­ma co­mo as pro­mes­sas têm si­do di­tas e des­di­tas ao lon­go dos úl­ti­mos cin­co me­ses. Na ver­da­de, es­ta exi­gên­cia tra­ta-se do mí­ni­mo dos mí­ni­mos que per­mi­ti­ria col­ma­tar o for­te im­pac­to des­te úl­ti­mo ano na vi­da e no tra­ba­lho da­que­les que se en­con­tram ao abri­go de um Estatuto que ape­nas lhes ga­ran­te a des­pro­tec­ção so­ci­al. Não acei­ta­mos que aqui­lo que há um ano foi au­to­má­ti­co se trans­for­me ago­ra num pro­ces­so kaf­ki­a­no que de­ve­ria es­tar, usan­do as pa­la­vras do pró­prio Ministro, “en­cer­ra­do e tratado”.

Querem-nos can­sa­dos e re­sig­na­dos, mas não de­sis­ti­mos. Convocamos to­dos os in­te­res­sa­dos pa­ra uma reu­nião da ABIC a de­cor­rer no pró­xi­mo dia 28 de Maio (Sexta-fei­ra), por vi­de­o­con­fe­rên­cia, às 15h.