Nota sobre a não renovação de bolsas pela FCT

Chegou à ABIC a quei­xa de vá­ri­os co­le­gas a quem as bol­sas não fo­ram re­no­va­das por fal­ta de en­vio atem­pa­do (den­tro dos 60 di­as an­te­ri­o­res ao fim do pe­río­do de bol­sas) da do­cu­men­ta­ção so­li­ci­tan­do a re­no­va­ção da bolsa.

A ABIC pe­diu es­cla­re­ci­men­tos à FCT que, na pes­soa do seu vi­ce-pre­si­den­te – Miguel Castanho, – ga­ran­tiu que ne­nhu­ma bol­sa se­ria can­ce­la­da sem que de­cor­ra o pro­ces­so de au­di­ên­cia pré­via – sen­do a ac­ti­va­ção des­te pro­ces­so o me­ca­nis­mo que aler­ta o bol­sei­ro pa­ra a sua si­tu­a­ção de in­cum­pri­men­to. Neste sen­ti­do, os bol­sei­ros que se en­con­tram na si­tu­a­ção de não-re­no­va­ção da sua bol­sa de­vem jus­ti­fi­car o atra­so em se­de de au­di­ên­cia pré­via, ten­do em aten­ção o pra­zo da mesma.

Finalmente, a ABIC aler­ta to­dos os co­le­gas que de­vem pro­ce­der anu­al­men­te ao pe­di­do de re­no­va­ção das bol­sas até 60 di­as an­tes de a bol­sa ter­mi­nar sob pe­na de ve­rem a bol­sa can­ce­la­da ou fi­ca­rem sem fon­te de ren­di­men­to du­ran­te o pe­río­do em que o pro­ces­so se en­con­tra em au­di­ên­cia pré­via. É da res­pon­sa­bi­li­da­de dos bol­sei­ros o co­nhe­ci­men­to do es­ta­tu­to, dos re­gu­la­men­tos e dos pra­zos le­gais re­la­ci­o­na­dos com as bol­sas de in­ves­ti­ga­ção ci­en­tí­fi­ca (con­sul­tar em https://​www​.fct​.pt/​a​p​o​i​o​s​/​b​o​l​s​a​s​/​r​e​g​u​l​a​m​e​n​t​o​s​.​p​h​t​m​l​.pt).