Sobre alguns editais abertos ao abrigo da Lei 57/​2017

Nos úl­ti­mos di­as, têm che­ga­do ao co­nhe­ci­men­to da Associação dos Bolseiros de Investigação Científica (ABIC) vá­ri­os edi­tais de con­cur­sos pa­ra a ca­te­go­ria de pro­fes­sor as­so­ci­a­do ao abri­go da Lei 57/​2017, in­vo­can­do, em al­guns ca­sos, o nº6 do ar­ti­go 23º da re­fe­ri­da lei (por exem­plo: aqui ou aqui). A ABIC con­si­de­ra que es­tes con­cur­sos con­fi­gu­ram uma to­tal sub­ver­são do es­pí­ri­to des­ta lei, que con­sis­te na con­tra­ta­ção de in­ves­ti­ga­do­res dou­to­ra­dos, no­me­a­da­men­te dos bol­sei­ros de pós-dou­to­ra­men­to abran­gi­dos pe­la nor­ma tran­si­tó­ria. A co­bro des­ta lei e usan­do o fi­nan­ci­a­men­to pa­ra a con­tra­ta­ção de in­ves­ti­ga­do­res dou­to­ra­dos as uni­ver­si­da­des es­tão a de­tur­par o es­pí­ri­to da lei usan­do-a pa­ra a pro­mo­ção de pro­fes­so­res au­xi­li­a­res à ca­te­go­ria de as­so­ci­a­dos e não pa­ra con­tra­tar os bol­sei­ros abran­gi­dos pe­la nor­ma tran­si­tó­ria, o que cons­ti­tui um cla­ro abu­so e des­res­pei­to por es­tes tra­ba­lha­do­res, que não po­de ser to­le­ra­do por qual­quer en­ti­da­de com res­pon­sa­bi­li­da­des no Sistema Científico e Tecnológico Nacional. Além dis­so, al­guns des­tes con­cur­sos exi­gem dou­to­ra­dos há mais de cin­co anos e mui­tos bol­sei­ros abran­gi­dos pe­la nor­ma tran­si­tó­ria ain­da não têm es­ses anos após o dou­to­ra­men­to, fi­can­do im­pe­di­dos de con­cor­rer. A nor­ma tran­si­tó­ria fi­ca, as­sim, ina­ces­sí­vel aos des­ti­na­tá­ri­os que es­tão na sua origem.

A ABIC lem­bra que a Lei 57/​2017 cri­ou a ex­pec­ta­ti­va de con­tra­ta­ção a uma gran­de par­te dos tra­ba­lha­do­res ci­en­tí­fi­cos con­tra­ta­dos, atra­vés de bol­sas, ao abri­go do Estatuto do Bolseiro de Investigação (EBI). Não é de­mais su­bli­nhar que o per­sis­ten­te re­cur­so à con­tra­ta­ção ao abri­go do EBI se tem tra­du­zi­do na per­pe­tu­a­ção de uma si­tu­a­ção la­bo­ral pre­cá­ria no tra­ba­lho ci­en­tí­fi­co que, pa­ra mui­tos, se ar­ras­ta su­ces­si­va­men­te ao lon­go dos anos. Através des­te no­vo me­ca­nis­mo le­gal, cri­ou-se um pro­ce­di­men­to que per­mi­te às uni­ver­si­da­des a con­tra­ta­ção de in­ves­ti­ga­do­res dou­to­ra­dos, fi­can­do os cus­tos des­sa con­tra­ta­ção a car­go da FCT. Por es­ta ra­zão, não são ra­zoá­veis nem com­pre­en­sí­veis as enor­mes re­sis­tên­ci­as dos rei­to­res a es­te pro­ces­so. Tais re­sis­tên­ci­as con­fi­gu­ram um to­tal boi­co­te à jus­ta ex­pec­ta­ti­va de se pas­sar de bol­sei­ro a con­tra­ta­do e à ne­ces­si­da­de de se es­ti­mu­lar o em­pre­go ci­en­tí­fi­co e tecnológico.

A ABIC in­cen­ti­va o Ministério da Ciência Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) a fa­zer uso do seu ca­pi­tal sim­bó­li­co e efe­ti­vo no sen­ti­do de tra­zer dig­ni­da­de aos tra­ba­lha­do­res ci­en­tí­fi­cos, pois ca­be-lhe a res­pon­sa­bi­li­da­de de to­mar po­si­ção nes­ta ma­té­ria, e de tor­nar efi­caz o pro­pó­si­to da lei. O MCTES não po­de con­ti­nu­ar a as­sis­tir, com­pla­cen­te, à obs­tru­ção rei­te­ra­da e con­cer­ta­da do ob­je­ti­vo pe­lo qual lu­ta­ram os in­ves­ti­ga­do­res bol­sei­ros: que a ca­da bol­sa cor­res­pon­da um con­tra­to de tra­ba­lho. Em con­sequên­cia, a ABIC exi­ge que por ca­da bol­sei­ro abran­gi­do pe­la nor­ma tran­si­tó­ria re­fe­ri­da na Lei 57/​2017 se­ja aber­to con­cur­so pa­ra a con­tra­ta­ção de um in­ves­ti­ga­dor na re­la­ção 1 bol­sei­ro be­ne­fi­ciá­rio :1 in­ves­ti­ga­dor con­tra­ta­do por concurso.

A ABIC ape­la a to­dos os bol­sei­ros que se man­te­nham aten­tos e in­ter­ven­ti­vos fa­ce ao sur­gi­men­to de si­tu­a­ções co­mo es­tas nas su­as ins­ti­tui­ções. Todos os bol­sei­ros po­dem con­tar com o em­pe­nho da ABIC na jus­ta rei­vin­di­ca­ção pe­la apli­ca­ção efe­ti­va e trans­pa­ren­te da Lei 57/​2017.