Reunião da ABIC com o MCTES

A di­re­ção da ABIC reu­niu na pas­sa­da quar­ta-fei­ra, dia 20, com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES). O Ministro Manuel Heitor fa­lou so­bre o Emprego Científico e so­bre a im­ple­men­ta­ção (di­fí­cil) da lei, re­fe­rin­do-se à opo­si­ção das ins­ti­tui­ções em apli­cá-la. Numa ati­tu­de de re­pro­va­ção re­la­ti­va­men­te ao que de­no­mi­nou co­mo “ima­tu­ri­da­de e des­res­pon­sa­bi­li­za­ção ins­ti­tu­ci­o­nal”, o Ministro cri­ti­cou as ins­ti­tui­ções e os anún­ci­os que têm saí­do que des­vir­tu­am a pró­pria lei, mais con­cre­ta­men­te a Norma Transitória (art 23º). Na opi­nião de Manuel Heitor, a des­cul­pa de que não há re­gu­la­men­ta­ção do pon­to 15 pa­ra a não aber­tu­ra de con­cur­sos tam­bém não é vá­li­da, mas a ABIC não com­pre­en­de co­mo o Governo ain­da não pro­ce­deu à di­ta re­gu­la­men­ta­ção. A ABIC exi­giu que o MCTES aten­te na apli­ca­ção da lei e que a ca­da bol­sei­ro dou­to­ra­do ele­gí­vel cor­res­pon­da um concurso.

Sobre o pro­ces­so do PREVPAP, não ha­ven­do lu­gar pa­ra as car­rei­ras es­pe­ci­ais (e.g. bol­sei­ros dou­to­ra­dos) na in­ter­pre­ta­ção do MCTES, os bol­sei­ros não dou­to­ra­dos que não es­te­jam em for­ma­ção (BGCT e téc­ni­cos de la­bo­ra­tó­rio) es­tão em con­di­ções de ser abran­gi­dos. Este es­cla­re­ci­men­to vem re­for­çar a exi­gên­cia da ABIC pa­ra que mi­lha­res de co­le­gas se­jam ime­di­a­ta­men­te in­te­gra­dos co­mo tra­ba­lha­do­res efe­ti­vos nos seus lo­cais de trabalho.

A ABIC re­lem­brou o fac­to de mui­tos no­vos dou­to­ra­dos es­ta­rem à es­pe­ra da aber­tu­ra de con­cur­sos em 2017. Manuel Heitor res­pon­deu que os con­cur­sos ain­da se­rão aber­tos es­te ano mas só de­pois da dis­cus­são do Orçamento de Estado pa­ra 2018 (OE2018). Na nos­sa pers­pe­ti­va, é ina­cei­tá­vel que em 2017 não te­nha exis­ti­do, e pa­re­ce não ir exis­tir, ne­nhu­ma con­tra­ta­ção de no­vos dou­to­ra­dos, fac­to que agra­va­rá a si­tu­a­ção de mui­tos in­ves­ti­ga­do­res por tem­po indeterminado.

A de­le­ga­ção da ABIC pre­sen­te in­sis­tiu ain­da pa­ra que, no âm­bi­to do OE2018, ha­ja lu­gar pa­ra a atu­a­li­za­ção do va­lor das bol­sas que se man­tém des­de 2002. Da par­te do se­nhor Ministro ou­vi­mos que não con­si­de­ra es­te pon­to uma pri­o­ri­da­de. Lamentamos. Nenhuma pro­fis­são me­re­ce es­tar mais de 16 anos sem au­men­tos. A ABIC pres­si­o­na­rá os gru­pos par­la­men­ta­res pa­ra que mais um ano não se pas­se sem que o va­lor das bol­sas se­ja atu­a­li­za­do e os sub­sí­di­os re­ti­ra­dos se­jam re­pos­tos (e.g. sub­sí­dio anu­al pa­ra ida a conferências).