Estrangeiros não residentes perdem acesso livre a bolsas de doutoramento da FCT

Ensino Superior

 

Estrangeiros não residentes perdem acesso livre a bolsas de doutoramento da FCT

 

 

In Público, 20 de Maio de 2010

 

A Fundação pa­ra a Ciência e Tecnologia li­mi­tou o aces­so dos es­tran­gei­ros não re­si­den­tes às bol­sas de dou­to­ra­men­to. “Portugal já se en­con­tra nu­ma po­si­ção em que já não se jus­ti­fi­ca fi­nan­ci­ar sis­te­mas ci­en­tí­fi­cos de ou­tros paí­ses”, jus­ti­fi­ca João Sentieiro, pre­si­den­te da FCT. No en­tan­to, há já pro­tes­tos de can­di­da­tos “ex­cluí­dos” e a Associação de Bolseiros de Investigação Científica (ABIC) tam­bém co­lo­ca re­ser­vas a es­ta mu­dan­ça de regras.

A FCT já ti­nha “en­cos­ta­do a por­ta” de aces­so aos can­di­da­tos es­tran­gei­ros não re­si­den­tes em Portugal, que em 2009 so­ma­vam 262 bol­sei­ros (17 por cen­to do to­tal). Porém, es­te ano, a por­ta foi fe­cha­da com mais fir­me­za no que se re­fe­re às bol­sas de dou­to­ra­men­to. Há ex­cep­ções, mas a re­gra pas­sou a ser a exi­gên­cia do es­ta­tu­to de “re­si­dên­cia per­ma­nen­te” (ci­da­dãos da UE) ou “re­si­den­te de lon­ga du­ra­ção” (ci­da­dãos de paí­ses ter­cei­ros), sen­do que pa­ra con­se­guir es­se es­ta­tu­to é pre­ci­so que re­si­dam em Portugal há pe­lo me­nos 5 anos (con­se­cu­ti­vos).

 
Se um can­di­da­to es­tran­gei­ro a bol­sa de dou­to­ra­men­to não cum­prir es­te es­ta­tu­to exi­gi­do no con­cur­so de 2010, só po­de­rá con­se­guir uma bol­sa da FCT se es­ti­ver in­te­gra­do num pro­gra­ma ofi­ci­al de par­ce­ri­as in­ter­na­ci­o­nais (acor­dos com Canergie Mellon University, Harvard, MIT, Austin Texas, por exem­plo). A exi­gên­cia de re­si­dên­cia em Portugal (Artigo 17, pon­to 1 do re­gu­la­men­to das bol­sas) não se apli­ca aos can­di­da­tos a bol­sa de pós-doutoramento.

“São as re­gras adop­ta­das nos paí­ses de­sen­vol­vi­dos”, ar­gu­men­ta João Sentieiro, con­si­de­ran­do que o país já pas­sou a fa­se em que ti­nha de “es­ti­mu­lar os es­tran­gei­ros a vir fa­zer os dou­to­ra­men­tos aqui”. “Agora, con­ti­nu­am a po­der fa­zê-lo mas fi­nan­ci­a­dos pe­los seus paí­ses co­mo nós fa­ze­mos tam­bém ao fi­nan­ci­ar por­tu­gue­ses que vão fa­zer os dou­to­ra­men­tos ao es­tran­gei­ro.” Sem se que­rer com­pro­me­ter, o pre­si­den­te da FCT adi­an­tou ain­da que es­tas ver­bas se­rão “ca­na­li­za­das pa­ra os me­lho­res can­di­da­tos, em be­ne­fí­cio do sis­te­ma ci­en­tí­fi­co nacional”. 

Francisco Curado, da ABIC, ques­ti­o­na a “fun­da­men­ta­ção le­gal” pa­ra im­por es­tas con­di­ções es­pe­ci­fi­ca­men­te no ca­so dos ci­da­dãos da UE. “Ainda mais quan­do uma gran­de par­te das ver­bas da FCT vem de fun­dos eu­ro­peus”, no­ta. “É uma ques­tão di­fí­cil”, re­fe­re, ad­mi­tin­do que a ABIC já re­ce­beu “vá­ri­as quei­xas” de can­di­da­tos ex­cluí­dos. Francisco Curado su­bli­nha que es­ta­mos pe­ran­te “uma cla­ri­fi­ca­ção de re­gras” e – re­co­nhe­cen­do a exis­tên­cia de ca­sos de bol­sei­ros es­tran­gei­ros da FCT que nem se­quer vi­nham a Portugal – pre­fe­re es­pe­rar “pa­ra ver o re­fle­xo des­ta medida”.