Manifestação junta centenas de bolseiros de investigação

Protestam con­tra o «chum­bo» de uma pro­pos­ta de ac­tu­a­li­za­ção de bolsas

 

Manifestação junta centenas de bolseiros de investigação

In di​a​rio​.iol​.pt 18 de Maio 2010

Centenas de bol­sei­ros de in­ves­ti­ga­ção de Coimbra con­cen­tra­ram-se es­ta ter­ça-fei­ra na zo­na uni­ver­si­tá­ria pa­ra con­tes­tar o «chum­bo» pe­la mai­o­ria no Parlamento de um pro­pos­ta de ac­tu­a­li­za­ção de bol­sas, que afir­mam es­ta­rem con­ge­la­das há oi­to anos.

Concentrados jun­to à es­tá­tua do rei D. Dinis, fun­da­dor da Universidade, fo­ram sen­tar-se nas es­ca­das mo­nu­men­tais pa­ra ti­rar uma fo­to, em­pu­nhan­do uma fai­xa, on­de se lia «Já não so­mos uns gai­a­tos, que­re­mos é contratos».

Contratos e me­lho­res con­di­ções de tra­ba­lho são as prin­ci­pais rei­vin­di­ca­ções da Associação dos Bolseiros de Investigação Cientifica (ABIC), de­cla­rou à agên­cia Lusa Paulo Martins, do nú­cleo de Coimbra des­ta organização.

De acor­do com es­te bol­sei­ro de dou­to­ra­men­to na Faculdade de Ciências e Tecnologia, o mon­tan­te das bol­sas não é ac­tu­a­li­za­do há oi­to anos, re­pre­sen­tan­do uma «per­da de po­der de com­pra de 20 por cento».

Apesar de o Governo e a mai­o­ria «pro­me­te­rem que iam al­te­rar o es­ta­tu­to do bol­sei­ro, con­se­cu­ti­va­men­te têm vin­do a adi­ar es­ta ques­tão», sa­li­en­tou o investigador.

«Vêm di­zer que os dou­to­ra­men­tos au­men­ta­ram, co­mo nun­ca ti­nham au­men­ta­do, que a po­lí­ti­ca de ci­ên­cia já atin­giu 1,5 por cen­to do PIB, mas à cus­ta de quê? De jo­vens que sa­em das su­as li­cen­ci­a­tu­ras e que fa­zem tra­ba­lho al­ta­men­te qua­li­fi­ca­do, e que não têm 13.º mês, sub­sí­dio de de­sem­pre­go ou sub­sí­dio de Natal», acrescentou.

Para Paulo Martins, «é um sem nú­me­ro de bol­sei­ros que es­tão a as­se­gu­rar ta­re­fas e a fa­zer a ci­ên­cia em Portugal com con­di­ções ab­so­lu­ta­men­te miseráveis».

Realçou que ac­tu­al­men­te es­tão em dis­cus­são na Assembleia da República três pro­jec­tos de al­te­ra­ção ao Estatuto do Bolseiro, «que vão ao en­con­tro das rei­vin­di­ca­ções da ABIC».

Trata-se de du­as de al­te­ra­ção ao Estatuto do Bolseiro, da au­to­ria do PCP e do Bloco de Esquerda, e uma ter­cei­ra, do CDS-PP, de al­te­ra­ção ao re­gi­me de se­gu­ran­ça social.

Paulo Martins re­cor­dou que re­cen­te­men­te a mai­o­ria so­ci­a­lis­ta «chum­bou» pro­pos­tas de ac­tu­a­li­za­ção do va­lor das bol­sas, mas es­pe­ra que «ago­ra to­me ou­tra op­ção», o mes­mo de­se­jan­do que acon­te­ça com o PSD, que se abs­te­ve na sua votação.