Parlamento não altera regime laboral de bolseiros de investigação científica

Propostas dos par­ti­dos de opo­si­ção fo­ram to­das rejeitadas

Parlamento não altera regime laboral de bolseiros de investigação científica

In Ciência Hoje 2 de Junho 2010

O Parlamento re­jei­tou on­tem pro­jec­tos do PCP, do BE e do CDS-PP pa­ra al­te­rar o re­gi­me la­bo­ral dos bol­sei­ros de in­ves­ti­ga­ção ci­en­tí­fi­ca. Os pro­jec­tos de lei do PCP e do BE fo­ram chum­ba­dos com os vo­tos fa­vo­rá­veis dos co­mu­nis­tas, PEV e BE, con­tra do PS e a abs­ten­ção do PSD e do CDS-PP. 


O di­plo­ma dos de­mo­cra­tas cris­tãos, que vi­sa­va en­qua­drar os bol­sei­ros de in­ves­ti­ga­ção ci­en­tí­fi­ca no re­gi­me ge­ral de Segurança Social, foi chum­ba­do com os vo­tos con­tra do PS, a fa­vor do CDS-PP e do PEV e a abs­ten­ção do PCP, PSD e BE.


O pro­jec­to de lei do BE pre­ten­dia que, ex­tra­or­di­na­ri­a­men­te, as bol­sas atri­buí­das pe­la Fundação pa­ra a Ciência e Tecnologia fos­sem ac­tu­a­li­za­das em dez por cen­to quan­do se tra­ta­rem de sub­ven­ções in­fe­ri­o­res a 800 eu­ros, cin­co por cen­tro pa­ra os va­lo­res en­tre os 800 e os mil eu­ros e dois por cen­to quan­do os nú­me­ros ul­tra­pas­sa­rem os mil euros.


O pro­jec­to de lei do PCP, que es­ta­be­le­cia o “es­ta­tu­to do pes­so­al de in­ves­ti­ga­ção ci­en­tí­fi­ca em for­ma­ção”, ti­nha co­mo ob­je­ti­vo “con­si­de­rar os in­ves­ti­ga­do­res em for­ma­ção co­mo bol­sei­ros (…) eli­mi­nan­do da lei por­tu­gue­sa” aque­la fi­gu­ra e as­su­mir que a mai­o­ria é tra­ba­lha­dor por con­ta de ou­trem e que de­ve ter aces­so ao re­gi­me ge­ral da Segurança Social.


O CDS-PP tam­bém pre­ten­de a al­te­ra­ção do Estatuto do Bolseiro de Investigação e o en­qua­dra­men­to do Bolseiro de Investigação no re­gi­me ge­ral de Segurança Social.