Dia 5 de Fevereiro, Próxima Quinta-Feira, Vamos à FCT Exigir uma Avaliação Científica no Concurso de Bolsas Individuais

Os re­sul­ta­dos do re­cen­te con­cur­so de bol­sas in­di­vi­du­ais de Doutoramento, Doutoramento em Empresas e Pós-Doutoramento vi­e­ram vin­car o des­pres­ti­gi­an­te ca­mi­nho es­co­lhi­do pe­la FCT e a sua tu­te­la.
Depois da ca­tás­tro­fe do ano pas­sa­do, es­te ano a FCT atri­buiu ain­da me­nos bol­sas nes­te con­cur­so, con­de­nan­do mais de 4.000 can­di­da­tos a in­ves­ti­ga­do­res ci­en­tí­fi­cos a um fu­tu­ro in­cer­to que, na mai­o­ria das vezes,conduz à emi­gra­ção ou à mu­dan­ça de área de ac­ti­vi­da­de e o fim da es­pe­ran­ça em con­tri­buir pa­ra o nos­so de­sen­vol­vi­men­to ci­en­tí­fi­co-téc­ni­co comum.

Critérios eco­no­mi­cis­tas mi­nam a cre­di­bi­li­da­de das ava­li­a­ções ci­en­tí­fi­cas.
Foi es­se o ca­so tam­bém do pro­ces­so de ava­li­a­ção das uni­da­des de in­ves­ti­ga­ção des­de ce­do pos­to em cau­sa por gran­de par­te da co­mu­ni­da­de e em que ago­ra fi­nal­men­te o Governo pa­re­ce re­cu­ar.

No ca­so do mais re­cen­te con­cur­so de bol­sas in­di­vi­du­ais, é de par­ti­cu­lar gra­vi­da­de a ex­clu­são de cen­te­nas de can­di­da­tos ain­da an­tes de se­rem ava­li­a­dos, me­di­da iné­di­ta e sem qual­quer mo­ti­va­ção ci­en­tí­fi­ca, prin­ci­pal­men­te quan­do mui­tos des­tes fo­ram ex­cluí­dos por ra­zões que não con­tro­la­vam (co­mo são os ca­sos de pro­ble­mas in­for­má­ti­cos do sis­te­ma da FCT ou re­la­ti­vos à as­so­ci­a­ção do ori­en­ta­dor). Comprovando que a FCT usa um pe­so di­fe­ren­te pa­ra si do que pa­ra os can­di­da­tos quan­to ao ri­gor diz res­pei­to, te­mos a com­pa­ra­ção en­tre o dis­cur­so de ex­ce­lên­cia en­quan­to cri­té­rio de se­le­ti­vi­da­de e o fac­to de a mai­o­ria des­tes can­di­da­tos ex­cluí­dos ain­da não te­rem a res­pos­ta à sua re­cla­ma­ção em se­de de au­di­ên­cia pré­via e só sa­be­rem da sua não ava­li­a­ção quan­do saí­ram os re­sul­ta­dos e se de­pa­ra­ram com a au­sên­cia do seu no­me na lista.

A ABIC re­cor­da que, pa­ra os can­di­da­tos ava­li­a­dos e sem bol­sa apro­va­da, o li­mi­te da apre­sen­ta­ção de co­men­tá­ri­os em se­de de au­di­ên­cia pré­via ter­mi­na es­ta se­ma­na e ape­la que, quan­do apli­cá­vel, não dei­xem de, já nes­ta fa­se, apre­sen­ta­rem as su­as reclamações.

Tendo is­to em con­ta, a ABIC de­ci­diu ape­lar a to­dos os bol­sei­ros e can­di­da­tos in­te­res­sa­dos pa­ra que na pró­xi­ma quin­ta-fei­ra, dia 5 de fe­ve­rei­ro, pe­las 14h, se des­lo­quem à FCT a fim de exi­gir uma ava­li­a­ção ver­da­dei­ra­men­te ci­en­tí­fi­ca pa­ra to­dos os can­di­da­tos e o au­men­to do nú­me­ro de bol­sas atri­buí­das. Em par­ti­cu­lar os co­le­gas ex­cluí­dos da ava­li­a­ção de­vem le­var do­cu­men­tos com­pro­va­ti­vos de que es­tão em con­di­ções de ser ava­li­a­dos científicamente.

A Direção da ABIC