Reuniões com a FCT e o Provedor do Bolseiro

No se­gui­men­to do atra­so e co­nhe­ci­men­to dos re­sul­ta­dos do Concurso Individual de Bolsas Individuais de Doutoramento, Doutoramento em Empresas e Pós-Doutoramento, a Associação dos Bolseiros de Investigação Científica (ABIC) efe­tu­ou reu­niões com a Direção da Fundação pa­ra a Ciência e Tecnologia (FCT) e o Provedor do Bolseiro com o ob­je­ti­vo de dar a co­nhe­cer as su­as pre­o­cu­pa­ções so­bre es­te Concurso.

A reu­nião com a Direção da FCT ocor­reu no dia 19 de Janeiro de 2015, pe­las 10 ho­ras, e te­ve co­mo prin­ci­pais pon­tos os atra­sos no anún­cio dos re­sul­ta­dos dos re­cur­sos do con­cur­so de 2013 e os re­sul­ta­dos do con­cur­so de 2014. A FCT in­for­mou que ia pu­bli­car es­ses re­sul­ta­dos num pra­zo cur­to (o que se ve­ri­fi­cou), no en­tan­to, os mem­bros da ABIC sa­li­en­ta­ram que es­tes atra­sos co­lo­cam a vi­da de mi­lha­res de can­di­da­tos em sus­pen­so e é ina­cei­tá­vel que a FCT atra­se ca­da vez mais a di­vul­ga­ção des­tes re­sul­ta­dos. Outra in­for­ma­ção for­ne­ci­da pe­la FCT a pe­di­do da ABIC con­fir­mou que o nú­me­ro de bol­sas atri­buí­das nes­te con­cur­so, em con­jun­to com as bol­sas atri­buí­das por via dos pro­gra­mas dou­to­rais, fi­ca aquém do nú­me­ro to­tal de bol­sas atri­buí­das no ano de 2012.

Outro te­ma que foi le­van­ta­do na reu­nião com a FCT res­pei­tou ao ele­va­do nú­me­ro de can­di­da­tos ex­cluí­dos (se­gun­do a pró­pria FCT eram 608). A FCT, ao con­trá­rio da in­for­ma­ção re­co­lhi­da até ago­ra pe­la ABIC, afir­mou que a prin­ci­pal ra­zão pa­ra a sua ex­clu­são te­ve co­mo ba­se a fal­ta de do­cu­men­tos e não ou­tros as­pe­tos co­mo a as­so­ci­a­ção de ori­en­ta­do­res ou o pre­en­chi­men­to da pla­ta­for­ma ORCID. A ABIC afir­mou a sua po­si­ção de que os can­di­da­tos ex­cluí­dos por fa­to­res que não são da sua res­pon­sa­bi­li­da­de de­ve­ri­am ser rein­te­gra­dos no con­cur­so.
Da reu­nião com a FCT saí­ram ain­da as se­guin­tes informações/​compromissos:

  • Os con­tra­tos se­rão pro­ces­sa­dos ao rit­mo pos­sí­vel sem pre­juí­zo pa­ra o iní­cio pre­vis­to pa­ra a bol­sa, nem pa­ra o res­pec­ti­vo pagamento;
  • Deixam de ser ne­ces­sá­ri­os os ori­gi­nais dos do­cu­men­tos pre­vi­a­men­te apre­sen­ta­dos na can­di­da­tu­ra, o que re­ti­ra a prin­ci­pal jus­ti­fi­ca­ção pa­ra o tão pro­lon­ga­do tem­po de es­pe­ra por as­si­na­tu­ra do contrato;
  • Procurarão fa­zer coin­ci­dir os con­cur­sos com os pra­zos aca­dé­mi­cos, o que im­pli­ca co­me­ça­rem mais ce­do. No en­tan­to, não se com­pro­me­tem a con­se­guir is­to já es­te ano. Para es­te ano (2015) com­pro­me­tem-se a lan­çar os re­sul­ta­dos an­tes do fim do ano. Têm tam­bém in­ten­ção de ter pra­zos de­fi­ni­dos com mais an­te­ce­dên­cia. (Nota: es­tas “pro­mes­sas” já fo­ram fei­tas ou­tras ve­zes, sem con­cre­ti­za­ção posterior)
  • Este ano (2015) não ha­ve­rá aber­tu­ra de no­vos con­cur­sos a pro­gra­mas dou­to­rais, ex­cep­to tal­vez al­gu­ma ini­ci­a­ti­va vi­ra­da pa­ra a in­dús­tria. Significa que o nú­me­ro de dou­to­ra­men­tos por es­ta via, que a FCT es­ti­ma em 600/​ano, estagnou.
  • Foi re­a­fir­ma­do que não mais se­rão acei­tes can­di­da­tu­ras sem o grau ne­ces­sá­rio es­tar con­cluí­do à da­ta da candidatura.
  • Para re­no­va­ções e no­vos con­tra­tos a par­tir des­te ano, a par­tir do mo­men­to que o bol­sei­ro com­pro­ve a sua ins­cri­ção no SSV, dei­xa­rá de ser ne­ces­sá­rio pa­ra o re­em­bol­so o en­vio do com­pro­va­ti­vo do pa­ga­men­to da con­tri­bui­ção men­sal. Esse re­em­bol­so pas­sa­rá a au­to­má­ti­co e men­sal, jun­ta­men­te com o pa­ga­men­to da bolsa!

A reu­nião com o Provedor do Bolseiro ocor­reu no dia 20 de Janeiro de 2015 e de­bru­çou-se so­bre os as­sun­tos de­ba­ti­dos com a FCT e, adi­ci­o­nal­men­te, com o pro­ble­ma ge­ra­do por al­gu­mas re­par­ti­ções de fi­nan­ças es­ta­rem a pe­dir o pa­ga­men­to de IRS a al­guns bol­sei­ros em vá­ri­os pon­tos do país. Sobre es­tes as­sun­tos, o Provedor de­ci­diu emi­tir uma no­ta pa­ra co­nhe­ci­men­to da FCT e da ABIC on­de afir­ma, que em re­la­ção aos can­di­da­tos excluídos:

“O Provedor com­pre­en­de o ri­gor que a FCT de­se­ja in­cu­tir nes­tes pro­ces­sos de can­di­da­tu­ra, mas tem a per­ce­ção que os can­di­da­tos sen­tem que a FCT não cum­pre os seus com­pro­mis­sos com o mes­mo ri­gor, e is­to ge­ra, nos bol­sei­ros, um sen­ti­men­to de in­jus­ti­ça. O Provedor so­li­ci­ta que a FCT ava­lie as can­di­da­tu­ras que fo­ram afas­ta­das por ra­zões que não po­dem ser di­re­ta­men­te im­pu­ta­das aos can­di­da­tos, e que crie um diá­lo­go cons­tru­ti­vo com to­dos os bol­sei­ros nes­tas si­tu­a­ções.“
Sobre as ques­tões as­so­ci­a­das ao pa­ga­men­to de IRS pe­los bol­sei­ros, o Provedor con­si­de­ra o seguinte:

“Alguns bol­sei­ros di­ri­gi­ram-se tam­bém já, di­re­ta­men­te, ao Provedor com os seus ca­sos par­ti­cu­la­res, o que le­vou o Provedor a so­li­ci­tar um pa­re­cer à Assessoria Jurídica da FCT. Nesse pa­re­cer ju­rí­di­co, que é bas­tan­te abran­gen­te e faz tam­bém al­gu­mas con­si­de­ra­ções so­bre a obri­ga­ção do bol­sei­ro e da en­ti­da­de acolhedora/​financiadora com a Segurança Social ci­ta­mos o se­guin­te, a par­tir da con­clu­são do pa­re­cer ju­rí­di­co: […] se o con­tra­to de bol­sa for um ver­da­dei­ro con­tra­to de bol­sa, não há lu­gar a tri­bu­ta­ção em se­de de IRS, não po­den­do, pois, ha­ver lu­gar a qual­quer re­ten­ção de im­pos­to por não se tra­tar de uma re­la­ção tri­bu­tá­ria nos ter­mos e pa­ra os efei­tos do Código do IRS.”

Por fim, o Provedor do Bolseiro faz a se­guin­te re­co­men­da­ção à FCT:

“Tem si­do re­cor­ren­te a ten­ta­ti­va de a Autoridade Tributária e Aduaneira co­brar o IRS aos bol­sei­ros, e, du­ran­te a vi­gên­cia do úl­ti­mo go­ver­no, hou­ve uma fa­se em que foi ne­ces­sá­rio re­pre­sen­tan­tes da FCT e/​ou do pró­prio Ministério da Educação e Ciência es­ta­be­le­ce­rem diá­lo­go com a Autoridade Tributária e Aduaneira pa­ra evi­tar que os bol­sei­ros se­jam pon­tu­al­men­te per­tur­ba­dos com in­ter­pre­ta­ções di­ver­sas da sua si­tu­a­ção de bol­sei­ros. O Provedor su­ge­re que a FCT to­me ini­ci­a­ti­vas nes­te sentido.”

Estas reu­niões ti­ve­ram co­mo ob­je­ti­vo con­tri­buir pa­ra dar a co­nhe­cer as pre­o­cu­pa­ções e po­si­ções da ABIC. Estas con­sis­ti­ram ape­nas num pe­que­no pas­so de uma lon­ga ca­mi­nha­da que é ne­ces­sá­rio fa­zer pa­ra per­mi­tir aos bol­sei­ros e can­di­da­tos a bol­sei­ros que os seus di­rei­tos e as­pi­ra­ções se­jam jus­ta­men­te res­pei­ta­dos. A ABIC con­ti­nu­a­rá a efe­tu­ar to­dos os es­for­ços nes­se sen­ti­do. Assim, ape­la­mos des­de já a to­dos os can­di­da­tos ex­cluí­dos pa­ra a sua par­ti­ci­pa­ção na con­cen­tra­ção de dia 5 de Fevereiro na Loja do Cientista em Lisboa.

A Direção da ABIC