Bolseiros pedem actualização das ajudas

Bolseiros pedem actualização das ajudas

 In www​.rr​.pt, 7 de Abril 2009

 

Os bol­sei­ros de in­ves­ti­ga­ção ci­en­tí­fi­ca vão ho­je pe­dir ao Governo um au­men­to das bol­sas, que não são ac­tu­a­li­za­das há já se­te anos.


O pe­di­do vai ser fei­to pe­la as­so­ci­a­ção que re­pre­sen­ta os bol­sei­ros, no en­con­tro com o se­cre­tá­rio de Estado da Ciência.

São já mui­tos os ca­sos de fal­ta de di­nhei­ro pa­ra col­ma­tar os gas­tos, de­nun­cia a pre­si­den­te da Associação dos Bolseiros de Investigação Cientifica, Luísa Mota.

“Os bol­sei­ros não são os jo­vens de 15 anos que es­tão a tra­ba­lhar e que têm aju­da dos pais. Nós so­mos to­dos li­cen­ci­a­dos, mes­tres ou dou­to­ra­dos, te­mos as nos­sas fa­mí­li­as e ca­sas pa­ra sus­ten­tar, te­mos um es­ta­tu­to que nos im­põe uma sé­rie de con­di­ções no que to­ca a ter ou­tros ren­di­men­tos e te­mos bol­sas que não têm au­men­to há se­te anos”, afirma.

A si­tu­a­ção é agra­va­da pe­lo fac­to de es­ta clas­se não ter uma “se­gu­ran­ça so­ci­al compatível”.

“Vivemos nu­ma gran­de pre­ca­ri­e­da­de. Se ama­nhã me dis­se­rem que o meu pro­jec­to dei­xou de ter di­nhei­ro pa­ra me pa­gar, não re­ce­bo nem mais um tos­tão, não te­nho di­rei­to a sub­sí­dio de de­sem­pre­go, não te­nho di­rei­to a coi­sa ne­nhu­ma, sim­ples­men­te fi­co sem re­ce­ber e is­to é uma fa­ca sem­pre em ci­ma da ca­be­ça dos bol­sei­ros, por­que é ex­tre­ma­men­te com­pli­ca­do as­su­mir res­pon­sa­bi­li­da­de em ter­mos de vi­da fu­tu­ra”, su­bli­nha ain­da Luísa Mota.