Bolseiros de investigação pedem ao Ministério da Ciência a actualização de bolsas

Cinco mil as­si­na­tu­ras
Bolseiros de in­ves­ti­ga­ção pe­dem ao Ministério da Ciência a ac­tu­a­li­za­ção de bolsas 

In Público 7 de Abril de 2009 

A Associação dos Bolseiros de Investigação Científica (ABIC) en­tre­ga ho­je ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior um abai­xo-as­si­na­do com cin­co mil as­si­na­tu­ras a pe­dir um au­men­to dos mon­tan­tes das bolsas.

A en­tre­ga das as­si­na­tu­ras re­a­li­za-se du­ran­te uma reu­nião en­tre a no­va di­rec­ção da ABIC e o se­cre­tá­rio de Estado pa­ra a Ciência, Manuel Heitor, que se re­a­li­za a pe­di­do do Governo.

A pre­si­den­te da ABIC, Luísa Mota, des­ta­cou que a as­so­ci­a­ção re­gis­tou “com mui­to agra­do que a tu­te­la te­nha fi­nal­men­te ma­ni­fes­ta­do in­te­res­se” em re­ce­ber os bol­sei­ros de in­ves­ti­ga­ção ci­en­tí­fi­ca, re­al­çan­do que não foi adi­an­ta­da uma or­dem de tra­ba­lhos pa­ra es­te encontro.

“Acredito que es­te­ja em cau­sa o es­ta­tu­to do bol­sei­ro”, dis­se, sa­li­en­tan­do que o Ministério não apre­sen­tou uma or­dem de tra­ba­lhos específica.

A res­pon­sá­vel sa­li­en­tou que a ABIC vai apro­vei­tar pa­ra en­tre­gar “uma mo­ção que aca­bou por se trans­for­mar num abai­xo-as­si­na­do on-li­ne, com cin­co mil as­si­na­tu­ras, a pe­dir uma ac­tu­a­li­za­ção do mon­tan­te das bol­sas”, o que não acon­te­ce des­de 2002.

Luísa Mota adi­an­tou, tam­bém, que a ABIC pre­ten­de abor­dar com o Governo a cau­sa da pro­tec­ção so­ci­al des­tes bol­sei­ros, que po­dem tra­ba­lhar du­ran­te anos em ins­ti­tui­ções, mas não têm di­rei­to ao sub­sí­dio de de­sem­pre­go, nem um re­gi­me de Segurança Social co­mo os ou­tros tra­ba­lha­do­res ci­en­tí­fi­cos, ca­so dei­xem de ter bolsa.

Segundo a ABIC, se­rão cer­ca de dez mil os bol­sei­ros por­tu­gue­ses nes­ta situação.