Reunião entre bolseiros e tutela não trouxe novidades

Reunião en­tre bol­sei­ros e tu­te­la não trou­xe novidades

In Canal UP 7 de Abril 2009

A Associação dos Bolseiros de Investigação Científica reu­niu ho­je à tar­de com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, mas do en­con­tro não saí­ram de­sen­vol­vi­men­tos. Ainda as­sim, fi­cou a pro­mes­sa de vol­ta­rem a reu­nir brevemente. 

Quatro mem­bros da Associação dos Bolseiros de Investigação Científica (ABIC) fo­ram ho­je ao Palácio das Laranjeiras, em Lisboa, en­tre­gar um abai­xo-as­si­na­do com mais de cin­co mil as­si­na­tu­ras a pe­dir uma ac­tu­a­li­za­ção dos mon­tan­tes das bolsas.

A mo­ção foi en­tre­gue du­ran­te uma reu­nião, re­a­li­za­da a pe­di­do do Ministério, en­tre a no­va di­rec­ção da ABIC e o se­cre­tá­rio de Estado pa­ra a Ciência, Manuel Heitor.

“Foi uma pri­mei­ra reu­nião com es­ta no­va di­rec­ção, ba­si­ca­men­te pa­ra nos apre­sen­tar­mos”, ex­pli­ca a no­va pre­si­den­te da ABIC, Luísa Mota, acres­cen­tan­do: “Não es­tá­va­mos à es­pe­ra de um de­sen­vol­vi­men­to es­pec­ta­cu­lar. Já achá­mos po­si­ti­vo reu­nir com a tu­te­la e ha­ver aber­tu­ra pa­ra vol­tar a reunir”.

Da reu­nião fi­ca­ram apa­la­vra­dos pa­ra bre­ve dois no­vos en­con­tros. Um pa­ra dis­cu­tir a pre­ten­são dos in­ves­ti­ga­do­res em ac­tu­a­li­zar as bol­sas e ou­tro pa­ra fa­lar da si­tu­a­ção dos pós-doutorados.

“Existe uma per­da de va­lor re­al das bol­sas, uma vez que não são ac­tu­a­li­za­das des­de 2002”, su­bli­nhou, por seu tur­no, André Levy, tam­bém da ABIC. “Não es­ta­mos a pe­dir re­ga­li­as, mas ape­nas uma cor­rec­ção em ter­mos de in­fla­ção. Ainda as­sim es­ta­mos dis­pos­tos a dis­cu­tir va­lo­res com a tutela”.

“Queremos um va­lor acei­tá­vel, mas te­mos uma pos­tu­ra di­a­lo­gan­te”, acres­cen­ta o in­ves­ti­ga­dor Rui Costa.

Em ter­mos prá­ti­cos, um bol­sei­ro de pro­jec­to re­ce­be 745 eu­ros por mês, du­ran­te 12 me­ses, des­de 2002. Se as bol­sas ti­ves­sem si­do ac­tu­a­li­za­das, acom­pa­nhan­do o va­lor da in­fla­ção, por exem­plo, es­ta­ria a au­fe­rir nes­te mo­men­to 878 eu­ros men­sais. São cer­ca de 133 eu­ros a me­nos por mês.

Luísa Mota sa­li­en­tou, tam­bém, que a ABIC pre­ten­de abor­dar com o Governo a ques­tão da pro­tec­ção so­ci­al dos bol­sei­ros, que po­dem tra­ba­lhar du­ran­te anos em ins­ti­tui­ções, mas não têm di­rei­to ao sub­sí­dio de de­sem­pre­go, nem a um re­gi­me de Segurança Social co­mo os ou­tros tra­ba­lha­do­res ci­en­tí­fi­cos, ca­so dei­xem de ter bolsa.

Segundo a ABIC, se­rão cer­ca de 10 mil os bol­sei­ros por­tu­gue­ses nes­ta situação.