Bolseiros entregam caderno reivBolseiros entregam caderno reivindicativo no indicativo no Parlamento

Bolseiros en­tre­gam ca­der­no rei­vin­di­ca­ti­vo no Parlamento

In SIC Online/​Lusa, 23 de Julho 2002

    Descontentes com o seu es­ta­tu­to e com as ac­tu­ais con­di­ções de tra­ba­lho, os bol­sei­ros de in­ves­ti­ga­ção ci­en­tí­fi­ca en­tre­gam ho­je um ca­der­no rei­vin­di­ca­ti­vo na Comissão par­la­men­tar de Educação, Ciência e Cultura. Um do­cu­men­to subs­cri­to por al­gu­mas cen­te­nas de in­ves­ti­ga­do­res com es­se es­ta­tu­to que exi­gem mais con­di­ções de trabalho.

    As crí­ti­cas dos bol­sei­ros de in­ves­ti­ga­ção ci­en­tí­fi­ca não são re­cen­tes e pre­ten­dem mais uma vez cha­mar a aten­ção pa­ra o es­ta­tu­to que ori­en­ta as su­as ac­ti­vi­da­des.
    Para is­so subs­cre­ve­ram um ca­der­no de rei­vin­di­ca­ções, re­cla­man­do mais con­di­ções so­ci­ais e de tra­ba­lho. De acor­do com um dos res­pon­sá­veis por es­te mo­vi­men­to o ca­der­no rei­vin­di­ca­ti­vo foi já subs­cri­to “por al­gu­mas cen­te­nas de in­ves­ti­ga­do­res”.
    Querem ter di­rei­to a me­lho­res re­ga­li­as de se­gu­ran­ça so­ci­al, bol­sas equi­pa­ra­das a or­de­na­dos de téc­ni­cos com ha­bi­li­ta­ções se­me­lhan­tes e re­vi­são do pa­pel do bol­sei­ro nas ins­ti­tui­ções são al­gu­mas das re­cla­ma­ções.
    Equiparação aos res­tan­tes tra­ba­lha­do­res no usu­fru­to de to­dos os sub­sí­di­os es­ta­be­le­ci­dos por lei, con­ta­gem do pe­río­do de du­ra­ção da bol­sa pa­ra efei­tos de re­for­ma e con­cur­sos pú­bli­cos, al­te­ra­ção do re­gi­me de ex­clu­si­vi­da­de, fis­ca­li­za­ção re­gu­lar por par­te das en­ti­da­des com­pe­ten­tes e aber­tu­ra de va­gas nas car­rei­ras, que per­mi­tam a in­te­gra­ção con­tí­nua e pro­gres­si­va de pes­so­al com di­fe­ren­tes ní­veis de ha­bi­li­ta­ções, são ou­tros dos apelos.

    Apreensão com o no­vo Executivo

    Em re­la­ção ao no­vo exe­cu­ti­vo os bol­sei­ros re­gis­tam si­nais de apre­en­são em re­la­ção ao ru­mo da po­lí­ti­ca de ci­ên­cia. Dão co­mo exem­plo ne­ga­ti­vo des­ta si­tu­a­ção a ex­tin­ção anun­ci­a­da de vá­ri­os ins­ti­tu­tos pú­bli­cos.
    Um ou­tro si­nal que de­sa­gra­da aos bol­sei­ros foi o fac­to de, or­ga­ni­za­dos nu­ma pla­ta­for­ma há cer­ca de um ano, te­rem so­li­ci­ta­do uma au­di­ên­cia ao no­vo mi­nis­tro da Ciência e do Ensino Superior, Pedro Lynce, e te­rem si­do re­me­ti­dos pa­ra o pre­si­den­te da Fundação pa­ra a Ciência e a Tecnologia (FCT).
    “Isto foi há cer­ca de um mês e ain­da não ob­ti­ve­mos res­pos­ta (…) Começámos por pe­dir au­di­ên­ci­as aos gru­pos par­la­men­ta­res e ob­ti­ve­mos res­pos­ta de to­dos”, ex­pli­cou João Ferreira, um dos bol­sei­ros que in­te­gra o mo­vi­men­to, in­di­can­do que fal­ta ain­da o en­con­tro com o gru­po do Partido Social Democrata (PSD).
    A da­ta pro­pos­ta pa­ra o en­con­tro com os bol­sei­ros coin­ci­dia com uma ou­tra pre­vi­a­men­te mar­ca­da pa­ra ou­tro gru­po par­la­men­tar, pe­lo que o en­con­tro foi adi­a­do, es­tan­do ain­da por es­ta­be­le­cer uma da­ta al­ter­na­ti­va, ex­pli­cou o biólogo.

    As am­bi­gui­da­des do Estatuto do Bolseiro

    A ex­tin­ção anun­ci­a­da de vá­ri­os ins­ti­tu­tos pú­bli­cos agra­vou ain­da mais a si­tu­a­ção dos bol­sei­ros, mas os pro­ble­mas já se ar­ras­tam há al­gum tem­po. “Da par­te do an­te­ri­or exe­cu­ti­vo hou­ve sem­pre bas­tan­te aber­tu­ra pa­ra ou­vir os bol­sei­ros, mas os pro­ble­mas não se re­sol­ve­ram”, afir­mou João Ferreira.
    “Sob o ar­gu­men­to de ser ne­ces­sá­rio au­men­tar o nú­me­ro de bol­sei­ros, hou­ve um de­crés­ci­mo do va­lor da bol­sa e acen­tu­ou-se o pro­ble­ma da con­di­ção de bol­sei­ro”, dis­se, con­cluin­do que as fa­lhas do sis­te­ma não só não se re­sol­ve­ram co­mo ain­da se agravaram.

    Para es­te in­ves­ti­ga­dor, uma das me­di­das do an­te­ri­or exe­cu­ti­vo foi a cri­a­ção do Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica, que, no en­tan­to, se re­ve­la omis­so e am­bí­guo re­la­ti­va­men­te a mui­tos dos di­rei­tos e de­ve­res dos bol­sei­ros, le­van­do a mui­tas si­tu­a­ções de ile­ga­li­da­de e pre­ca­ri­e­da­de la­bo­ral.
    “Além dis­so, não só é in­su­fi­ci­en­te em vá­ri­os pon­tos co­mo ain­da não é cum­pri­do em vá­ri­as ins­ti­tui­ções”, afir­mou João Ferreira.
    No fi­nal de 2001 es­ta­vam em cur­so 3400 bol­sas con­ce­di­das di­rec­ta­men­te pe­la FCT, na sequên­cia da apro­va­ção de can­di­da­tu­ras in­di­vi­du­ais apre­sen­ta­das em con­cur­sos públicos.