Polémica: Bolseiros de investigação insatisfeitos

Polémica: Bolseiros de in­ves­ti­ga­ção in­sa­tis­fei­tos

In Diário de Notícias, 19 de Julho 2002

    Os bol­sei­ros de in­ves­ti­ga­ção ci­en­tí­fi­ca es­tão in­sa­tis­fei­tos com a sua si­tu­a­ção. Queixam-se de ser “mão de obra ba­ra­ta” e de não ter re­ga­li­as de se­gu­ran­ça so­ci­al com­pa­tí­veis com a sua ac­ti­vi­da­de nas ins­ti­tui­ções de in­ves­ti­ga­ção. Organizados nu­ma pla­ta­for­ma de bol­sei­ros, ela­bo­ra­ram um do­cu­men­to rei­vin­di­ca­ti­vo que vão le­var à co­mis­são par­la­men­tar com­pe­ten­te na ter­ça-fei­ra. Para já, diz o in­ves­ti­ga­dor-bol­sei­ro João Ferreira, há “si­nais pre­o­cu­pan­tes” na po­lí­ti­ca de ci­ên­cia do no­vo exe­cu­ti­vo. E apon­ta a ex­tin­ção anun­ci­a­da de vá­ri­os ins­ti­tu­tos pú­bli­cos co­mo o mais ne­ga­ti­vo. Mas não é tu­do. Depois de te­rem so­li­ci­ta­do uma au­di­ên­cia ao no­vo mi­nis­tro da Ciência e do Ensino Superior, Pedro Lynce, os bol­sei­ros fo­ram re­me­ti­dos pa­ra o pre­si­den­te da Fundação pa­ra a Ciência e a Tecnologia (FCT).
    “Isto foi há cer­ca de um mês e ain­da não ob­ti­ve­mos res­pos­ta”, dis­se à Agência Lusa, João Ferreira, in­ves­ti­ga­dor do Jardim Botânico da Universidade de Lisboa, e um dos bol­sei­ros que in­te­gra a pla­ta­for­ma.
    Desde Novembro de 2001 que 70 bol­sei­ros de in­ves­ti­ga­ção ci­en­tí­fi­ca se uni­ram nas crí­ti­cas ao es­ta­tu­to que ori­en­ta a sua ac­ti­vi­da­de, re­cla­man­do mais con­di­ções so­ci­ais e de tra­ba­lho. É nes­se sen­ti­do que se apre­sen­tam na ter­ça-fei­ra pe­ran­te a Comissão par­la­men­tar de Educação, Ciência e Cultura.
    Direito a me­lho­res re­ga­li­as de se­gu­ran­ça so­ci­al, bol­sas equi­pa­ra­das a or­de­na­dos de téc­ni­cos com ha­bi­li­ta­ções se­me­lhan­tes e re­vi­são do pa­pel do bol­sei­ro nas ins­ti­tui­ções são al­gu­mas das prin­ci­pais rei­vin­di­ca­ções.
    “Começámos por pe­dir au­di­ên­ci­as aos gru­pos par­la­men­ta­res e ob­ti­vé­mos res­pos­ta de to­dos”, dis­se João Ferreira, in­di­can­do que fal­ta ain­da o en­con­tro com o gru­po do Partido Social Democrata (PSD). A da­ta pro­pos­ta pa­ra o en­con­tro coin­ci­dia com uma ou­tra pre­vi­a­men­te mar­ca­da pa­ra ou­tro gru­po par­la­men­tar, pe­lo que a reu­nião foi adi­a­da, es­tan­do ain­da por es­ta­be­le­cer a da­ta al­ter­na­ti­va, ex­pli­cou o bió­lo­go.
    “Da par­te do an­te­ri­or exe­cu­ti­vo hou­ve sem­pre bas­tan­te aber­tu­ra pa­ra ou­vir os bol­sei­ros, no­me­a­da­men­te por par­te da FCT, mas os pro­ble­mas não se re­sol­ve­ram”, diz João Ferreira. Considera, aliás, que uma das ban­dei­ras do an­ti­go Ministério da Ciência e da Tecnologia (MCT) de Mariano Gago, a for­ma­ção avan­ça­da de re­cur­sos hu­ma­nos, aca­bou por ser­vir pa­ra agra­var ain­da mais a si­tu­a­ção dos bol­sei­ros.
    “Para au­men­tar o nú­me­ro de bol­sei­ros, pro­vo­cou-se um de­crés­ci­mo do va­lor da bol­sa e acen­tu­ou-se o pro­ble­ma da con­di­ção de bol­sei­ro”, su­bli­nha, con­cluin­do que as fa­lhas do sis­te­ma aca­ba­ram por se agra­var.
    Uma das me­di­das do an­te­ri­or exe­cu­ti­vo foi a cri­a­ção do Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica (EBIC), que é, no en­tan­to, omis­so e am­bí­guo re­la­ti­va­men­te a mui­tos dos di­rei­tos e de­ve­res dos bol­sei­ros, le­van­do a si­tu­a­ções de ile­ga­li­da­de e pre­ca­ri­e­da­de la­bo­ral, se­gun­do o in­ves­ti­ga­dor.
    “Não só é in­su­fi­ci­en­te em vá­ri­os pon­tos, co­mo não é cum­pri­do em vá­ri­as ins­ti­tui­ções”.
    O vín­cu­lo co­mo bol­sei­ro a uma ins­ti­tui­ção po­de ir até dez anos, va­ri­an­do con­for­me o grau de pós-gra­du­a­ção a que o bol­sei­ro se can­di­da­ta.
    As prin­ci­pais rei­vin­di­ca­ções con­ti­das no do­cu­men­to a apre­sen­tar ter­ça-fei­ra são o di­rei­to à se­gu­ran­ça so­ci­al com in­te­gra­ção no re­gi­me ge­ral, o re­co­nhe­ci­men­to le­gal do di­rei­to a fé­ri­as e o di­rei­to ao sub­sí­dio de de­sem­pre­go.
    Além dis­so, é pe­di­da a pro­gres­si­va equi­pa­ra­ção do mon­tan­te das bol­sas às re­mu­ne­ra­ções dos tra­ba­lha­do­res com ha­bi­li­ta­ções equi­pa­ra­das.
    Equiparação aos res­tan­tes tra­ba­lha­do­res no usu­fru­to de to­dos os sub­sí­di­os es­ta­be­le­ci­dos por lei, con­ta­gem do pe­río­do de du­ra­ção da bol­sa pa­ra efei­tos de re­for­ma e con­cur­sos pú­bli­cos, al­te­ra­ção do re­gi­me de ex­clu­si­vi­da­de, fis­ca­li­za­ção re­gu­lar pe­las en­ti­da­des com­pe­ten­tes e no­vas va­gas nas car­rei­ras, pa­ra a in­te­gra­ção con­tí­nua e pro­gres­si­va de pes­so­al com vá­ri­os ní­veis de ha­bi­li­ta­ções, são ou­tras rei­vin­di­ca­ções.
    No fim de 2001 es­ta­vam em cur­so 3400 bol­sas con­ce­di­das di­rec­ta­men­te pe­la FCT, na sequên­cia da apro­va­ção de can­di­da­tu­ras in­di­vi­du­ais apre­sen­ta­das em con­cur­sos públicos.