COMUNICADO SOBRE A NORMA TRANSITÓRIA. SETEMBRO DE 2018

Chegámos a se­tem­bro. A in­fa­ti­gá­vel lu­ta que le­vá­mos a ca­bo pa­ra me­lho­rar o mui­to in­su­fi­ci­en­te Diploma de Estímulo ao Emprego Científico, o Decreto-Lei nº57/​2016, con­si­de­ra­vel­men­te al­te­ra­do pe­la Lei nº57/​2017, va­leu a pe­na, mas ain­da não che­gou ao fim.

A his­tó­ria do pro­ces­so é lon­ga, e bem co­nhe­ci­da, e exi­giu por de­ma­si­a­do tem­po to­das as nos­sas for­ças. A nos­sa lu­ta mais ge­ral con­ti­nu­a­rá: a re­vo­ga­ção do Estatuto do Bolseiro de Investigação (EBI). Enquanto exis­tir, per­mi­ti­rá sem­pre o re­cur­so às bol­sas por par­te das ins­ti­tui­ções. A nos­sa po­si­ção é, e sem­pre se­rá, a de que to­das as bol­sas — de in­ves­ti­ga­ção, de ges­tão de ci­ên­cia e tec­no­lo­gia, ou de ou­tro no­me que lhes pos­sa ser atri­buí­do — de­vem ser pu­ra e sim­ples­men­te trans­for­ma­das em con­tra­tos de tra­ba­lho e pos­te­ri­or in­te­gra­ção nas car­rei­ras ade­qua­das. Só des­sa for­ma po­de­rão ser ga­ran­ti­dos di­rei­tos no tra­ba­lho e dig­ni­da­de na pro­fis­são de investigador.

Nesta len­ta e pe­no­sa im­ple­men­ta­ção do em­pre­go ci­en­tí­fi­co con­tá­mos sem­pre com a obs­ta­cu­li­za­ção dos rei­to­res, que tu­do fi­ze­ram pa­ra que es­ta lei não se apli­cas­se — e tu­do ain­da fa­zem pa­ra que não se im­ple­men­te na sua to­ta­li­da­de — e com a mai­or apa­tia por par­te do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e do Governo, fi­can­do, co­mo se an­te­via, in­tei­ra­men­te nas mãos dos bol­sei­ros a lu­ta pe­la im­ple­men­ta­ção de uma lei que sem­pre fi­cou mui­to aquém de tu­do o que os bol­sei­ros jus­ta­men­te merecem.

A gran­de mai­o­ria dos con­cur­sos pa­ra con­tra­tos de in­ves­ti­ga­do­res ao abri­go da Norma Transitória foi aber­ta. Mas não nos es­que­ça­mos que não só não fo­ram aber­tos to­dos os con­cur­sos co­mo mui­tos são os que não pa­re­cem cum­prir com o dis­pos­to na lei.

Sem pre­juí­zo de ações que a ABIC pos­sa to­mar, há du­as si­tu­a­ções pa­ra as quais te­mos de aler­tar que re­que­rem uma ação in­di­vi­du­al dos bol­sei­ros afe­ta­dos: (1) o con­cur­so a que a nor­ma tran­si­tó­ria obri­ga­va não foi ain­da aber­to; e (2) o con­cur­so não foi aber­to pa­ra as fun­ções de­sem­pe­nha­das pe­lo bol­sei­ro que lhe deu origem.

Cumpre-nos agra­de­cer em es­pe­ci­al os inú­me­ros apoi­os ju­rí­di­cos que nos fo­ram fa­cul­ta­dos pe­lo Sindicato dos Professores da Região Centro (SPRC), em par­ti­cu­lar re­la­ti­va­men­te às ori­en­ta­ções que a se­guir indicamos.

O CONCURSO A QUE A NORMA TRANSITÓRIA OBRIGAVA NÃO FOI AINDA ABERTO
Os bol­sei­ros cu­jas fun­ções da­vam ori­gem a con­cur­so pa­ra con­tra­to que não ti­ve­ram ain­da es­sa con­cur­so aber­to de­ve­rão re­a­li­zar um PEDIDO DE INFORMAÇÃO ao ór­gão má­xi­mo exe­cu­ti­vo da sua ins­ti­tui­ção (rei­tor, di­re­tor…) por car­ta re­gis­ta­da com avi­so de re­ce­ção, que de­ve­rá con­ter uma re­da­ção do tipo:

“Findo o pra­zo de 31 de agos­to pa­ra a aber­tu­ra de pro­ce­di­men­tos con­cur­sais pa­ra a contratação de um dou­to­ra­do pa­ra o de­sem­pe­nho das fun­ções por mim de­sem­pe­nha­das, se­gun­do o ar­ti­go 23º do Decreto-Lei nº57/​2017, al­te­ra­do pe­la Lei nº 57/​2017, ve­nho por es­te meio in­qui­rir por­que não foi es­se con­cur­so ain­da aber­to e quan­do se pro­põem a abri-lo… etc.”

Aconselhamos es­tes ca­sos a con­sul­ta­rem um ad­vo­ga­do pa­ra equa­ci­o­na­rem ins­tau­rar uma AÇÃO ADMINISTRATIVA.

No ca­so de o bol­sei­ro já ter si­do in­for­ma­do, por es­cri­to, que o su­pra­ci­ta­do con­cur­so não abri­rá, in­de­pen­den­te­men­te das ra­zões in­vo­ca­das pa­ra tal, de­ve­rá re­a­li­zar uma RECLAMAÇÃO, se­me­lhan­tes ao PEDIDO DE INFORMAÇÃO, e con­sul­tar ime­di­a­ta­men­te um ad­vo­ga­do pa­ra equa­ci­o­na­rem ins­tau­rar uma AÇÃO ADMINISTRATIVA.

O CONCURSO NÃO FOI ABERTO PARA AS FUNÇÕES DESEMPENHADAS PELO BOLSEIRO QUE LHE DEU ORIGEM
Se o edi­tal do con­cur­so não é, de to­do, pa­ra as fun­ções que eram de­sem­pe­nha­das pe­lo bol­sei­ro que lhe deu ori­gem, o bol­sei­ro de­ve­rá con­cor­rer, des­de que pos­sa, não dei­xan­do de efe­tu­ar uma RECLAMAÇÃO, cu­jo con­teú­do po­de­rá ser al­go do tipo:

“Tomei co­nhe­ci­men­to da aber­tu­ra do con­cur­so X, em que o edi­tal de­fi­ne que po­dem con­cor­rer dou­to­ra­dos na área Y. Gostaria de sa­ber que si­tu­a­ção con­tra­tu­al deu ori­gem a es­te con­cur­so, pois o ar­ti­go 23º do DL57, al­te­ra­do pe­la L57, re­fe­re ex­pli­ci­ta­men­te “fun­ções de­sem­pe­nha­das” (pon­to 1), po­rém o edi­tal foi aber­to pa­ra a área Y, ter­mo só pre­sen­te no pon­to 6, que é uma ex­cep­ção ao pon­to 1. Sem pre­juí­zo de apre­sen­tar can­di­da­tu­ra ao mes­mo, ten­do in­for­ma­ção que foi o meu con­tra­to de bol­sa, que­ro apre­sen­tar uma re­cla­ma­ção re­la­ti­va à área es­pe­ci­fi­ca­da pois con­si­de­ro que é de­ma­si­a­do lac­ta, o que ex­tra­va­sa em mui­to as fun­ções que de­sem­pe­nho no âm­bi­to do meu con­tra­to de bol­sa, e con­si­de­ra­das no pon­to 1 do ar­ti­go 23º do DL 57/​2016, al­te­ra­do pe­la Lei 57/​2017, o que me pre­ju­di­ca pois o le­que de in­te­res­sa­dos é mui­to mai­or, ha­ven­do as­sim um au­men­to no uni­ver­so de po­ten­ci­ais con­cor­ren­tes no con­cur­so do que aqui­lo que le­gal­men­te te­ria que ser.”

Se a re­cla­ma­ção é re­la­ti­va às fun­ções a de­sem­pe­nhar, bas­ta adap­tar es­te conteúdo.

Solicitamos que in­for­mem a ABIC, atra­vés do email apoio@​abic-​online.​org, sem­pre que to­ma­rem al­gu­ma des­tas medidas.

A ABIC fa­rá em bre­ve uma de­nún­cia à Inspeção Geral de Educação e Ciência (IGEC) aler­tan­do pa­ra as ins­ti­tui­ções que não cum­pri­ram a lei. Também fa­re­mos pres­são jun­to dos gru­pos par­la­men­ta­res pa­ra que ze­lem pa­ra que o re­cen­te pro­je­to de re­so­lu­ção apro­va­do (nº 1666/​XIII/​3ª) so­bre a fis­ca­li­za­ção e efe­ti­va apli­ca­ção do DL57 te­nha con­sequên­ci­as e es­sa fis­ca­li­za­ção se­ja feita.
Cumprir par­ci­al­men­te a lei não é cum­prir a lei e ne­nhum bol­sei­ro abran­gi­do pe­la Norma Transitória po­de fi­car sem a aber­tu­ra do res­pe­ti­vo con­cur­so, se­ja o con­tra­to fi­nan­ci­a­do ou não pe­la FCT.