Comunicado Reunião FCT – ABIC – 09.02.2021

A Associação dos Bolseiros de Investigação Científica (ABIC) reu­niu no dia 9 de Fevereiro com a Fundação pa­ra a Ciência e a Tecnologia (FCT). Da or­dem de tra­ba­lhos cons­ta­ram um con­jun­to de pro­ble­mas de­ri­va­dos do ac­tu­al con­tex­to pan­dé­mi­co, mas tam­bém pro­ble­mas mais ge­rais re­la­ci­o­na­dos com a or­ga­ni­za­ção do Sistema Científico e Tecnológico Nacional (SCTN). 

 

1. Prorrogação de bol­sas e con­tra­tos por im­pe­di­men­to ou cons­tran­gi­men­tos de­ri­va­dos das ac­tu­ais me­di­das de com­ba­te à pandemia.

A FCT in­di­cou que a me­di­da es­tá a ser ava­li­a­da e de­pen­de de su­por­te le­gal, sem po­der an­te­ci­par mais in­for­ma­ção. No en­tan­to, tal co­mo em 2020, qual­quer de­ci­são de pror­ro­ga­ção das bol­sas con­tem­pla­rá ape­nas as di­rec­ta­men­te fi­nan­ci­a­das pe­la FCT. Relativamente aos pro­jec­tos, man­tém-se o pres­su­pos­to da pror­ro­ga­ção pa­ra a apre­sen­ta­ção dos re­sul­ta­dos e pos­si­bi­li­da­de de tran­si­ção de ver­bas en­tre ru­bri­cas pa­ra alo­ca­ção em re­cur­sos hu­ma­nos, mas não uma do­ta­ção ex­cep­ci­o­nal pa­ra pror­ro­ga­ção das bol­sas e dos con­tra­tos em curso. 

É en­ten­di­men­to da ABIC que a res­pos­ta ime­di­a­ta de com­pen­sa­ção dos cons­tran­gi­men­tos ao cur­so nor­mal dos pla­nos de tra­ba­lho pas­sa pe­la pror­ro­ga­ção de to­das as bol­sas e con­tra­tos a ter­mo, cor­res­pon­den­te ao pe­río­do em que vi­go­ra­rem as me­di­das de con­fi­na­men­to e de en­cer­ra­men­to de in­fra­es­tru­tu­ras es­sen­ci­ais pa­ra in­ves­ti­ga­ção, in­de­pen­den­te­men­te do ti­po de fi­nan­ci­a­men­to (di­rec­to ou indirecto). 

 

2. Prorrogação dos con­cur­sos CEEC e Projectos.

A ABIC re­for­çou a ne­ces­si­da­de de adi­a­men­to dos pra­zos pa­ra sub­mis­são de can­di­da­tu­ras aos con­cur­sos CEEC Individual (4ª Edição) e Projectos de IC&DT em to­dos os do­mí­ni­os ci­en­tí­fi­cos 2021, sa­li­en­tan­do a di­fi­cul­da­de que mui­tos in­ves­ti­ga­do­res es­tão a sen­tir pa­ra con­ci­li­ar a pre­pa­ra­ção de can­di­da­tu­ras ten­do me­no­res a seu cui­da­do. A FCT res­pon­deu que es­te adi­a­men­to es­tá fo­ra de ques­tão e que o ca­len­dá­rio es­ta­va de­fi­ni­do com an­te­ce­dên­cia, in­di­can­do que o que le­vou ao adi­a­men­to dos con­cur­sos em 2020 foi a en­tão iné­di­ta e ines­pe­ra­da si­tu­a­ção de­ri­va­da da pandemia. 

Numa si­tu­a­ção pan­dé­mi­ca em que mes­mo o Governo e quem o acon­se­lha é sur­pre­en­di­do pe­la evo­lu­ção re­pen­ti­na das con­di­ções epi­de­mi­o­ló­gi­cas, a ABIC en­ten­de que a imu­ta­bi­li­da­de do ca­len­dá­rio não po­de ser jus­ti­fi­ca­ção pa­ra não adap­tar os pra­zos à re­a­li­da­de e que, ao con­trá­rio do que se­ria de­se­já­vel, não exis­te uma su­pos­ta adap­ta­ção à rei­te­ra­da “no­va nor­ma­li­da­de”, mas an­tes uma de­te­ri­o­ra­ção das con­di­ções de tra­ba­lho, ca­da vez mais di­fí­cil de gerir. 

Ainda re­la­ti­va­men­te ao con­cur­so pa­ra Projectos IC&DT 2021, a ABIC ques­ti­o­nou a FCT re­la­ti­va­men­te à de­ci­são de atri­buir 1 pon­to de va­lo­ri­za­ção aos IRs com con­tra­to ao abri­go do CEEC. A FCT res­pon­deu que foi uma de­ci­são que pro­cu­rou ir ao en­con­tro de al­gu­mas rei­vin­di­ca­ções da co­mu­ni­da­de, con­si­de­ran­do que os in­ves­ti­ga­do­res com CEEC pas­sa­ram por um pro­ces­so de ava­li­a­ção al­ta­men­te com­pe­ti­ti­vo que de­ve ser va­lo­ri­za­do. A ABIC con­si­de­ra que es­ta de­ci­são não só vai con­tra o prin­cí­pio da igual­da­de, co­mo re­ve­la uma lei­tu­ra to­tal­men­te des­vir­tu­a­da dos con­cur­sos CEEC. Relembramos que, ape­sar de cer­ca de 50% dos can­di­da­tos na úl­ti­ma edi­ção do CEEC Individual te­rem si­do ava­li­a­dos aci­ma do li­mi­ar de “mé­ri­to” es­ta­be­le­ci­do pe­la pró­pria FCT (8 pon­tos em 10), as ta­xas de apro­va­ção ron­da­ram os 8%. Assim, não po­de ser uma qual­quer con­cep­ção de mé­ri­to que nor­teia a ava­li­a­ção das can­di­da­tu­ras e, por is­so, não é ad­mis­sí­vel que a res­pos­ta se­ja a des­va­lo­ri­za­ção dos cer­ca de 90% de in­ves­ti­ga­do­res que, anu­al­men­te, fi­cam de fo­ra des­tes con­cur­sos, in­cluin­do to­dos os ava­li­a­dos aci­ma do li­mi­ar de “mé­ri­to” da FCT. Por ou­tro la­do, en­ten­de­mos que es­ta é uma me­di­da que con­fun­de as rei­vin­di­ca­ções da co­mu­ni­da­de ci­en­tí­fi­ca por­que pre­ten­de apro­xi­mar-se, sem su­ces­so, do mo­de­lo do Investigador FCT, que pre­via ver­bas pa­ra a in­ves­ti­ga­ção. Ora, des­te pon­to de vis­ta, se­ria ex­pec­tá­vel uma do­ta­ção dos con­cur­sos CEEC pa­ra o de­sen­vol­vi­men­to de pro­jec­tos de in­ves­ti­ga­ção, de fac­to, e não a ten­ta­ti­va de col­ma­tar es­ta la­cu­na atra­vés dos con­cur­sos FCT pa­ra Projectos IC&DT, na prá­ti­ca des­va­lo­ri­zan­do não só to­dos os can­di­da­tos que não ti­ve­ram su­ces­so nos CEEC, co­mo to­dos os res­tan­tes mem­bros da co­mu­ni­da­de científica. 

Sobre as au­di­ên­ci­as pré­vi­as e a im­pos­si­bi­li­da­de de sub­mis­são de uma can­di­da­tu­ra pas­sa­da que es­te­ja ain­da em aná­li­se, a FCT fez sa­ber que os re­sul­ta­dos sai­rão an­tes do pra­zo pa­ra a sub­mis­são de candidaturas. 

Entendemos que es­te con­jun­to de me­di­das, com to­das as di­fi­cul­da­des que acar­re­tam, aca­bam por po­ten­ci­ar a de­sis­tên­cia dos in­ves­ti­ga­do­res de pos­sí­veis can­di­da­tu­ras, au­men­tan­do fic­ci­o­nal­men­te as ta­xas de aprovação. 

 

3. Exclusividade e par­ti­ci­pa­ção em Projectos IC&DT

A ABIC con­ti­nua a re­ce­ber de­nún­ci­as de pe­di­dos de ces­sa­ção de par­ti­ci­pa­ção em Projectos IC&DT co­mo con­di­ção pa­ra a con­tra­tu­a­li­za­ção ou re­no­va­ção de uma bol­sa (mes­mo quan­do a par­ti­ci­pa­ção se faz de for­ma não re­mu­ne­ra­da). Tal mo­ti­vou por par­te da ABIC o lan­ça­men­to de um inqué­ri­to so­bre es­ta si­tu­a­ção no prin­cí­pio des­te mês, pe­lo que se vol­tou a ques­ti­o­nar a FCT a es­te res­pei­to, exi­gin­do uma cla­ri­fi­ca­ção de pro­ce­di­men­tos. A FCT in­di­cou que a par­ti­ci­pa­ção em Projectos de IC&DT não in­ter­fe­re na con­di­ção de ex­clu­si­vi­da­de, des­de que não co­lo­que em cau­sa a exe­cu­ção do pla­no de tra­ba­lhos nem vá con­tra os prin­cí­pi­os es­ta­be­le­ci­dos no ar­ti­go 5º do Estatuto do Bolseiro de Investigação. 

De fac­to, es­ta foi a res­pos­ta que a FCT deu a um e-mail por par­te da ABIC com pe­di­do de es­cla­re­ci­men­tos a es­te res­pei­to. No en­tan­to, os re­sul­ta­dos do ques­ti­o­ná­rio, ape­sar de da­rem con­ta de ca­sos que se re­sol­ve­ram com a emis­são de uma de­cla­ra­ção de com­pro­mis­so (sem ha­ver obri­ga­to­ri­e­da­de de ces­sar a par­ti­ci­pa­ção em pro­jec­tos), dão igual­men­te con­ta de ca­sos em que foi exi­gi­da a ces­sa­ção de par­ti­ci­pa­ção em Projectos de IC&DT quan­do não ha­via lu­gar a re­mu­ne­ra­ção, pe­lo que fi­ca em aber­to es­ta du­a­li­da­de de pro­ce­di­men­tos. Tal co­mo an­te­ri­or­men­te, a ABIC vol­tou a ape­lar jun­to da FCT pa­ra que ha­ja uma mai­or sen­si­bi­li­za­ção pa­ra es­te cons­tan­te en­tra­ve à vi­da e à par­ti­ci­pa­ção ci­en­tí­fi­ca dos bol­sei­ros e in­ves­ti­ga­do­res. Tendo em con­ta es­ta in­for­ma­ção, a ABIC pe­de a to­dos os bol­sei­ros con­fron­ta­dos com es­ta si­tu­a­ção que nos dêem co­nhe­ci­men­to, por for­ma a que pos­sa­mos re­por­tar o ca­so. O for­mu­lá­rio pa­ra pre­en­chi­men­to en­con­tra-se aber­to pa­ra si­tu­a­ções fu­tu­ras que ve­nham a sur­gir (em https://forms.gle/J1uoCSDyCg9cBfga6). 

 

4. Actualização anu­al do va­lor das bolsas

A ABIC ques­ti­o­nou a FCT so­bre a ac­tu­a­li­za­ção do va­lor das bol­sas «ten­do em con­si­de­ra­ção o va­lor da Retribuição Mensal Garantida» (sic), pre­sen­te no Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT. A FCT ga­ran­tiu que o pro­ces­so es­tá em cur­so e que os seus ser­vi­ços es­tão cor­ren­te­men­te a tra­tar dos pro­ce­di­men­tos, não ha­ven­do ain­da pre­vi­são pa­ra a actualização.

A ABIC con­si­de­ra que a FCT de­ve ser a pri­mei­ra a cum­prir o Regulamento que a pró­pria apro­vou, es­tan­do já em atra­so re­la­ti­va­men­te ao dia 31 de Janeiro do cor­ren­te ano, da­ta pre­vis­ta pa­ra a de­ter­mi­na­ção da ac­tu­a­li­za­ção do va­lor das bol­sas (ar­ti­go 18.º, n.º 2). 

 

5. Outros assuntos

A ABIC abor­dou ain­da ou­tros pon­tos jun­to da Direcção da FCT:

a) Exigência de re­si­dên­cia per­ma­nen­te: des­ta­ca-se o pro­ble­ma de, no ca­so de can­di­da­tu­ra a bol­sa mis­ta, ser pe­di­do um tí­tu­lo de re­si­dên­cia per­ma­nen­te em Portugal, si­tu­a­ção que di­fi­cul­ta o aces­so a es­ta ti­po­lo­gia de bol­sa a ci­da­dãos de na­ci­o­na­li­da­de não por­tu­gue­sa que, ain­da que a ha­bi­tar de for­ma per­ma­nen­te em Portugal, não con­se­gui­ram ob­ter o tí­tu­lo de re­si­dên­cia per­ma­nen­te. Não ten­do si­do re­sol­vi­da a ques­tão, a ABIC sen­te a ne­ces­si­da­de de apro­fun­dar o de­ba­te em tor­no des­te pro­ble­ma no futuro;

b) Concurso FCT-AKDN 2019: foi in­di­ca­do que os re­sul­ta­dos sai­rão ain­da es­te mês;

c) Período pa­ra con­tra­tu­a­li­za­ção: foi fei­to um ape­lo pa­ra que os pe­di­dos de as­si­na­tu­ra de con­tra­to após os 90 di­as re­gu­la­men­ta­res pos­sam ser mais fa­cil­men­te con­ce­di­dos nas si­tu­a­ções em que o can­di­da­to que ti­ver ob­ti­do apro­va­ção no con­cur­so se en­con­tre a fi­na­li­zar um ou­tro con­tra­to ain­da vi­gen­te. Este pro­ble­ma ma­ni­fes­ta-se, mai­o­ri­ta­ri­a­men­te, em si­tu­a­ções em que o in­ves­ti­ga­dor se en­con­tra a con­cluir um con­tra­to na fa­se fi­nal de Projecto.

 

A ABIC con­si­de­ra que, pa­ra além da ma­ni­fes­ta in­su­fi­ci­ên­cia das res­pos­tas da­das pe­la FCT, es­tá em cau­sa uma vi­são es­tra­té­gi­ca pa­ra a ci­ên­cia que não pro­cu­ra in­ves­tir nem apoi­ar os tra­ba­lha­do­res ci­en­tí­fi­cos. Ainda que exis­ta um pro­ble­ma de sub­fi­nan­ci­a­men­to cró­ni­co, não ad­vém daí o prin­ci­pal obs­tá­cu­lo ao in­ves­ti­men­to nas pes­so­as e à des­bu­ro­cra­ti­za­ção dos pro­ces­sos. Mantém-se na FCT a ideia de que os con­cur­sos são jus­tos, sob a fal­sa pre­mis­sa da me­ri­to­cra­cia e de uma pre­ten­sa von­ta­de de des­cen­tra­li­zar tan­to o fi­nan­ci­a­men­to co­mo a con­tra­tu­a­li­za­ção via FCT pa­ra ou­tros pro­gra­mas. A ABIC en­ten­de que um ca­mi­nho di­ri­gi­do por vi­sões uti­li­ta­ris­tas da ci­ên­cia, olhan­do pa­ra o in­ves­ti­ga­dor co­mo res­pon­sá­vel úl­ti­mo pe­la sua pre­ca­ri­e­da­de, sem con­si­de­rar to­do o con­tex­to que o ro­deia, é pre­ci­sa­men­te uma das prin­ci­pais cau­sas dos ac­tu­ais pro­ble­mas da in­ves­ti­ga­ção ci­en­tí­fi­ca em Portugal.

 

Mantém-se ac­tu­al a lu­ta de sem­pre da ABIC por me­lho­res con­di­ções pa­ra to­dos os tra­ba­lha­do­res ci­en­tí­fi­cos, a lu­ta pe­la re­vo­ga­ção do Estatuto do Bolseiro de Investigação, a lu­ta pe­la in­te­gra­ção de to­dos em car­rei­ras dig­nas e com di­rei­tos – a lu­ta em que es­ta­mos to­dos e em que con­ta­mos com todos.