Comunicado: COVID19 Confinamento Geral II

A Associação dos Bolseiros de Investigação Científica (ABIC) en­ca­ra com gran­de pre­o­cu­pa­ção es­te no­vo con­fi­na­men­to, ci­en­te dos cons­tran­gi­men­tos que ad­vi­rão das no­vas me­di­das de con­tin­gên­cia anun­ci­a­das pe­lo Governo. Não des­cu­ran­do a se­ri­e­da­de da ac­tu­al si­tu­a­ção epi­de­mi­o­ló­gi­ca — de res­to, vá­ri­as áre­as do nos­so sec­tor es­tão há mui­to mo­bi­li­za­das pa­ra dar res­pos­ta à pan­de­mia — con­si­de­ra­mos que os bol­sei­ros de in­ves­ti­ga­ção ci­en­tí­fi­ca têm, tal co­mo to­dos os tra­ba­lha­do­res, ne­ces­sa­ri­a­men­te de ter a de­vi­da pro­tec­ção so­ci­al nas ac­tu­ais circunstâncias. 

Sabemos as con­sequên­ci­as que sur­gi­rão no se­gui­men­to de um no­vo con­fi­na­men­to. Conhecemo-las por­que os bol­sei­ros pas­sa­ram por elas até há bem pou­cos me­ses. Para agra­var, al­guns des­tes bol­sei­ros ain­da não con­se­gui­ram com­pen­sar o tra­ba­lho per­di­do. Em fa­ce das no­vas me­di­das, é mais uma vez a con­sul­ta em ar­qui­vos e bi­bli­o­te­cas que fi­ca adi­a­da, é a tem­po­ra­da pre­vis­ta fo­ra de Portugal que fi­ca im­pos­si­bi­li­ta­da, é o tra­ba­lho de cam­po que fi­ca hi­po­te­ca­do; é tam­bém o im­pac­to psi­co­ló­gi­co do iso­la­men­to pro­fi­lác­ti­co, a ne­ces­si­da­de de cui­dar e acom­pa­nhar os fi­lhos, e a ur­gên­cia de dar apoio a familiares. 

O que a ABIC vem as­sim ques­ti­o­nar não são as me­di­das pa­ra com­ba­ter a pan­de­mia, mas sim as me­di­das de apoio aos bol­sei­ros. De fac­to, per­ce­be­mos que, ape­sar da si­tu­a­ção já não ser no­va (tem já vá­ri­os me­ses), mais uma vez, não es­tão pre­vis­tas quais­quer me­di­das de apoio aos mi­lha­res de bol­sei­ros que não têm aces­so à mais bá­si­ca pro­tec­ção so­ci­al. Como agra­van­te, dos pe­que­nos pas­sos que fo­ram da­dos nes­te sen­ti­do, per­ce­be­mos tam­bém que nem se­quer a lei es­tá a ser cum­pri­da: mui­tas Universidades es­tão a re­cu­sar-se a pror­ro­gar os pra­zos de en­tre­ga de te­ses sem pa­ga­men­to adi­ci­o­nal de pro­pi­nas até ao fi­nal do pre­sen­te ano lec­ti­vo, con­tra­ri­an­do a Lei do Orçamento de Estado de 2021.

A ABIC con­si­de­ra im­por­tan­te que to­das as me­di­das de com­ba­te à pan­de­mia se­jam adop­ta­das nas pro­por­ções in­di­ca­das pe­los es­pe­ci­a­lis­tas, mas o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior tem obri­ga­to­ri­a­men­te de sal­va­guar­dar o tra­ba­lho e a pro­tec­ção so­ci­al dos bol­sei­ros de in­ves­ti­ga­ção que de­sen­vol­vem os seus pla­nos de tra­ba­lho em con­di­ções al­ta­men­te pre­cá­ri­as. Num sis­te­ma em que a pre­vi­são de in­te­gra­ção na car­rei­ra não exis­te (mui­tas ve­zes nem se­quer a pre­vi­são de vir a ter um con­tra­to de tra­ba­lho a ter­mo) e em que a quan­ti­da­de de pro­du­ção ci­en­tí­fi­ca tem um pe­so de­ci­si­vo nas ava­li­a­ções, o im­pac­to dos atra­sos nos pla­nos de tra­ba­lho sig­ni­fi­ca um fu­tu­ro de me­ses sem re­mu­ne­ra­ção até ao tér­mi­no do que fo­ra es­ti­pu­la­do, sig­ni­fi­ca es­pe­rar que as cro­no­lo­gi­as coin­ci­dam pa­ra ha­ver a pos­si­bi­li­da­de de can­di­da­tu­ra a no­vo con­cur­so, e sig­ni­fi­ca a pos­si­bi­li­da­de de hi­po­te­car um fu­tu­ro con­cur­so por mo­ti­vo do de­crés­ci­mo (em mui­tos ca­sos ine­vi­tá­vel) da pro­du­ção ci­en­tí­fi­ca nes­ta fase.

Assim, a ABIC vem de­fen­der, sem pre­juí­zo de ou­tras me­di­das a adop­tar, que o Governo ins­trua a FCT e de­mais en­ti­da­des fi­nan­ci­a­do­ras pa­ra a pror­ro­ga­ção de to­das as bol­sas, pror­ro­ga­ção es­ta a ser ajus­ta­da ao pe­río­do de con­fi­na­men­to que se vi­er a ve­ri­fi­car. De acor­do com os da­dos re­co­lhi­dos pe­la ABIC no inqué­ri­to re­a­li­za­do em 2020, in­de­pen­den­te­men­te do tra­ba­lho à dis­tân­cia que os bol­sei­ros de in­ves­ti­ga­ção pu­de­ram e po­de­rão re­a­li­zar, to­dos os bol­sei­ros ti­ve­ram atra­sos sig­ni­fi­ca­ti­vos no de­sen­vol­vi­men­to dos seus pla­nos de tra­ba­lho, atra­sos es­tes que mui­to pro­va­vel­men­te se irão agu­di­zar com o pre­sen­te pe­río­do de con­fi­na­men­to de­cre­ta­do. Garantir que to­dos os pla­nos de tra­ba­lho se po­dem con­ti­nu­ar a de­sen­vol­ver sem pre­juí­zo nos seus ob­je­ti­vos fi­nais, em mui­tos ca­sos já re­vis­tos no ano de 2020, exi­ge que o pe­río­do de con­fi­na­men­to se­ja acom­pa­nha­do pe­la pror­ro­ga­ção de to­das as bol­sas de investigação.

Por úl­ti­mo, a ABIC in­for­ma que re­que­reu uma reu­nião com a Presidência da FCT, à se­me­lhan­ça do que su­ce­deu em Março de 2020, pa­ra, en­tre ou­tros as­sun­tos, exi­gir que to­das as bol­sas de in­ves­ti­ga­ção ci­en­tí­fi­ca vi­gen­tes — di­rec­ta ou in­di­rec­ta­men­te fi­nan­ci­a­das pe­la FCT — se­jam prorrogadas.

 

15 de Janeiro de 2021

ABIC – Associação dos Bolseiros de Investigação Científica