reunião_​FCT

Reunião FCT (25 – 10-2017)

Caros Colegas,

A ABIC reu­niu na se­ma­na pas­sa­da com a Presidência da FCT pa­ra es­cla­re­cer­mos o atra­so na di­vul­ga­ção dos re­sul­ta­dos do Concurso Individual de Bolsas de 2016. Como é sa­bi­do, o Regulamento dá co­mo li­mi­te o pra­zo de 90 di­as úteis a con­tar des­de a da­ta de en­cer­ra­men­to das can­di­da­tu­ras (23 de no­vem­bro) mas a FCT es­ta­be­le­ceu um no­vo pra­zo: 28 de fe­ve­rei­ro. A ABIC apre­sen­tou as con­sequên­ci­as que es­te atra­so pro­vo­ca na vi­da dos bol­sei­ros e aler­tou pa­ra o fac­to de es­ta má prá­ti­ca ser cons­tan­te por par­te da FCT.

O Presidente da FCT, Paulo Ferrão, jus­ti­fi­cou o atra­so com as al­te­ra­ções nas re­gras de ele­gi­bi­li­da­de. Em par­ti­cu­lar, a pos­si­bi­li­da­de de não mes­tres e até não li­cen­ci­a­dos se po­de­rem can­di­da­tar te­rá si­do res­pon­sá­vel por cer­ca de mais 550 can­di­da­tu­ras com pro­ces­sos de ve­ri­fi­ca­ção dos cur­rí­cu­los mais com­ple­xos. A FCT la­men­ta e pe­de des­cul­pa pe­la si­tu­a­ção afir­man­do que, ain­da que a in­ten­ção se­ja boa, a lo­gís­ti­ca as­so­ci­a­da po­de não com­pen­sar e re­a­va­li­a­rá a ma­nu­ten­ção de cri­té­ri­os tão aber­tos. O ele­va­do nú­me­ro de can­di­da­tu­ras e no­vas con­di­ções im­pos­tas aos pai­néis de ava­li­a­do­res tam­bém atra­sa­ram o pro­ces­so de ava­li­a­ção. Foi ain­da rei­te­ra­do o com­pro­mis­so de que as bol­sas po­de­rão ter da­ta de iní­cio em ou­tu­bro de 2016 com a ga­ran­tia do pa­ga­men­to de re­tro­a­ti­vos. No en­tan­to, a ques­tão da ex­clu­si­vi­da­de (ao abri­go do Estatuto do Bolseiro de Investigação, ar­ti­go 5º, e do Regulamento de Bolsas FCT 2015, ar­ti­go 22º) im­põe que o can­di­da­to fi­que à es­pe­ra dos re­sul­ta­dos até fi­nal de Fevereiro sem au­fe­rir ren­di­men­tos e sem sa­ber se de­ve ou não ini­ci­ar o pla­no de tra­ba­lhos, pe­lo que o pa­ga­men­to de re­tro­a­ti­vos não re­sol­ve o pro­ble­ma cri­a­do pe­lo atra­so de três me­ses na di­vul­ga­ção dos re­sul­ta­dos do Concurso e que afe­ta mais de 5000 candidatos.

A ABIC abor­dou ain­da a ne­ces­si­da­de de se atu­a­li­za­rem os va­lo­res das bol­sas. No mo­men­to de dis­cus­são do Orçamento de Estado (OE) pa­ra 2017, gos­ta­ría­mos que es­ta ques­tão fos­se ti­da em con­ta, uma vez que há qua­se 15 anos que os va­lo­res das bol­sas se man­têm. Sugerimos ain­da que o pa­ga­men­to dos emo­lu­men­tos aquan­do da en­tre­ga das te­ses pu­des­se ser pa­go com as ver­bas que a FCT trans­fe­re pa­ra a ins­ti­tui­ção (e que co­brem pro­pi­nas, ta­xa de ins­cri­ção, se­gu­ro) ou, me­lhor ain­da, que es­sa ver­ba fos­se en­tre­gue ao bol­sei­ro e o pró­prio efe­tu­as­se es­ses pa­ga­men­tos. O Presidente da FCT ano­tou es­ta su­ges­tão e pro­me­teu analisá-la.

Para além da reu­nião com a FCT, a ABIC tem reu­ni­do com os vá­ri­os gru­pos par­la­men­ta­res pa­ra que o OE te­nha em con­ta me­di­das que dig­ni­fi­ca­ri­am a vi­da dos bol­sei­ros, tais co­mo: a atu­a­li­za­ção dos va­lo­res das bol­sas; re­po­si­ção de sub­sí­di­os re­ti­ra­dos e a in­clu­são dos bol­sei­ros no re­gi­me ge­ral de se­gu­ran­ça social.

Neste mo­men­to par­ti­cu­lar, a ABIC ape­la a to­dos os bol­sei­ros que no dia 23 de no­vem­bro, às 13h30, se con­cen­trem jun­to à por­ta da FCT pa­ra exigirmos:

- res­pei­to pe­lo cum­pri­men­to dos pra­zos por par­te da FCT;

- atu­a­li­za­ção do va­lor das bolsas;

- re­po­si­ção dos sub­sí­di­os retirados;

- in­clu­são dos bol­sei­ros no re­gi­me ge­ral da se­gu­ran­ça so­ci­al.