Reunião com o MCTES

A ABIC reu­niu no pas­sa­do dia 14 de ja­nei­ro com o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, e com a Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Maria Fernanda Rollo. A au­di­ên­cia foi mar­ca­da, a pe­di­do da ABIC, no âm­bi­to da cri­a­ção do Grupo de Reflexão so­bre o Futuro da FCT do qual não cons­tam bol­sei­ros, cu­jas re­fle­xões, a nos­so ver, têm de ser ou­vi­das nes­te pro­ces­so.
A tu­te­la pre­ten­de re­es­ta­be­le­cer a con­fi­an­ça per­di­da, du­ran­te a an­te­ri­or le­gis­la­tu­ra e, du­ran­te a reu­nião, ape­lou ao con­tri­bu­to dos bol­sei­ros atra­vés da ABIC nas ques­tões re­la­ci­o­na­das com a FCT e na “de­fi­ni­ção dos ter­mos de re­fe­rên­cia” da ava­li­a­ção do sis­te­ma que re­que­reu, de­pois de um lap­so de 10 anos, à OCDE.
A ABIC con­gra­tu­la-se com al­gu­mas das me­di­das anun­ci­a­das, de­sig­na­da­men­te a in­ten­ção de re­ju­ve­nes­cer o cor­po do­cen­te, nas uni­ver­si­da­des e po­li­téc­ni­cos, e de in­ves­ti­ga­ção com po­lí­ti­cas ati­vas de re­cru­ta­men­to, o com­ba­te ao em­pre­go pre­cá­rio e a pre­vi­são da pas­sa­gem das bol­sas Pós-dou­to­ra­men­to a con­tra­to de tra­ba­lho (ape­sar de não te­rem si­do re­ve­la­dos os mol­des des­se pro­ces­so).
A ABIC la­men­ta que não te­nha si­do de­mons­tra­da da par­te da tu­te­la ne­nhu­ma in­ten­ção de re­vo­gar o atu­al Estatuto do Bolseiro de Investigação, de pas­sar to­das as bol­sas a con­tra­tos de tra­ba­lho, mos­tran­do-se in­ca­paz de re­sol­ver, uma vez mais, o bi­nó­mio do tra­ba­lha­dor ci­en­tí­fi­co con­tra­ta­do por bol­sa – ca­so que abran­ge uma boa par­te dos in­ves­ti­ga­do­res.
Sobre a atu­a­li­za­ção dos va­lo­res das bol­sas, con­ge­la­das des­de 2001, e a re­cu­pe­ra­ção dos di­rei­tos per­di­dos, nos úl­ti­mos anos, o Ministro mos­trou al­gu­ma aber­tu­ra, no­me­a­da­men­te com uma va­lo­ri­za­ção na­tu­ral de­cor­ren­te da re­po­si­ção dos cor­tes na fun­ção pú­bli­ca, sem avan­çar me­di­das concretas.