Resumo da reunião entre a ABIC e a FCT

A Direção da Associação de Bolseiros de Investigação Científica (ABIC) reu­niu com a Direção da Fundação pa­ra a Ciência e Tecnologia (FCT) no dia 30 de Junho de 2017, ten­do abor­da­do vá­ri­as ques­tões que são do in­te­res­se ge­ral pa­ra os bol­sei­ros de in­ves­ti­ga­ção e de­mais tra­ba­lha­do­res ci­en­tí­fi­cos.
 
Em pri­mei­ro lu­gar, im­por­ta su­bli­nhar a in­for­ma­ção da­da pe­la FCT re­fe­ren­te ao Decreto-Lei 57/​2016. A FCT in­for­mou que ain­da tem bas­tan­tes dú­vi­das so­bre a Norma tran­si­tó­ria e que pe­diu es­cla­re­ci­men­tos ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES). Segundo a Direção da FCT, as dú­vi­das pren­dem-se com o fac­to de in­ter­pre­ta­rem a no­va NT co­mo abran­gen­do to­dos os dou­to­ra­dos (bol­sei­ros ou não), de­cor­ren­do daí a pos­si­bi­li­da­de de a FCT vir a fi­nan­ci­ar to­dos es­ses con­tra­tos (in­cluin­do aque­les pa­ra a car­rei­ra de do­cên­cia e de in­ves­ti­ga­ção – nº 6 do ar­ti­go 23º), o que com­por­ta­rá evi­den­tes im­pli­ca­ções or­ça­men­tais. 
A ABIC e a FCT con­cor­da­ram que é ne­ces­sá­rio acom­pa­nhar a si­tu­a­ção dos re­cém-dou­to­ra­dos, por­que po­de­rão sair pre­ju­di­ca­dos com a di­mi­nui­ção do or­ça­men­to da FCT pa­ra ou­tras áre­as, no­me­a­da­men­te no que res­pei­ta aos con­cur­sos pa­ra dou­to­ra­dos ao abri­go do Regulamento do Emprego Científico, em be­ne­fí­cio do cum­pri­men­to das ne­ces­si­da­des da Norma Transitória, nos quais os re­cém-dou­to­ra­dos não es­tão abran­gi­dos. Para a ABIC é cla­ro que is­to se­ria fa­cil­men­te re­sol­vi­do com o au­men­to do or­ça­men­to pa­ra a FCT e pa­ra a Ciência, e com a de­vi­da apli­ca­ção do Decreto-Lei 57/​2016 que, ape­sar da sua nor­ma tran­si­tó­ria, pre­vê a aber­tu­ra de con­cur­sos pe­las uni­ver­si­da­des e ins­ti­tui­ções de I&D pa­ra in­ves­ti­ga­do­res em di­ver­sas fa­ses da sua car­rei­ra. 
 
Sobre as ra­zões do des­pe­di­men­to dos bol­sei­ros da FCT, a ABIC foi in­for­ma­da de que na opi­nião da FCT exis­tiu vi­o­la­ção do re­gi­me de ex­clu­si­vi­da­de e da não de­cla­ra­ção atem­pa­da de po­ten­ci­ais con­fli­tos de in­te­res­ses. Isto por­que es­tes bol­sei­ros de­sem­pe­nha­vam ta­re­fas ad­mi­nis­tra­ti­vas no âm­bi­to de pro­ces­sos de ava­li­a­ção no qua­dro da pró­pria FCT. Havendo as­pe­tos con­tra­di­tó­ri­os que não po­dem ser ne­gli­gen­ci­a­dos, é cla­ro pa­ra a ABIC que es­te ca­so ja­mais acon­te­ce­ria se a pró­pria FCT não es­ti­ves­se a uti­li­zar abu­si­va­men­te a fi­gu­ra do Bolseiro de Investigação e a con­tra­tar in­ves­ti­ga­do­res com bol­sa pa­ra de­sem­pe­nhar ta­re­fas que pre­su­mem o es­ta­be­le­ci­men­to de um con­tra­to de tra­ba­lho. Por ou­tro la­do, a ABIC in­for­mou a FCT que nos têm che­ga­do re­cen­te­men­te ca­sos de ex­ces­si­vo ze­lo por par­te dos ser­vi­ços ad­mi­nis­tra­ti­vos da FCT, que so­li­ci­tam do­cu­men­tos e com­pro­va­ti­vos adi­ci­o­nais pa­ra ates­tar do cum­pri­men­to da obri­ga­ção de ex­clu­si­vi­da­de por par­te dos bol­sei­ros, exi­gin­do aos mes­mos que for­ma­li­zem o seu afas­ta­men­to de ati­vi­da­des que não im­pli­cam qual­quer ti­po de vi­o­la­ção do es­ta­tu­to do bol­sei­ro. A FCT in­for­mou que irá pro­cu­rar cor­ri­gir al­gu­mas prá­ti­cas.
 
Outra ques­tão abor­da­da foi a da Maternidade/​Paternidade nas bol­sas de pro­je­to. Ao con­trá­rio do que pre­ve­em as bol­sas in­di­vi­du­ais da FCT, os bol­sei­ros de pro­je­to, na sua mai­o­ria, não po­dem op­tar por re­ce­ber o sub­sí­dio de pa­ren­ta­li­da­de por in­tei­ro, uma vez que é ale­ga­do que es­sa des­pe­sa não é ele­gí­vel. Neste ca­so, a FCT com­pro­me­teu-se a tor­nar ex­pli­ci­ta­men­te ele­gí­vel es­sa despesa.

Em dis­cus­são es­te­ve ain­da o tó­pi­co re­la­ti­vo ao ex­ce­den­te das pro­pi­nas pa­gas pe­la FCT e o seu uso pe­las Universidades. A ABIC expôs mais uma vez es­te pro­ble­ma, re­fe­rin­do que es­tas ver­bas, im­pu­ta­das ao con­tra­to de bol­sa ce­le­bra­do com o in­ves­ti­ga­dor, são en­ca­mi­nha­das pa­ra as Universidades e por elas usa­das de for­ma dis­tin­ta, na mai­o­ria das ve­zes não re­ver­ten­do a fa­vor do bol­sei­ro. Também nes­te ca­so a FCT com­pro­me­teu-se a pro­por uma reu­nião com o CRUP pa­ra abor­dar es­ta ques­tão e per­ce­ber os pro­ce­di­men­tos que es­tão em causa.

No de­cor­rer da reu­nião foi ain­da abor­da­da a ques­tão da as­si­na­tu­ra dos con­tra­tos do con­cur­so de 2016. A ABIC foi es­cla­re­ci­da de que to­dos os con­tra­tos com iní­cio en­tre ou­tu­bro de 2016 e abril de 2017 es­tão pron­tos (sal­vo ra­ras ex­ce­ções) e que o con­cur­so de bol­sas de 2017 es­tá a de­cor­rer den­tro dos pra­zos. Referente a es­te úl­ti­mo con­cur­so (2017), es­tão a de­cor­rer as reu­niões dos pai­néis de ava­li­a­ção e os re­sul­ta­dos sai­rão no fi­nal de julho/​agosto.

Finalmente, um con­jun­to de ou­tros as­pe­tos foi dis­cu­ti­do, re­la­ci­o­na­do com os se­gu­ros de aci­den­tes de trabalho/​pessoais (ten­do-se a FCT com­pro­me­ti­do a ave­ri­guar es­ta ques­tão e a dis­po­ni­bi­li­zar a apó­li­ce do se­gu­ro de aci­den­tes pes­so­ais no seu si­te); ou so­bre a atu­al for­ma da FCT pre­ver a du­ra­ção má­xi­ma de con­tra­tos (igua­lan­do-a, a par­tir do Concurso de 2016, àque­la que foi a du­ra­ção pre­vis­ta pe­los can­di­da­tos no for­mu­lá­rio de con­cur­so, e não à du­ra­ção má­xi­ma es­ta­be­le­ci­da no re­gu­la­men­to de bol­sas). Discussão que do­ta a ABIC de ins­tru­men­tos re­for­ça­dos de in­ter­ven­ção e es­cla­re­ci­men­to jun­to dos bolseiros. 

Em su­ma, ape­sar do aco­lhi­men­to po­si­ti­vo da atu­al Direção da FCT pa­ra al­guns pro­ble­mas pro­ces­su­ais iden­ti­fi­ca­dos e pa­ra as­pe­tos as­so­ci­a­dos a me­lho­ri­as da con­di­ção do bol­sei­ro, des­ta reu­nião com a Direção da FCT, a Direção da ABIC sai ain­da al­ta­men­te pre­o­cu­pa­da com os atra­sos que a pró­pria FCT an­te­ci­pa pa­ra a apli­ca­ção do DL 57/​2016 e pa­ra a pas­sa­gem de mi­lha­res de bol­sei­ros a con­tra­ta­dos. Por ou­tro la­do, a si­tu­a­ção dos bol­sei­ros re­cém-dou­to­ra­dos e/​ou de pro­je­to po­de­rá in­clu­si­va­men­te agra­var-se, o que ne­ces­si­ta de uma res­pos­ta ime­di­a­ta por par­te da FCT e do Governo.
A ABIC con­ti­nu­a­rá a exi­gir e a pres­si­o­nar a FCT pa­ra que to­das as me­di­das se­jam to­ma­das em no­me da dig­ni­da­de da­que­les que fa­zem Ciência em Portugal e pa­ra a re­vo­ga­ção do Estatuto do Bolseiro de Investigação.