Despedimentos na FCT

A ABIC con­de­na ve­e­men­te­men­te o des­pe­di­men­to de dois co­le­gas bol­sei­ros de Gestão de Ciência e Tecnologia, por par­te da FCT, on­de exer­ci­am fun­ções.
O des­pe­di­men­to des­tes co­le­gas não es­tá in­tei­ra­men­te jus­ti­fi­ca­do, uma vez que a FCT in­vo­ca a vi­o­la­ção da ex­clu­si­vi­da­de pe­la par­ti­ci­pa­ção dos bol­sei­ros ago­ra des­pe­di­dos em ac­ti­vi­da­des não re­mu­ne­ra­das, bem co­mo uma ques­tão de con­fli­to de interesses. 

A uti­li­za­ção pou­co ri­go­ro­sa da cláu­su­la de ex­clu­si­vi­da­de pa­ra jus­ti­fi­car o des­pe­di­men­to des­tes co­le­gas abre um pe­ri­go­so pre­ce­den­te, agra­va­do por ter si­do a pró­pria FCT a ins­ti­tui­ção que a ale­gou de mo­do in­jus­ti­fi­ca­do e banal. 

O ar­gu­men­to do con­fli­to de in­te­res­ses le­van­ta ou­tras ques­tões, já que a FCT tem en­con­tra­do ou­tras so­lu­ções que não a ex­clu­são ab­so­lu­ta de in­ves­ti­ga­do­res com ba­se nes­sa pre­mis­sa. É ca­so dis­so, por exem­plo, a cons­ti­tui­ção dos Painéis de Avaliação de Concursos, on­de a ques­tão do Conflito de Interesses é re­sol­vi­do de for­ma bas­tan­te mais flexível.

A FCT de­via ze­lar e ar­bi­trar os ca­sos de abu­so de que, em não pou­cas oca­siões, os bol­sei­ros de in­ves­ti­ga­ção são al­vo pe­la in­ter­pre­ta­ção abu­si­va do EBI e dos re­gu­la­men­tos de bol­sas por par­te das en­ti­da­des que os con­tra­tam. A ina­cei­tá­vel de­ci­são to­ma­da pe­la FCT fra­gi­li­za ain­da mais a con­di­ção dos tra­ba­lha­do­res ci­en­tí­fi­cos que, sem vín­cu­lo con­tra­tu­al, es­tão já nu­ma si­tu­a­ção mui­to precária.

A ABIC exi­ge a ime­di­a­ta re­ad­mis­são dos bol­sei­ros des­pe­di­dos e so­li­ci­ta que a tu­te­la se pro­nun­cie so­bre es­tes des­pe­di­men­tos. A ABIC con­si­de­ra ain­da que a  úni­ca ati­tu­de ade­qua­da por par­te do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior se­rá anu­lar a or­dem de can­ce­la­men­to dos con­tra­tos de bol­sa dos dois bol­sei­ros ago­ra des­pe­di­dos de mo­do uni­la­te­ral por par­te da FCT. A pre­sen­te me­di­da em na­da acre­di­ta a mu­dan­ça de es­ti­lo anun­ci­a­da pe­lo se­nhor Ministro quan­do de­li­ne­ou po­lí­ti­ca de ac­ção no iní­cio do mandato.