Regulamento 2016

No pas­sa­do mês de Junho, quan­do o Regulamento do Concurso de Bolsas in­di­vi­du­ais de 2016 foi co­nhe­ci­do, a ABIC apon­tou al­guns as­pec­tos que pre­ci­sa­vam de ser al­te­ra­dos (http://​abic​-on​li​ne​.org/​i​n​dex.php/​component/​content/​article/​14/537-re­gu­la­men­to-bol­sas-2016), no­me­a­da­men­te no que diz res­pei­to à ex­clu­são, pe­na­li­za­ção e bo­ni­fi­ca­ção de can­di­da­tos de acor­do com di­fe­ren­tes critérios.

Recentemente, em ar­ti­cu­la­ção com a ABIC, al­guns can­di­da­tos ao Concurso pa­ra a Atribuição de Bolsas de Pós-Doutoramento 2016 da Fundação pa­ra a Ciência e pa­ra a Tecnologia (FCT) reu­ni­ram in­for­mal­men­te com o vi­ce-pre­si­den­te da FCT, Miguel Castanho. Este en­con­tro te­ve lu­gar no dia 14 de Dezembro com o in­tui­to de bus­car uma so­lu­ção pa­ra os dou­to­ra­dos no es­tran­gei­ro que não são bo­ni­fi­ca­dos ao se can­di­da­ta­rem a bol­sa de Pós-Doutoramento em ins­ti­tui­ções por­tu­gue­sas. Há uma pre­o­cu­pa­ção com as con­sequên­ci­as ne­ga­ti­vas da me­di­da pa­ra o sis­te­ma ci­en­tí­fi­co na­ci­o­nal uma vez que dou­to­ra­dos que pre­ten­dem re­gres­sar do es­tran­gei­ro se­ri­am in­com­pre­en­si­vel­men­te dis­cri­mi­na­dos. Um dou­to­ra­men­to no es­tran­gei­ro tem de ser con­si­de­ra­do co­mo mo­bi­li­da­de e bo­ni­fi­ca­do em con­for­mi­da­de com o cri­té­rio do Guião de Avaliação.

A FCT adi­an­tou que es­te e ou­tros as­pec­tos do Regulamento po­dem ser al­te­ra­dos em con­cur­sos fu­tu­ros. Porém, co­mo as bol­sas de Pós-Doutoramento se­rão su­pri­mi­das no fu­tu­ro, se­gun­do in­for­ma­ções da FCT, es­te pro­ble­ma pre­ci­sa de ser re­sol­vi­do no con­cur­so que es­tá a de­cor­rer. Assim, Miguel Castanho avan­çou com uma su­ges­tão com­pen­sa­tó­ria pa­ra es­te con­cur­so que se­ria a bo­ni­fi­ca­ção do mé­ri­to do can­di­da­to atra­vés da internacionalização.

Esta me­di­da é fran­ca­men­te in­sa­tis­fa­tó­ria e in­su­fi­ci­en­te da­do que se ba­seia nu­ma apre­ci­a­ção sub­je­ti­va, não se sa­ben­do a for­ma co­mo es­ta in­for­ma­ção se­rá pas­sa­da aos pai­néis. A ABIC con­si­de­ra que ne­nhum co­le­ga de­ve ser dis­cri­mi­na­do na sua com­po­nen­te de mo­bi­li­da­de pe­lo que se de­ve apli­car a bo­ni­fi­ca­ção re­fe­ri­da no Guião de Avaliação aos dou­to­ra­dos no estrangeiro.