Peditório de bolseiros como acto simbólico

Peditório de bol­sei­ros co­mo ac­to sim­bó­li­co


In Rádio Renascença, 11 de Dezembro 2008

A Associação de Bolseiros de Investigação Cientifica (ABIC) faz ho­je um pe­di­tó­rio de Natal em Lisboa e no Porto com o ob­jec­ti­vo de cha­mar a aten­ção por não re­ce­be­rem sub­sí­dio de Natal e desemprego.

Em cau­sa es­tão 10 mil bol­sei­ros que, pa­ra além de não re­ce­be­rem os de­vi­dos sub­sí­di­os, tam­bém não têm au­men­tos des­de 2002.

Segundo o pre­si­den­te da ABIC, André Levy, a si­tu­a­ção é “in­sus­ten­tá­vel”. Diz, ain­da, que hou­ve uma per­da de 18% do va­lor efec­ti­vo do mon­tan­te das bol­sas, co­lo­can­do um bol­sei­ro de pro­jec­to a ga­nhar cer­ca de 750 eu­ros por mês.

O pro­ble­ma in­ci­de so­bre o re­cém-li­cen­ci­a­do que tem uma pri­mei­ra bol­sa pa­ra fa­zer for­ma­ção. No en­tan­to os bol­sei­ros com ida­des mais avan­ça­das são, so­bre­tu­do, os mais frá­geis por­que têm ou­tras res­pon­sa­bi­li­da­des, co­mo as fa­mi­li­a­res, de ha­bi­ta­ção, en­tre outras.

O pe­di­tó­rio de Natal dos bol­sei­ros de in­ves­ti­ga­ção ci­en­ti­fi­ca vai ter lu­gar es­ta tar­de na rua Augusta em Lisboa e du­ran­te a ma­nhã jun­to à Faculdade de Psicologia do Porto.