In Público, 12 de Dezembro 2008
Empregadores desconhecem as mais valias da contratação de profissionais doutorados, que assim têm grandes dificuldades em encontrar um trabalho adequado às suas qualificações. A I Feira do Emprego Científico promete aproximar investigadores e empresas.
Organizado pela Associação de Bolseiros de Investigação Científica (ABIC), o certame realiza-se hoje na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, contando com a presença de dez empresas das áreas de software e biotecnologia, por exemplo.
“Sentimos que tanto da parte das empresas como dos investigadores há um certo desconhecimento do mercado de trabalho e, também, das potencialidades que os investigadores podem trazer às próprias empresas”, disse à Lusa Ana Teresa Pereira, da ABIC.
Segundo a responsável, uma das organizadoras da feira, Portugal tinha até há pouco tempo um défice “muito grande” de investigadores, mas aos poucos começou a sentir-se um “apoio crescente” à investigação, sobretudo devido ao alargamento das verbas da Ciência.
No entanto, acrescentou, a aposta dos Governos na investigação tem-se traduzido sobretudo no aumento do número de bolsas de doutoramento, o que não significa depois para os investigadores empregos ajustados à sua qualificação e potencialidades.
“Mais do que investigadores desempregados, há muitos que não conseguiram emprego a fazer investigação e a aproveitar o seu potencial de formação. Há investigadores que estão empregados em empresas que não seriam a sua primeira opção. E há cada vez mais”, sublinhou Ana Teresa Pereira.
Para promover o contacto entre empresas de cariz tecnológico e investigadores de todos os níveis – alunos de licenciatura, licenciados, mestres e doutores -, a organização promoveu um registo que será disponibilizado às empresas, no qual se inscreveram mais de 900 candidatos.
Durante a feira, as empresas presentes podem mesmo realizar entrevistas, tendo em vista futuras contratações de investigadores de todos os níveis de formação e áreas de especialização.
Paralelamente à Feira do Emprego Científico vai decorrer a III Conferência do Emprego Científico subordinada ao tema “Da Ciência à Sociedade, o Papel dos Investigadores”.
Neste encontro será abordado o contexto europeu do investigador, a divulgação científica, o estatuto do investigador, entre outras matérias.
As duas iniciativas contam com o apoio da Presidência da República, da Agência de Inovação, da Fundação Calouste Gulbenkian e da Fundação para a Ciência e Tecnologia.