Primeira Feira do Emprego Científico promete aproximar investigadores e empresas

Primeira Feira do Emprego Científico pro­me­te apro­xi­mar in­ves­ti­ga­do­res e em­pre­sas


In Público, 12 de Dezembro 2008

Empregadores des­co­nhe­cem as mais va­li­as da con­tra­ta­ção de pro­fis­si­o­nais dou­to­ra­dos, que as­sim têm gran­des di­fi­cul­da­des em en­con­trar um tra­ba­lho ade­qua­do às su­as qua­li­fi­ca­ções. A I Feira do Emprego Científico pro­me­te apro­xi­mar in­ves­ti­ga­do­res e empresas.

Organizado pe­la Associação de Bolseiros de Investigação Científica (ABIC), o cer­ta­me re­a­li­za-se ho­je na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, con­tan­do com a pre­sen­ça de dez em­pre­sas das áre­as de soft­ware e bi­o­tec­no­lo­gia, por exemplo.

“Sentimos que tan­to da par­te das em­pre­sas co­mo dos in­ves­ti­ga­do­res há um cer­to des­co­nhe­ci­men­to do mer­ca­do de tra­ba­lho e, tam­bém, das po­ten­ci­a­li­da­des que os in­ves­ti­ga­do­res po­dem tra­zer às pró­pri­as em­pre­sas”, dis­se à Lusa Ana Teresa Pereira, da ABIC.

Segundo a res­pon­sá­vel, uma das or­ga­ni­za­do­ras da fei­ra, Portugal ti­nha até há pou­co tem­po um dé­fi­ce “mui­to gran­de” de in­ves­ti­ga­do­res, mas aos pou­cos co­me­çou a sen­tir-se um “apoio cres­cen­te” à in­ves­ti­ga­ção, so­bre­tu­do de­vi­do ao alar­ga­men­to das ver­bas da Ciência.

No en­tan­to, acres­cen­tou, a apos­ta dos Governos na in­ves­ti­ga­ção tem-se tra­du­zi­do so­bre­tu­do no au­men­to do nú­me­ro de bol­sas de dou­to­ra­men­to, o que não sig­ni­fi­ca de­pois pa­ra os in­ves­ti­ga­do­res em­pre­gos ajus­ta­dos à sua qua­li­fi­ca­ção e potencialidades.

“Mais do que in­ves­ti­ga­do­res de­sem­pre­ga­dos, há mui­tos que não con­se­gui­ram em­pre­go a fa­zer in­ves­ti­ga­ção e a apro­vei­tar o seu po­ten­ci­al de for­ma­ção. Há in­ves­ti­ga­do­res que es­tão em­pre­ga­dos em em­pre­sas que não se­ri­am a sua pri­mei­ra op­ção. E há ca­da vez mais”, su­bli­nhou Ana Teresa Pereira.

Para pro­mo­ver o con­tac­to en­tre em­pre­sas de ca­riz tec­no­ló­gi­co e in­ves­ti­ga­do­res de to­dos os ní­veis – alu­nos de li­cen­ci­a­tu­ra, li­cen­ci­a­dos, mes­tres e dou­to­res -, a or­ga­ni­za­ção pro­mo­veu um re­gis­to que se­rá dis­po­ni­bi­li­za­do às em­pre­sas, no qual se ins­cre­ve­ram mais de 900 candidatos.

Durante a fei­ra, as em­pre­sas pre­sen­tes po­dem mes­mo re­a­li­zar en­tre­vis­tas, ten­do em vis­ta fu­tu­ras con­tra­ta­ções de in­ves­ti­ga­do­res de to­dos os ní­veis de for­ma­ção e áre­as de especialização.

Paralelamente à Feira do Emprego Científico vai de­cor­rer a III Conferência do Emprego Científico su­bor­di­na­da ao te­ma “Da Ciência à Sociedade, o Papel dos Investigadores”.

Neste en­con­tro se­rá abor­da­do o con­tex­to eu­ro­peu do in­ves­ti­ga­dor, a di­vul­ga­ção ci­en­tí­fi­ca, o es­ta­tu­to do in­ves­ti­ga­dor, en­tre ou­tras matérias.

As du­as ini­ci­a­ti­vas con­tam com o apoio da Presidência da República, da Agência de Inovação, da Fundação Calouste Gulbenkian e da Fundação pa­ra a Ciência e Tecnologia.