Graça Carvalho anuncia novo estatuto do bolseiro

Graça Carvalho anun­cia no­vo es­ta­tu­to do bolseiro

 In Diário Digital, 19 de Maio 2004

A mi­nis­tra da Ciência e do Ensino Superior vai anun­ci­ar es­ta quar­ta-fei­ra as no­vi­da­des pre­vis­tas no pro­jec­to de no­vo es­ta­tu­to do bol­sei­ro. De acor­do com o Jornal de Notícias, os cer­ca de se­te mil bol­sei­ros de in­ves­ti­ga­ção exis­ten­tes em Portugal vão con­ti­nu­ar a re­ce­ber a bol­sa em pe­río­do de sus­pen­são, ver o re­gi­me de de­di­ca­ção ex­clu­si­va alar­ga­da e os pe­río­dos de des­can­so co­ber­tos financeiramente.

    Todavia, o sub­sí­dio de de­sem­pre­go e a con­ta­gem do tem­po de ser­vi­ço fi­ca­ram por con­tem­plar nes­te no­vo es­ta­tu­to, pre­vis­to pa­ra en­trar em vi­gor já no pró­xi­mo mês.
    As no­vi­da­des vão ser apre­sen­ta­das du­ran­te a ses­são inau­gu­ral da Conferência «Emprego Científico em Portugal-Que Futuro?», que a Associação de Bolseiros de Investigação Científica re­a­li­za na Fundação Gulbenkian, em Lisboa.
    Uma das no­vi­da­des con­tem­pla­das no no­vo es­ta­tu­to diz res­pei­to à co­ber­tu­ra fi­nan­cei­ra do pe­río­do de sus­pen­são da bol­sa. Até ago­ra, uma in­ves­ti­ga­do­ra que ti­ves­se de sus­pen­der a sua ac­ti­vi­da­de por mo­ti­vos de par­to fi­ca­va sem re­ce­ber a bol­sa du­ran­te to­da a sua au­sên­cia. Com o no­vo es­ta­tu­to is­so dei­xa­rá de acon­te­cer.
    Por ou­tro la­do, vai ser alar­ga­do o le­que das ex­cep­ções do re­gi­me de de­di­ca­ção ex­clu­si­va. Os bol­sei­ros vão po­der exer­cer ou­tras ac­ti­vi­da­des des­de que es­tas se en­con­trem na li­nha do seu pro­jec­to de in­ves­ti­ga­ção.
    O Ministério da Ciência e Ensino Superior pre­ten­de ain­da cri­ar um pai­nel con­sul­ti­vo pa­ra acom­pa­nha­men­to dos bol­sei­ros e um nú­cleo do bol­sei­ro jun­to das ins­ti­tui­ções que os acolham.