Novo Modelo de Financiamento vai ter alterações

Novo Modelo de Financiamento vai ter alterações

 In Público, 20 de Maio 2004

    A mi­nis­tra da Ciência anun­ci­ou que vão ser in­tro­du­zi­das al­gu­mas al­te­ra­ções no no­vo mo­de­lo de fi­nan­ci­a­men­to dos cen­tros de in­ves­ti­ga­ção, que sus­ci­tou mui­tas crí­ti­cas e co­men­tá­ri­os des­de a sua di­vul­ga­ção, a 13 de Abril.
    Nesse mo­de­lo, os cen­tros con­ti­nu­a­rão a ser vi­si­ta­dos e ava­li­a­dos por pe­ri­tos in­ter­na­ci­o­nais e a re­ce­ber di­nhei­ro se­gun­do a clas­si­fi­ca­ção ob­ti­da e o nú­me­ro de dou­to­ra­dos que têm, mas nem to­dos os dou­to­ra­dos se­rão “ele­gí­veis”. Têm de ter pu­bli­ca­do um cer­to nú­me­ro de ar­ti­gos, co­or­de­na­do pro­jec­tos de in­ves­ti­ga­ção ou trans­fe­rên­cia de tec­no­lo­gia, en­tre ou­tros cri­té­ri­os.
    Além dis­to, aos cen­tros pas­sa­rá a ser apli­ca­da uma gre­lha de vá­ri­os pa­râ­me­tros: mul­ti­dis­ci­pli­na­ri­da­de, in­ten­si­da­de tec­no­ló­gi­ca, ín­di­ces de trans­fe­rên­cia de tec­no­lo­gia ou ín­di­ces de ac­ti­vi­da­de ci­en­tí­fi­ca.
    Segundo as prin­ci­pais crí­ti­cas a es­te mo­de­lo, nem to­das as áre­as dis­ci­pli­na­res trans­fe­rem tec­no­lo­gia ou têm as mes­mas prá­ti­cas de pu­bli­ca­ção, co­mo as ci­ên­ci­as so­ci­ais e hu­ma­nas, em que o que se trans­fe­re são co­nhe­ci­men­tos e a tra­di­ção é de pu­bli­car mais li­vros do que ar­ti­gos.
    Ontem, a mi­nis­tra anun­ci­ou que a “trans­fe­rên­cia de tec­no­lo­gia” se­rá adap­ta­da pa­ra uma “trans­fe­rên­cia de sa­ber pa­ra a so­ci­e­da­de” e se­rão ti­das em con­si­de­ra­ção as es­pe­ci­fi­ci­da­des de ca­da área. Hoje, a no­va ver­são do mo­de­lo de fi­nan­ci­a­men­to é apre­sen­ta­da ao Conselho Superior de Ciência, Tecnologia e Inovação, um ór­gão de con­sul­ta do Governo que é pre­si­di­do pe­lo neu­ro­ci­rur­gião João Lobo Antunes.