FCT

Documento en­tre­gue ho­je à Presidência da FCT

Ex​.mo. Prof. Doutor Paulo Ferrão,

Presidente da Fundação pa­ra a Ciência e a Tecnologia

Os bol­sei­ros exi­gem dig­ni­da­de na in­ves­ti­ga­ção e dig­ni­da­de no trabalho.

Recentemente, pe­ran­te a de­nún­cia em pri­mei­ra mão por par­te da ABIC da exis­tên­cia de um atra­so sig­ni­fi­ca­ti­vo no con­cur­so de bol­sas in­di­vi­du­ais de 2016, a FCT con­fir­mou que o anún­cio dos re­sul­ta­dos não cum­pri­ria o pra­zo de 90 di­as úteis após o fim do pro­ces­so de can­di­da­tu­ras e que es­se pra­zo se­ria es­ten­di­do até ao fim de Fevereiro. Tal adi­a­men­to atra­sa sig­ni­fi­ca­ti­va­men­te to­do o con­cur­so com gra­ves con­sequên­ci­as pa­ra a vi­da dos can­di­da­tos e a con­ti­nui­da­de do tra­ba­lho nas ins­ti­tui­ções. A re­cor­rên­cia de si­tu­a­ções em que ano após ano, con­cur­so atrás de con­cur­so, a FCT nos fus­ti­ga com atra­sos, er­ros e de­tur­pa­ções, con­subs­tan­cia gran­de des­res­pei­to pa­ra com o mai­or fac­tor de pro­gres­so da Ciência em Portugal, as pes­so­as, os seus in­ves­ti­ga­do­res, téc­ni­cos e res­tan­te pes­so­al de apoio à in­ves­ti­ga­ção. A ABIC con­de­na ve­e­men­te­men­te es­te atra­so. Urge to­mar me­di­das no sen­ti­do de garantir:

  • A mais cé­le­re re­so­lu­ção do pro­ces­so de ava­li­a­ção e di­vul­ga­ção dos resultados;
  • A não uti­li­za­ção do ex­pe­di­en­te de re­cu­sa de can­di­da­tu­ras por ques­tões ad­mi­nis­tra­ti­vas sem re­le­vân­cia ci­en­tí­fi­ca pa­ra re­du­zir ar­ti­fi­ci­al­men­te o nú­me­ro de candidatos;
  • Um pro­ces­so de tra­ta­men­to dos re­cur­sos jus­to e efi­ci­en­te que, si­mul­ta­ne­a­men­te não des­pre­ze as crí­ti­cas ao pro­ces­so e às ava­li­a­ções mas que não se pro­lon­gue indefinidamente;
  • A di­vul­ga­ção an­te­ci­pa­da de to­dos os con­cur­sos de 2017 e a an­te­ci­pa­ção do con­cur­so de bol­sas individuais;
  • A atri­bui­ção na to­ta­li­da­de das bol­sas pre­vis­tas, ou se­ja, ca­so um can­di­da­to de­sis­ta an­tes da as­si­na­tu­ra do con­tra­to, a bol­sa é atri­buí­da ao se­guin­te da se­ri­a­ção final.


A ac­tu­al con­jun­tu­ra agra­va a si­tu­a­ção. Esperamos ca­da vez mais por ca­da vez me­nos di­nhei­ro. O fi­nan­ci­a­men­to em ci­ên­cia e in­ves­ti­ga­ção não per­mi­te con­di­ções de vi­da dig­nas, es­ta­bi­li­da­de no tra­ba­lho e na vi­da fa­mi­li­ar pa­ra os in­ves­ti­ga­do­res em iní­cio de car­rei­ra, on­de se en­con­tram gran­de par­te dos bol­sei­ros de in­ves­ti­ga­ção e cu­jas bol­sas não são ac­tu­a­li­za­das po­si­ti­va­men­te des­de 2002. Não é acei­tá­vel que 2017 se con­fir­me co­mo o 15.º ano con­se­cu­ti­vo sem ac­tu­a­li­zar os va­lo­res das bol­sas. À FCT exi­ge-se uma po­si­ção cla­ra de va­lo­ri­za­ção dos seus in­ves­ti­ga­do­res. Em particular:

  • O au­men­to das re­mu­ne­ra­ções men­sais dos in­ves­ti­ga­do­res con­tra­ta­dos pe­la FCT; 
  • A re­po­si­ção dos sub­sí­di­os re­ti­ra­dos du­ran­te o go­ver­no an­te­ri­or, co­mo os re­fe­ren­tes ao apoio à apre­sen­ta­ção de tra­ba­lhos ci­en­tí­fi­cos e o apoio à for­ma­ção complementar;
  • A en­tre­ga di­rec­ta­men­te ao bol­sei­ro dos va­lo­res re­fe­ren­tes às pro­pi­nas e ou­tros cus­tos ad­mi­nis­tra­ti­vos, as­sim com­ba­ten­do o apro­vei­ta­men­to das uni­ver­si­da­des que re­ce­bem da FCT e de­pois ain­da vão co­brar no­va­men­te aos bolseiros.

Note-se que os bol­sei­ros de in­ves­ti­ga­ção vi­vem e tra­ba­lham sob gran­de pre­ca­ri­e­da­de. Nos úl­ti­mos anos, os cor­tes e ou­tros cons­tran­gi­men­tos, or­ça­men­tais e não só, vi­e­ram agra­var as con­di­ções de vi­da e a pres­são no tra­ba­lho de to­dos os tra­ba­lha­do­res ci­en­tí­fi­cos e, em par­ti­cu­lar, des­tes pro­fis­si­o­nais da ci­ên­cia com vín­cu­lo pre­cá­rio. A di­nâ­mi­ca on­du­la­tó­ria do fi­nan­ci­a­men­to ao sa­bor dos con­cur­sos (de pro­jec­tos, de bol­sas, etc…) in­ter­mi­ten­tes, além das con­sequên­ci­as per­tur­ba­do­ras na or­ga­ni­za­ção e ta­re­fas das uni­da­des de in­ves­ti­ga­ção, é par­ti­cu­lar­men­te pe­sa­da pa­ra os elos mais frá­geis do Sistema Científico, os bol­sei­ros e candidatos.


Integração no Regime Geral da Segurança Social

Num mo­men­to em que o dis­cur­so po­lí­ti­co se cen­tra em cha­vões co­mo “dig­ni­fi­ca­ção” e “co-res­pon­sa­bi­li­za­ção”, a ABIC tam­bém re­que­re a prá­ti­ca des­ses con­cei­tos, no­me­a­da­men­te no que a uma se­gu­ran­ça so­ci­al jus­ta diz res­pei­to. O Seguro Social Voluntário, ao qual os bol­sei­ros têm aces­so, não per­mi­te que em ca­so de do­en­ça se vi­va dignamente.

A ABIC de­fen­de que os bol­sei­ros de in­ves­ti­ga­ção ci­en­tí­fi­ca, de­ve­ri­am es­tar abran­gi­dos pe­lo re­gi­me obri­ga­tó­rio de Segurança Social, úni­ca ga­ran­tia de pro­tec­ção so­ci­al des­tes in­ves­ti­ga­do­res. Contribuir pa­ra o re­gi­me de se­gu­ran­ça so­ci­al vi­ria a ga­ran­tir pro­tec­ção na do­en­ça, no de­sem­pre­go e re­ti­ra­ria da FCT a ne­ces­si­da­de de pa­gar as li­cen­ças de pa­ren­ta­li­da­de e os sub­sí­di­os re­la­ti­vos à in­ca­pa­ci­da­de tem­po­rá­ria pa­ra o tra­ba­lho de in­ves­ti­ga­do­ras grá­vi­das, por exemplo.

Por fim, des­ta­ca-se que a ABIC tem re­ce­bi­do re­la­tos trá­gi­cos de in­ves­ti­ga­do­res, com do­en­ças pro­lon­ga­das, a re­ce­be­rem €290/​mensais.

 

Estatuto do Bolseiro de Investigação (EBI)

A pre­ca­ri­e­da­de na ci­ên­cia es­tá in­trin­se­ca­men­te li­ga­da ao Estatuto do Bolseiro de Investigação (EBI). Este é o ins­tru­men­to le­gal que, na prá­ti­ca, trans­for­ma o que se­ri­am vín­cu­los per­ma­nen­tes em bol­sas, com to­da a pre­ca­ri­e­da­de que lhe es­tá as­so­ci­a­da. É mais ba­ra­to ter um tra­ba­lha­dor com bol­sa do que fa­zer-lhe um con­tra­to de tra­ba­lho. É ur­gen­te re­vo­gar o EBI pa­ra que ha­ja dig­ni­da­de na Ciência. Enquanto ele exis­tir, ha­ve­rá uma por­ta aber­ta pa­ra a pre­ca­ri­e­da­de por­que é o ins­tru­men­to usa­do por to­das a ins­ti­tui­ções pa­ra tor­nar re­féns e ex­plo­rar os in­ves­ti­ga­do­res mais jo­vens, as­se­gu­ran­do as­sim to­das as ta­re­fas, re­la­ci­o­na­das ou não com a in­ves­ti­ga­ção ci­en­tí­fi­ca. A FCT não se po­de man­ter co­ni­ven­te com as ins­ti­tui­ções dan­do pro­vi­men­to le­gal às mal­fei­to­ri­as que per­ma­ne­ce­rão, en­quan­to o EBI se mantiver.

Decreto-Lei 57/​2016 – Contratação de doutorados

Apesar do DL57/​2016 pre­ver a con­tra­ta­ção de al­guns dou­to­ra­dos, em ca­so de fi­nan­ci­a­men­to re­du­zi­do, a fi­gu­ra do in­ves­ti­ga­dor pós-dou­to­ra­men­to pre­va­le­ce­rá so­bre a con­tra­ta­ção. Nesse sen­ti­do, dis­cu­tir a con­tra­ta­ção efec­ti­va de dou­to­ra­dos é, mais uma vez, as­su­mir a re­vo­ga­ção do EBI. 

Ainda as­sim, o re­fe­ri­do Decreto-Lei le­van­ta mui­tas dú­vi­das por par­te da co­mu­ni­da­de ci­en­tí­fi­ca, não só por­que o ren­di­men­to men­sal lí­qui­do se­rá in­fe­ri­or ao da bol­sa, mas por­que es­ti­pu­la (su­ces­si­vos) con­tra­tos a ter­mo, de­pen­den­tes de fi­nan­ci­a­men­to. A in­te­gra­ção dos tra­ba­lha­do­res ci­en­tí­fi­cos na car­rei­ra de in­ves­ti­ga­ção tem de ser assegurada. 

Nesta ló­gi­ca da “co-res­pon­sa­bi­li­za­ção” das ins­ti­tui­ções, a ABIC vem exi­gir uma mi­nu­ta com as re­gras es­pe­cí­fi­cas pa­ra os con­cur­sos que as ins­ti­tui­ções têm de res­pei­tar pa­ra que ne­nhum bol­sei­ro que te­nha di­rei­to a con­tra­to fi­que sem ele. É tam­bém im­por­tan­te que a FCT acom­pa­nhe a exe­cu­ção do di­plo­ma e pres­te es­cla­re­ci­men­tos con­ti­nu­os à co­mu­ni­da­de científica.

Não obs­tan­te, a ABIC con­si­de­ra po­si­ti­vo o re­co­nhe­ci­men­to, por par­te do Ministério da Ciância, Tecnologia e Ensino Superior, da si­tu­a­ção pre­cá­ria em que os in­ves­ti­ga­do­res de­sen­vol­vem o seu tra­ba­lho em Portugal, ten­do cri­a­do le­gis­la­ção que en­qua­dre a sua con­tra­ta­ção. Podemos mes­mo as­se­gu­rar que a mai­or mais-va­lia des­te de­cre­to-lei é as­se­gu­rar uma se­gu­ran­ça so­ci­al con­dig­na que con­fe­re aos in­ves­ti­ga­do­res o va­lor mais bá­si­co de se ser ci­da­dão e ter uma pro­fis­são tão dig­na co­mo as ou­tras to­das. No en­tan­to a ABIC não po­de dei­xar de apontar:

  • a in­su­fi­ci­ên­cia do DL por ape­nas con­tem­plar os in­ves­ti­ga­do­res dou­to­ra­dos; exis­tem in­ves­ti­ga­do­res a de­sem­pe­nhar ta­re­fas per­ma­nen­tes no sis­te­ma na­ci­o­nal ci­en­tí­fi­co e tec­no­ló­gi­co que não têm dou­to­ra­men­to e são tão ne­ces­sá­ri­os co­mo os outros;
  • o DL in­tro­duz en­tro­pia no sis­te­ma por cri­ar uma ve­sí­cu­la de in­ves­ti­ga­do­res dou­to­ra­dos con­tra­ta­dos fo­ra da car­rei­ra que já exis­te. A ABIC gos­ta­ria de re­ce­ber ex­pli­ca­ções pa­ra es­te fac­to. Serão es­tes in­ves­ti­ga­do­res ne­ces­sá­ri­os ao sis­te­ma, mas não tão ne­ces­sá­ri­os pa­ra lhes ser con­fe­ri­do um vín­cu­lo co­mo aos outros?

Em su­ma, o DL é in­su­fi­ci­en­te por con­tem­plar con­tra­tos de na­tu­re­za tem­po­rá­ria e com uma gran­de des­va­lo­ri­za­ção salarial.

A ABIC con­ti­nu­a­rá sem­pre a lu­tar pe­la in­te­gra­ção na car­rei­ra de to­dos aque­les que fa­zem in­ves­ti­ga­ção no nos­so país, não só pe­la va­lo­ri­za­ção do tra­ba­lho dos in­ves­ti­ga­do­res, mas tam­bém por con­si­de­rar que ga­ran­tir a dig­ni­da­de e os di­rei­tos dos tra­ba­lha­do­res é ga­ran­tir a ex­ce­lên­cia e in­te­gri­da­de da ci­ên­cia que se pro­duz, en­quan­to pi­lar fun­da­men­tal do de­sen­vol­vi­men­to e pro­gres­so da sociedade.

Com os me­lho­res cumprimentos,

A Direção da ABIC.

Lisboa, 23 de no­vem­bro de 2016