23 nov.2016

Concentração na FCT

Dando con­ti­nui­da­de à rei­vin­di­ca­ção de me­lho­res con­di­ções de vi­da e tra­ba­lho pa­ra os bol­sei­ros de in­ves­ti­ga­ção, es­ta quar­ta-fei­ra, 23 de Novembro, uma de­le­ga­ção da ABIC des­lo­cou-se à FCT a fim de en­tre­gar um do­cu­men­to ao Conselho Directivo da ins­ti­tui­ção. O do­cu­men­to foi en­tre­gue e dis­cu­ti­do com o Presidente da FCT, Paulo Ferrão, e Vice-Presidente, Miguel Castanho. A es­ta de­le­ga­ção jun­tou-se, à por­ta da se­de FCT, uma cen­te­na de bol­sei­ros, rei­vin­di­can­do Dignidade na Investigação, Dignidade no Trabalho.

O do­cu­men­to en­tre­gue fo­cou es­sen­ci­al­men­te o atra­so na di­vul­ga­ção dos re­sul­ta­dos do Concurso pa­ra Atribuição de Bolsas de Doutoramento e Pós-Doutoramento 2016 e a pre­ca­ri­e­da­de a que os bol­sei­ros es­tão su­jei­tos. A ABIC co­me­çou por rei­te­rar que o atra­so no con­cur­so de bol­sas in­di­vi­du­ais de 2016 re­sul­ta em gra­ves con­sequên­ci­as pa­ra a vi­da dos can­di­da­tos. Manifestámos a ne­ces­si­da­de de a FCT di­vul­gar an­te­ci­pa­da­men­te os con­cur­sos e ca­len­da­ri­za­ção dos mes­mos. A FCT com­pro­me­teu-se em abrir o pró­xi­mo con­cur­so em Março de 2017, pas­san­do a abrir os con­cur­sos de bol­sas de dou­to­ra­men­to no iní­cio de ca­da ano civil.

Sobre a in­te­gra­ção dos bol­sei­ros no Regime Geral da Segurança Social, o que re­sul­ta­ria na pro­te­ção so­ci­al con­dig­na em ca­so de do­en­ça e de de­sem­pre­go (a pa­ren­ta­li­da­de, a FCT já as­se­gu­ra), os re­pre­sen­tan­tes da Fundação afir­ma­ram não ser pos­sí­vel uma vez que os bol­sei­ros não pos­su­em uma re­la­ção ju­rí­di­ca de em­pre­go, re­ce­ben­do um sub­sí­dio (a bol­sa). Assim sen­do, não são ele­gí­veis co­mo con­tri­buin­tes no Regime Geral de Segurança Social. Tal de­mons­tra uma vez mais a pre­ca­ri­e­da­de ine­ren­te ao re­gi­me de bol­sas, que im­pe­de o aces­so a uma Segurança Social condigna.

Prestes a com­ple­tar o 15º ano con­se­cu­ti­vo sem ac­tu­a­li­za­ção dos va­lo­res das bol­sas, a FCT ma­ni­fes­tou al­gu­ma aber­tu­ra pa­ra que o va­lor das mes­mas se­ja al­vo de re­vi­são no pró­xi­mo concurso.

Sobre a con­tra­ta­ção de dou­to­ra­dos, as in­for­ma­ções re­ce­bi­das fo­ram de que não ha­ve­ria mais con­cur­sos de bol­sas Pós-Doutoramento pas­san­do a ha­ver um con­cur­so pa­ra con­tra­tar dou­to­ra­dos. Também no pró­xi­mo con­cur­so de pro­je­tos, ca­da pro­je­to fi­nan­ci­a­do te­rá de con­tra­tar um dou­to­ra­do. A FCT fez sa­ber que, ao abri­go da nor­ma tran­si­tó­ria do DL57/​2016, o nú­me­ro de con­tra­ta­dos pe­las ins­ti­tui­ções e pa­gos di­rec­ta­men­te pe­la FCT ron­da­rá os 1000 doutorados.