Esclarecimento sobre o regime de prorrogação dos prazos de entrega e defesa de teses e dissertações

Foi pu­bli­ca­da em Diário da República a Lei n.º 35/​2021, de 8 de ju­nho, que Aprova Medidas de Apoio aos Estudantes do Ensino Superior Público e Altera a Lei n.º 38/​2020, de 18 de Agosto. Neste de­cre­to o par­la­men­to pro­ce­de a uma cla­ri­fi­ca­ção do ar­ti­go 259.º da Lei n.º 75-B/2020, de 31 de de­zem­bro (Lei do Orçamento de Estado pa­ra 2021), que diz res­pei­to à pror­ro­ga­ção dos pra­zos pa­ra en­tre­ga e de­fe­sa de te­ses e dissertações.

De acor­do com es­ta cla­ri­fi­ca­ção são abran­gi­dos os es­tu­dan­tes ins­cri­tos no ano le­ti­vo de 2019 – 2020 e que não en­tre­ga­ram a te­ses até ao fi­nal do ano ci­vil de 2020. O par­la­men­to cla­ri­fi­ca tam­bém que nes­ta si­tu­a­ção não são de­vi­das quais­quer pro­pi­nas e aque­las pa­gas a par­tir de 1 de ja­nei­ro de 2021 por es­tu­dan­tes nes­ta si­tu­a­ção te­rão de ser devolvidas.

 

Transcrevemos na ín­te­gra o Artigo 3.º da lei supracitada:

Artigo 3.º

Aplicação do ar­ti­go 259.º da Lei n.º 75-B/2020, de 31 de de­zem­bro, pa­ra en­tre­ga e apre­sen­ta­ção de te­ses ou dissertações

1 – O pre­vis­to no ar­ti­go 259.º da Lei n.º 75-B/2020, de 31 de de­zem­bro, é apli­cá­vel à en­tre­ga e apre­sen­ta­ção de te­ses ou dis­ser­ta­ções nos ci­clos de es­tu­dos con­du­cen­tes ao grau de mes­tre ou de dou­tor nas ins­ti­tui­ções de en­si­no su­pe­ri­or pú­bli­cas, não im­pli­can­do, em qual­quer um dos ca­sos, o pa­ga­men­to adi­ci­o­nal de va­lo­res re­fe­ren­tes a pro­pi­nas, ta­xas e emo­lu­men­tos, após a en­tra­da em vi­gor da re­fe­ri­da lei.

2 – O pre­vis­to no pre­sen­te ar­ti­go apli­ca-se tam­bém aos es­tu­dan­tes ins­cri­tos no ano le­ti­vo de 2019/​2020 que não te­nham en­tre­ga­do e ou apre­sen­ta­do a sua te­se ou dis­ser­ta­ção até ao fi­nal do ano ci­vil de 2020 e se te­nham ins­cri­to no ano le­ti­vo de 2020/​2021 ape­nas pa­ra efei­to de en­tre­ga e ou apre­sen­ta­ção da te­se ou dis­ser­ta­ção, sem pa­ga­men­to adi­ci­o­nal de qual­quer va­lor re­fe­ren­te a pro­pi­nas, ta­xas ou emolumentos.

3 – Para efei­tos do pre­vis­to no pre­sen­te ar­ti­go, são res­ti­tuí­dos os va­lo­res adi­ci­o­nais de pro­pi­nas, ta­xas e emo­lu­men­tos pa­gos des­de 1 de ja­nei­ro de 2021, ex­clu­si­va­men­te pa­ra os es­tu­dan­tes que a par­tir des­sa da­ta se en­con­tra­vam no pe­río­do de con­clu­são do ci­clo de estudos.

 

A ABIC exor­ta to­dos os in­ves­ti­ga­do­res nes­ta si­tu­a­ção a con­tac­ta­rem as su­as fa­cul­da­des e rei­to­ri­as no sen­ti­do de que se cor­ri­jam as si­tu­a­ções pro­vo­ca­das em al­gu­mas ins­ti­tui­ções com a não apli­ca­ção ca­bal do pre­vis­to na lei Lei n.º 75-B/2020. Apela ain­da a que nos se­jam re­por­ta­das as si­tu­a­ções em que as ins­ti­tui­ções con­ti­nu­em a não res­pei­tar a lei pa­ra que as pos­sa­mos de­nun­ci­ar, de­sig­na­da­men­te jun­to do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.