Parecer da ABIC • Regulamento de Atribuição de Bolsas Excecionais para Mitigação de Impactos da COVID-19 nas Atividades de Investigação

Prazos… só pa­ra os bol­sei­ros. Dia 15 de Junho pas­sou e con­ti­nu­a­mos sem ter co­nhe­ci­men­to do Regulamento de Atribuição de Bolsas Excecionais pa­ra Mitigação de Impactos da COVID-19 nas Atividades de Investigação.
Divulgamos o pa­re­cer que re­di­gi­mos e en­viá­mos à FCT re­la­ti­va­men­te à pro­pos­ta de re­gu­la­men­to que nos fi­ze­ram che­gar. Desconhecemos, con­tu­do, o tex­to final.

***

No se­gui­men­to do en­vio da pro­pos­ta de Regulamento de Atribuição de Bolsas Excecionais pa­ra Mitigação de Impactos da COVID-19 nas Atividades de Investigação, a ABIC vem pronunciar-se:

 

  1. Cientes de que es­te Regulamento vem no se­gui­men­to da pu­bli­ca­ção do Despacho 5474/​2021, a ABIC não po­de dei­xar de dar co­nhe­ci­men­to à FCT da sua po­si­ção pe­ran­te o do­cu­men­to le­gal, po­si­ção es­ta que foi en­vi­a­da ao Gabinete do Sr. Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior no dia 26 de Maio. É com ba­se nes­te pa­re­cer pré­vio à pro­pos­ta de Despacho que o pre­sen­te do­cu­men­to de­ve ser li­do: https://​abic​-on​li​ne​.org/​n​o​t​i​c​i​a​/​i​n​f​o​r​m​a​c​a​o​-​a​c​t​u​a​l​i​z​a​d​a​-​r​e​l​a​t​i​v​a​-​a​-​p​r​o​r​r​o​g​a​c​a​o​-​d​a​s​-​b​o​l​s​a​s​-​d​e​-​i​n​v​e​s​t​i​g​a​cao.
  2. A ABIC va­lo­ri­za e con­si­de­ra po­si­ti­va a ga­ran­tia do pa­ga­men­to das com­po­nen­tes da bol­sa es­ta­be­le­ci­do no ar­ti­go 18.º do Regulamento de Bolsas de Investigação FCT, apro­va­do pe­lo Regulamento n.º 950/​2019. Esta ga­ran­tia vem re­ti­fi­car o que su­ce­deu com a pror­ro­ga­ção de 2020, que im­pli­cou que mui­tos bol­sei­ros, pa­ra po­de­rem usu­fruir des­sa, ti­ves­sem de pa­gar pro­pi­nas pe­lo fac­to de a re­fe­ri­da pror­ro­ga­ção sig­ni­fi­car a ins­cri­ção num no­vo ano lectivo.
  3. A pre­sen­te pro­pos­ta de re­gu­la­men­to in­di­ca, des­de lo­go, que em 2020 “to­dos os bol­sei­ros cu­jas bol­sas de in­ves­ti­ga­ção se en­con­tra­vam em cur­so” ti­ve­ram as su­as bol­sas pror­ro­ga­das. Como sa­be­rá a FCT, os bol­sei­ros não di­re­ta­men­te fi­nan­ci­a­dos pe­la FCT não ti­ve­ram di­rei­to a es­sa pror­ro­ga­ção. Este foi um as­pec­to lar­ga­men­te dis­cu­ti­do com o Sr. Ministro Manuel Heitor, in­sis­tin­do a ABIC des­de lo­go que a in­clu­são dos bol­sei­ros não di­re­ta­men­te fi­nan­ci­a­dos pe­la FCT fos­se uma con­di­ção ina­li­e­ná­vel pa­ra o qua­dro le­gal que se vi­es­se a es­ta­be­le­cer pa­ra a pror­ro­ga­ção re­la­ti­va a 2021. Ficou as­sen­te, tan­to na reu­nião de dia 16 de abril co­mo na reu­nião de dia 14 de maio, que a me­di­da a ser to­ma­da abran­ge­ria es­tes bol­sei­ros, ten­do fi­ca­do in­clu­si­ve in­di­ca­do que se­ria sal­va­guar­da­do um qua­dro de alar­ga­men­to do fi­nan­ci­a­men­to a pro­je­tos quan­do se ve­ri­fi­cas­se a ine­xis­tên­cia de ver­bas de ru­bri­cas não exe­cu­ta­das pa­ra efei­tos de pror­ro­ga­ção das bol­sas in­di­re­ta­men­te fi­nan­ci­a­das pe­la FCT. A Sr.ª Presidente da FCT ga­ran­tiu, con­tu­do, em de­cla­ra­ções à LUSA no dia 25 de maio, que a pror­ro­ga­ção não se apli­ca­ria aos bol­sei­ros não di­re­ta­men­te fi­nan­ci­a­dos pe­la FCT. Os do­cu­men­tos le­gais – tan­to o Despacho co­mo a pro­pos­ta de Regulamento – vêm con­fir­mar es­ta dis­cri­mi­na­ção, uma vez que o des­pa­cho res­pon­sa­bi­li­za a FCT pe­lo es­ta­be­le­ci­men­to dos ter­mos de apli­ca­ção do me­ca­nis­mo le­gal às bol­sas não di­re­ta­men­te fi­nan­ci­a­das e a pro­pos­ta de Regulamento re­for­ça que o con­cur­so ape­nas é ele­gí­vel pa­ra os bol­sei­ros di­re­ta­men­te fi­nan­ci­a­dos pe­la Fundação. Perguntamos, por­tan­to, quais as ra­zões pa­ra a FCT de­ci­dir avan­çar com es­ta me­di­da res­tri­ti­va ape­sar das ori­en­ta­ções pa­ra o es­ta­be­le­ci­men­to de um qua­dro de apli­ca­ção do do­cu­men­to le­gal nu­ma ba­se de igual­da­de de cir­cuns­tân­ci­as en­tre bolseiros?
  4. Enviado o pa­re­cer do ori­en­ta­dor ci­en­tí­fi­co, con­si­de­ra­mos que a re­fe­ri­da co­mis­são de ava­li­a­ção não po­de pôr em cau­sa a va­li­da­de do re­que­ri­men­to do bol­sei­ro, nem tam­pou­co in­di­car uma pro­pos­ta de du­ra­ção da pror­ro­ga­ção. Salientamos, a es­te pro­pó­si­to, a se­guin­te ques­tão: que im­pac­to tem a co­mis­são de ava­li­a­ção se é ao Conselho Diretivo da FCT que com­pe­te a de­ci­são fi­nal? A ex­ces­si­va bu­ro­cra­ti­za­ção de um pro­ces­so que não po­de­ria ser mais do que um me­ro for­ma­lis­mo sim­pli­fi­ca­do vem con­fir­mar o re­ceio ex­pres­sa­do pe­los bol­sei­ros: es­te me­ca­nis­mo, des­ne­ces­sá­rio e pou­co con­se­quen­te na sua re­da­ção ac­tu­al, vai ex­cluir um ele­va­do nú­me­ro de bol­sei­ros. Acresce o fac­to de o Despacho ter si­do pu­bli­ca­do sem con­sul­ta pré­via e atem­pa­da da ABIC, não cons­tan­do des­te os acor­dos es­ta­be­le­ci­dos nas du­as reu­niões men­ci­o­na­das e aci­ma re­fe­ri­dos. Pelos mo­ti­vos enu­me­ra­dos, a ABIC não in­te­gra­rá a in­di­ca­da comissão. 
    A ABIC es­ta­rá sem­pre dis­po­ní­vel pa­ra o diá­lo­go com vis­ta à bus­ca de so­lu­ções pa­ra os pro­ble­mas con­cre­tos dos bol­sei­ros. Saudámos, de res­to, a FCT pe­la de­ci­são to­ma­da em 2020 de pror­ro­ga­ção au­to­má­ti­ca das bol­sas por si di­re­ta­men­te fi­nan­ci­a­das em 2 me­ses, la­men­tan­do, con­tu­do, que es­sa pror­ro­ga­ção não te­nha che­ga­do a to­dos os bol­sei­ros. Num qua­dro mais com­ple­xo co­mo é o de 2021,não po­de­mos se­não la­men­tar tam­bém que es­ta ques­tão se te­nha trans­for­ma­do nu­ma dis­pu­ta de vá­ri­os me­ses com um fim à vis­ta que se an­te­vê mui­to pou­co fa­vo­rá­vel pa­ra quem se de­pa­rou com en­tra­ves sig­ni­fi­ca­ti­vos à exe­cu­ção dos seus pla­nos de tra­ba­lho, pa­ra quem não dis­põe dos mais bá­si­cos di­rei­tos so­ci­ais, pa­ra quem, em mui­tos ca­sos, es­te­ve na li­nha da fren­te do com­ba­te à pan­de­mia, pa­ra quem de­pen­de des­ta pror­ro­ga­ção pa­ra po­der con­cluir o pro­je­to a que se propôs e de cu­jo su­ces­so de­pen­de a sua can­di­da­tu­ra ao vín­cu­lo se­guin­te, pro­va­vel­men­te pre­cá­rio. Para além de to­dos os pres­su­pos­tos do diá­lo­go te­rem si­do ig­no­ra­dos, es­tes do­cu­men­tos con­fir­mam que to­do es­te pro­ces­so es­tá a ser ge­ri­do com um gran­de des­res­pei­to e de­so­nes­ti­da­de por par­te da tu­te­la pa­ra com os bol­sei­ros, além de que to­das as ga­ran­ti­as da­das em di­ver­sos mo­men­tos – pu­bli­ca­men­te – aca­ba­ram por não ter qual­quer va­lor de res­pon­sa­bi­li­da­de e de integridade.

 

 

A Direcção da ABIC

Lisboa, 11 de Junho de 2021