Dia 28/​05/​2018: vamos mostrar a nossa indignação pelas afirmações do Reitor da Universidade de Lisboa

No pas­sa­do dia 15 de Maio, o Reitor da Universidade de Lisboa afir­mou, na Faculdade de Ciências que dis­cor­da com­ple­ta­men­te da car­rei­ra de in­ves­ti­ga­dor e que tu­do fa­rá pa­ra aca­bar com ela. A pro­pó­si­to do PREVPAP, re­fe­riu que tu­do fa­rá “pa­ra que não en­tre nin­guém na car­rei­ra do­cen­te ou de in­ves­ti­ga­ção que não se­ja re­sul­ta­do de um con­cur­so a sé­rio”. A ABIC re­pu­dia es­tas afir­mações que de­mons­tram um ata­que fron­tal à in­ves­ti­ga­ção ci­en­tí­fi­ca no seio das uni­ver­si­da­des, pe­la pro­mes­sa de tu­do fa­zer pa­ra aca­bar com a car­rei­ra de in­ves­ti­ga­ção. Estas afir­ma­ções avil­tan­tes são mais uma pro­va de que o Reitor da Universidade quer dei­xar tu­do co­mo es­tá e que o re­cur­so a bol­sei­ros é uma re­a­li­da­de mui­to bem acei­te nes­ta Universidade que che­ga a re­cor­rer a bol­sei­ros pa­ra dar au­las a cus­to ze­ro. Estas afir­ma­ções não são só de la­men­tar mas tam­bém de com­ba­ter. Que ne­nhum bol­sei­ro, in­ves­ti­ga­dor ou do­cen­te dei­xe de ma­ni­fes­tar a sua indignação!

Neste sen­ti­do, a ABIC ape­la a to­dos os co­le­gas, in­de­pen­den­te­men­te do seu grau ou vín­cu­lo, que se jun­tem no dia 28 de maio, das 13h às 14h, num pro­tes­to em fren­te à rei­to­ria da Universidade de Lisboa, a fim de mos­trar a nos­sa dis­cor­dân­cia com o Reitor e de exi­gir a in­te­gra­ção dos in­ves­ti­ga­do­res na carreira.

Não só é in­dis­pen­sá­vel de­fen­der a car­rei­ra de in­ves­ti­ga­ção ci­en­tí­fi­ca, co­mo é pre­ci­so de­fen­der que a ca­da bol­sei­ro cor­res­pon­da um con­tra­to e que se dei­xe de usar e abu­sar do tra­ba­lho do­cen­te pa­go a cus­to ze­ro e de re­cor­rer a con­tra­tos precários. 
É igual­men­te im­por­tan­te exi­gir à tu­te­la e ao go­ver­no o cum­pri­men­to in­te­gral da lei da re­gu­la­ri­za­ção dos vín­cu­los pre­cá­ri­os, in­de­pen­den­te­men­te da ati­tu­de dos rei­to­res que, com es­tas de­cla­ra­ções, que­rem ob­vi­a­men­te boicotá-la.

A Direção da ABIC