bolseiros_​DGT

Trabalhadores com sa­lá­ri­os em atra­so na DGT

A ABIC te­ve co­nhe­ci­men­to de geó­gra­fos e en­ge­nhei­ros a tra­ba­lhar na Direção Geral do Território (DGT) que es­tão sem re­ce­ber há qua­se seis me­ses. A es­tes tra­ba­lha­do­res, que ti­nham uma bol­sa de in­ves­ti­ga­ção até ao fi­nal de de­zem­bro de 2015, foi-lhes pro­me­ti­da a re­no­va­ção da bol­sa por mais seis me­ses. No en­tan­to, a re­no­va­ção nun­ca foi as­si­na­da, ape­sar de os tra­ba­lha­do­res te­rem con­ti­nu­a­do a tra­ba­lhar, e o ren­di­men­to men­sal tam­bém não che­gou. Inicialmente foi-lhes di­to que a não re­no­va­ção e a fal­ta de pa­ga­men­to se de­vi­am à mu­dan­ça de go­ver­no e à apro­va­ção do Orçamento de Estado. Uma vez que es­te foi apro­va­do em mar­ço, três me­ses de­pois qual­quer ques­tão im­pe­di­ti­va de es­tes bol­sei­ros re­ce­be­rem o seu sub­sí­dio men­sal de­via já es­tar ultrapassada.

A ABIC so­li­ci­tou as­sim os es­cla­re­ci­men­tos ne­ces­sá­ri­os jun­to das en­ti­da­des com­pe­ten­tes, no­me­a­da­men­te DGT, Ministério do Ambiente e Ministério das Finanças. Simultaneamente de­mos co­nhe­ci­men­to da si­tu­a­ção aos gru­pos par­la­men­ta­res pa­ra que pos­sam agir na de­fe­sa dos di­rei­tos des­tes trabalhadores.

Para além da gra­vi­da­de da si­tu­a­ção que obri­ga pes­so­as a tra­ba­lha­rem mês após mês sem re­ce­be­rem, as fun­ções exer­ci­das não es­tão re­la­ci­o­na­das com in­ves­ti­ga­ção. A ABIC con­si­de­ra que es­tes tra­ba­lha­do­res exe­cu­tam ta­re­fas téc­ni­cas, es­pe­ci­a­li­za­das, que de­vem es­tar abran­gi­das por um con­tra­to de tra­ba­lho, tra­tan­do-se uma vez mais de um cla­ro exem­plo de co­mo a fi­gu­ra do bol­sei­ro de in­ves­ti­ga­ção é abusiva.