Bolseiros querem novo estatuto e emprego científico

Bolseiros que­rem no­vo es­ta­tu­to e em­pre­go científico

 In Diário Económico, 5 de Fevereiro 2003

    “Uma mão de obra al­ta­men­te qua­li­fi­ca­da, mui­to ba­ra­ta e des­car­tá­vel”, é o au­to-re­tra­to dos bol­sei­ros de in­ves­ti­ga­ção ci­en­tí­fi­ca em Portugal, de acor­do com Sofia Cordeiro, da re­cém for­ma­da Plataforma de Bolseiros de Investigação Científica que foi apre­sen­ta­da on­tem em Lisboa. 

    João Ferreira da pla­ta­for­ma afir­ma que “mui­tas ve­zes o re­cur­so à fi­gu­ra de bol­sei­ro, é a for­ma de ga­ran­tir uma mão de obra mui­to qua­li­fi­ca­da, mas mais ba­ra­ta”.
    A apro­va­ção de um no­vo es­ta­tu­to do bol­sei­ro que con­sa­gre di­rei­tos fun­da­men­tais e a cri­a­ção de em­pre­go ci­en­tí­fi­co em Portugal são as du­as prin­ci­pais exi­gên­ci­as de uma mo­ção, apro­va­da nu­ma reu­nião na­ci­o­nal de bol­sei­ros, que vai ago­ra ser en­vi­a­da ao Presidente da República, pri­mei­ro-mi­nis­tro, mi­nis­tro da Ciência e Ensino Superior e di­fe­ren­tes gru­pos par­la­men­ta­res.
    Os bol­sei­ros de­fen­dem a ne­ces­si­da­de de cri­ar mais em­pre­go ci­en­tí­fi­co e um au­men­to das des­pe­sas em ci­ên­cia já que ac­tu­al­men­te Portugal in­ves­te ape­nas 0,8% do PIB em Investigação e Desenvolvimento (I&D), me­ta­de da mé­dia co­mu­ni­tá­ria. Tem tam­bém 4,4 tra­ba­lha­do­res em I&D por ca­da mil ha­bi­tan­tes, me­ta­de da mé­dia co­mu­ni­tá­ria.
    Os Bolseiros exi­gem o “des­con­ge­la­men­to das va­gas de qua­dro”, e o re­gres­so da au­to­no­mia dos la­bo­ra­tó­ri­os de es­ta­do. A pla­ta­for­ma pre­ten­de ain­da vín­cu­los es­tá­veis pa­ra os bol­sei­ros que es­tão a de­sem­pe­nhar fun­ções nas ins­ti­tui­ções que cor­res­pon­dem a ne­ces­si­da­des per­ma­nen­tes, o di­rei­to ao sub­sí­dio de de­sem­pre­go e à se­gu­ran­ça so­ci­al. Existem di­ver­sos ser­vi­ços em la­bo­ra­tó­ri­os de es­ta­do que “tem bol­sei­ros a as­se­gu­rar ne­ces­si­da­des per­ma­nen­tes, que de­ve­ri­am ter ou­tro vín­cu­lo à ins­ti­tui­ção”, acres­cen­ta Sofia Cordeiro.
    Os bol­sei­ros exi­gem ain­da que o tem­po de du­ra­ção das bol­sas se­ja con­ta­bi­li­za­do pa­ra efei­tos de con­ta­gem de tem­po de ser­vi­ço, no­me­a­da­men­te nos con­cur­sos públicos.