Bolseiros querem novo estatuto com mais direitos

Bolseiros que­rem no­vo es­ta­tu­to com mais direitos

 In Diário de Notícias, 5 de Fevereiro 2003

    Os bol­sei­ros de in­ves­ti­ga­ção ci­en­tí­fi­ca, um dos pi­la­res de sus­ten­ta­ção da pes­qui­sa re­a­li­za­da no País, quei­xam-se de “ser mão de obra ba­ra­ta” e de “não usu­fruí­rem de al­guns di­rei­tos bá­si­cos” (se­gu­ran­ça so­ci­al, fé­ri­as re­mu­ne­ra­das ou pos­si­bi­li­da­de de in­te­gra­ção no mer­ca­do de tra­ba­lho são al­guns de­les) e que­rem al­te­rar o es­ta­tu­to que re­ge a sua actividade.

    Constituídos des­de sá­ba­do em as­so­ci­a­ção na­ci­o­nal, os bol­sei­ros vão ago­ra le­var as su­as rei­vin­di­ca­ções à Assembleia da República (jun­to dos gru­pos par­la­men­ta­res e da co­mis­são com­pe­ten­te), aos mem­bros do Governo e ao Presidente da República.
    “As bol­sas de­vem ser­vir pa­ra a ob­ten­ção de graus aca­dé­mi­cos e não pa­ra per­pe­tu­ar uma si­tu­a­ção de in­de­fi­ni­ção em re­la­ção a in­ves­ti­ga­do­res que, em mui­tos ca­sos, são até co­or­de­na­do­res de pro­jec­tos”, de­fen­deu on­tem em con­fe­rên­cia de im­pren­sa, João Ferreira, bol­sei­ro de dou­to­ra­men­to e um dos mem­bros da a as­so­ci­a­ção.
    Sofia Cordeiro, igual­men­te da­que­la or­ga­ni­za­ção, su­bli­nhou por seu tur­no que “es­tes bol­sei­ros de­vem pas­sar a ter con­tra­tos de tra­ba­lho”.
    Para Associação dos Bolseiros de Investigação Científica (ABIC) ago­ra cons­ti­tuí­da, o pro­ble­ma de ba­se é a fal­ta de em­pre­go ci­en­tí­fi­co no País, tan­to no sec­tor pú­bli­co co­mo no privado.

    No en­ten­der, da ABIC o pro­lon­ga­men­to e des­do­bra­men­to de bol­sas “aca­ba por es­con­der a ver­da­dei­ra ques­tão, que não afec­ta ex­clu­si­va­men­te os bol­sei­ros, mas que é um pro­ble­ma na­ci­o­nal que tem que ser resolvido”.