Bolseiros acampados na Assembleia da República

Bolseiros acam­pa­dos na Assembleia da República

 In Cienciapt​.net, 30 de Outubro 2006

    Os bol­sei­ros de in­ves­ti­ga­ção con­cen­tram-se ho­je à tar­de em fren­te à Assembleia da República, em Lisboa, em pro­tes­to con­tra a di­fí­cil si­tu­a­ção eco­nó­mi­ca e la­bo­ral em que vi­vem. A ac­ção, in­ti­tu­la­da ‘Cientistas nas Lonas’, é pro­mo­vi­da pe­la Associação de Bolseiros de Investigação Científica (ABIC), e pre­ten­de rei­vin­di­car os seus di­rei­tos acam­pan­do em fren­te ao parlamento.

    A as­so­ci­a­ção de in­ves­ti­ga­do­res quei­xa-se de di­fi­cul­da­des de in­ser­ção pro­fis­si­o­nal, fal­ta de di­nhei­ro e au­sên­cia de pro­tec­ção so­ci­al, la­men­tan­do ain­da “a fal­ta de pers­pec­ti­vas de in­ser­ção pro­fis­si­o­nal uma vez ter­mi­na­das as bol­sas, a au­sên­cia de pro­tec­ção so­ci­al dig­na, com a ma­nu­ten­ção à mar­gem do re­gi­me ge­ral de Segurança Social, uma de­fi­ci­en­te as­sis­tên­cia na do­en­ça e a fal­ta de qual­quer as­sis­tên­cia na even­tu­a­li­da­de de desemprego”.

    A ABIC re­cla­ma o fac­to de cer­ca de no­ve mil bol­sei­ros, ape­sar de vá­ri­os anos de in­ves­ti­ga­ção, nun­ca che­ga­rem a ad­qui­rir o es­ta­tu­to de trabalhadores.

    A ABIC (Associação de Bolseiros de Investigação Científica) é uma as­so­ci­a­ção que tem co­mo ob­jec­ti­vos di­na­mi­zar e con­gre­gar es­for­ços pa­ra me­lho­rar o es­ta­tu­to do Bolseiro de Investigação Científica, nu­ma ten­ta­ti­va de al­te­rar o pa­no­ra­ma ac­tu­al e con­tri­buir pa­ra o re­co­nhe­ci­men­to e dig­ni­fi­ca­ção dos pro­fis­si­o­nais que exer­cem in­ves­ti­ga­ção ci­en­tí­fi­ca em Portugal en­quan­to Bolseiros. A ABIC pre­ten­de ain­da pro­mo­ver a dis­cus­são na so­ci­e­da­de so­bre a ac­tu­al si­tu­a­ção da in­ves­ti­ga­ção ci­en­tí­fi­ca e do em­pre­go ci­en­tí­fi­co em Portugal, com o in­tui­to de co­la­bo­rar na cons­tru­ção de um sis­te­ma ci­en­tí­fi­co e tec­no­ló­gi­co que pos­sa ser efi­caz en­quan­to ins­tru­men­to pa­ra o de­sen­vol­vi­men­to eco­nó­mi­co, so­ci­al e cul­tu­ral do país.