Bolsas de Doutoramento Deste Ano Estão por Pagar

Bolsas de Doutoramento Deste Ano Estão por Pagar

 In Público, 21 de Outubro 2004

    As bol­sas de dou­to­ra­men­to da Fundação pa­ra a Ciência e Inovação (FCI), a ini­ci­ar es­te ano, ain­da não che­ga­ram às con­tas dos alu­nos. Fernando Ramôa Ribeiro, pre­si­den­te da fun­da­ção, diz que a si­tu­a­ção foi pro­vo­ca­da por pro­ble­mas bu­ro­crá­ti­cos mas que já es­tá a ser re­sol­vi­da, com pri­o­ri­da­de da­da aos alu­nos no es­tran­gei­ro. Entretanto, as uni­ver­si­da­des on­de es­tão a fa­zer os seus dou­to­ra­men­tos não re­ce­bem da fun­da­ção, há dois anos, as quan­ti­as re­fe­ren­tes às pro­pi­nas dos bolseiros.

    De acor­do com o no­vo es­ta­tu­to do bol­sei­ro de in­ves­ti­ga­ção, que en­trou em vi­gor a 19 de Agosto, a atri­bui­ção de uma bol­sa pe­la FCI, prin­ci­pal en­ti­da­de fi­nan­ci­a­do­ra do sis­te­ma ci­en­tí­fi­co na­ci­o­nal, obri­ga à as­si­na­tu­ra de um con­tra­to en­tre as par­tes. Nos anos an­te­ri­o­res, es­ta obri­ga­ção não exis­tia e a atri­bui­ção da bol­sa es­ta­va ape­nas de­pen­den­te de um ter­mo de acei­ta­ção en­tre o bol­sei­ro e a fun­da­ção, um pro­ces­so que se re­ve­la­va mais sim­ples. Foi es­ta al­te­ra­ção bu­ro­crá­ti­ca que, se­gun­do Ramôa Ribeiro, te­rá atra­sa­do a atri­bui­ção das bol­sas des­te ano.

    “Tivemos de vol­tar ao ter­mo de acei­ta­ção, uma vez que o no­vo es­ta­tu­to já foi tam­bém apro­va­do após a apro­va­ção das bol­sas des­te ano”, diz o di­ri­gen­te, adi­an­tan­do que mui­tas ve­zes a do­cu­men­ta­ção ne­ces­sá­ria pa­ra ca­da ca­so não é fá­cil de reu­nir: “Não é al­go ime­di­a­to”, acres­cen­ta. “O bol­sei­ro tam­bém não é pre­ju­di­ca­do se não co­me­çar até Novembro. E tem ha­vi­do um diá­lo­go mui­to grande.”

    O não pa­ga­men­to dos va­lo­res das bol­sas im­pli­ca que to­das as des­pe­sas ine­ren­tes ao iní­cio do ano lec­ti­vo, que já te­ve lu­gar na mai­o­ria dos ca­sos, te­nha de ser adi­an­ta­do pe­lo pró­prio alu­no. A si­tu­a­ção tor­na-se mais gra­ve quan­do se fa­la de um bol­sei­ro de dou­to­ra­men­to ins­cri­to nu­ma uni­ver­si­da­de no es­tran­gei­ro, com to­das as des­pe­sas de vi­a­gem e alo­ja­men­to fo­ra de casa.

    João Ferreira, pre­si­den­te da Associação de Bolseiros de Investigação Científica (ABIC), con­fir­mou ao PÚBLICO que a ABIC re­ce­beu nos úl­ti­mos tem­pos inú­me­ras car­tas de bol­sei­ros a de­nun­ci­a­rem a si­tu­a­ção, que con­si­de­ra “pre­o­cu­pan­te e es­tra­nha”. Por is­so, a as­so­ci­a­ção tem agen­da­da, pa­ra o pró­xi­mo dia 28, uma reu­nião com Ramôa Ribeiro. Só de­pois des­sa con­ver­sa, adi­an­ta João Ferreira, é que a ABIC avan­ça­rá com uma po­si­ção ofi­ci­al so­bre a matéria.

    Mas os pro­ble­mas com os fi­nan­ci­a­men­tos a bol­sei­ros da fun­da­ção vão mais lon­ge. O PÚBLICO sa­be que exis­tem atra­sos tam­bém no pa­ga­men­to das pro­pi­nas de bol­sei­ros da fun­da­ção às uni­ver­si­da­des por­tu­gue­sas. Duas alu­nas de dou­to­ra­men­to da Universidade do Porto, na rec­ta fi­nal pa­ra con­se­guir o seu grau, te­rão si­do mes­mo acon­se­lha­das pe­la Faculdade de Letras a pa­gar do pró­prio bol­so os úl­ti­mos dois anos de pro­pi­nas, se que­ri­am as­se­gu­rar que a de­fe­sa de te­se era marcada.

    Existem atra­sos com mais de dois anos, con­fir­ma­dos por rei­to­res. “Os pa­ga­men­tos es­tão de fac­to a de­mo­rar mui­to tem­po por par­te da fun­da­ção, em­bo­ra nos che­gue a in­for­ma­ção de que os pa­ga­men­tos vão ser efec­tu­a­dos e sa­be­mos que há al­gum es­for­ço nes­se sen­ti­do”, dis­se Leopoldo Guimarães, rei­tor da Universidade Nova de Lisboa, à qual fo­ram pa­gas, a 22 de Abril, as ver­bas re­fe­ren­tes a 2002. Também na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa os úl­ti­mos pa­ga­men­tos che­ga­ram em 2002.

    “Estamos, em ri­gor, com um ano de atra­so, uma vez que pa­ga­mos sem­pre o ano an­te­ri­or no ano se­guin­te”, diz Ramôa Ribeiro, acres­cen­tan­do que o pro­ble­ma é que em 2002 na­da foi pa­go. “A pri­o­ri­da­de são os pa­ga­men­tos aos bol­sei­ros. Não pos­so ar­ris­car não ter di­nhei­ro pa­ra lhes pa­gar”, acres­cen­ta, pre­ven­do que em Fevereiro de 2005, re­sol­vi­dos os pro­ble­mas de dis­po­ni­bi­li­za­ção do or­ça­men­to do ano que vem, ou­tras par­ce­las se­rão pagas.

    A ex­cep­ção, acres­cen­ta Ramôa Ribeiro, vai pa­ra a área das tec­no­lo­gi­as da in­for­ma­ção, ou se­ja, pa­ra os bol­se­ri­os de­pen­den­tes do Programa Operacional da Sociedade de Informação, ou POSI: “Vamos pa­gar em Novembro as pro­pi­nas de 2003. Mas, por exem­plo, no con­cur­so des­te ano, com cer­ca de 1500 bol­sas atri­buí­das, os bol­sei­ros do POSI são ape­nas cer­ca de 100.”