Associação de Bolseiros denuncia diminuição do apoio estatal

Associação de Bolseiros de­nun­cia di­mi­nui­ção do apoio estatal

 In Público, 3 de Setembro 2003

    Pedidos de au­di­ên­cia ao mi­nis­tro da Ci   Pela pri­mei­ra vez nos úl­ti­mos seis anos, o nú­me­ro de bol­sas de in­ves­ti­ga­ção ci­en­tí­fi­ca di­mi­nuí­ram pa­ra me­nos de um mi­lhar. A de­nún­cia par­te da Associação dos Bolseiros de Investigação Científica, que acu­sam a Fundação pa­ra a Ciência e a Tecnologia (FCT) de es­tar a fal­tar às pro­mes­sas fei­tas. Fernando Ramôa Ribeiro, pre­si­den­te da FCT, ga­ran­te que a apos­ta, a par­tir de ago­ra, tem de ser ca­da vez mais na qua­li­da­de dos dou­to­ra­dos que for­ma­mos. Isto ape­sar dos nú­me­ros apre­sen­ta­dos ain­da não con­ta­rem com al­gu­mas bol­sas de pós-dou­to­ra­men­to, com as bol­sas de dou­to­ra­men­to em­pre­sa­ri­al e com os re­sul­ta­dos dos re­cur­sos, su­bli­nha.
    No iní­cio do ano, a FCT anun­ci­ou que as can­di­da­tu­ras a bol­sas de in­ves­ti­ga­ção ci­en­tí­fi­ca se­ri­am reu­ni­das num só con­cur­so, a ter­mi­nar em Maio, e não em dois con­cur­sos anu­ais, em Fevereiro e Junho. Nessa al­tu­ra, a Associação de Bolseiros de Investigação Científica (ABIC) aler­tou pa­ra o fac­to de tal po­der sig­ni­fi­car o de­crés­ci­mo do nú­me­ro de bol­sas atri­buí­das e o de­sin­ves­ti­men­to na mas­sa cin­zen­ta na­ci­o­nal. Mas Ramôa Ribeiro ga­ran­tiu que o ob­jec­ti­vo era re­di­rec­ci­o­nar os re­cur­sos fi­nan­cei­ros pa­ra a atri­bui­ção das pró­pri­as bol­sas, mi­ni­mi­zan­do os cus­tos de ava­li­a­ção, e que as bol­sas não di­mi­nui­ri­am por is­so.
    Ontem, em co­mu­ni­ca­do, a ABIC anun­ci­ou, de acor­do com da­dos for­ne­ci­dos pe­la pró­pria FCT, que o nú­me­ro de bol­sas atri­buí­das bai­xou pa­ra 862. Pela pri­mei­ra vez des­de 1997, des­ceu-se es­te ano a fas­quia das 1000 bol­sas.
    Apesar do nú­me­ro de can­di­da­tos, se­gun­do a ABIC, tam­bém ter di­mi­nuí­do, a per­cen­ta­gem de bol­sas, ten­do em con­ta o nú­me­ro de can­di­da­tu­ras é tam­bém re­la­ti­va­men­te mais bai­xa – bai­xou de 44 por cen­to pa­ra 32 por cen­to.
    “Fica as­sim cla­ro, con­fir­man­do os pi­o­res re­cei­os da ABIC, a ver­da­dei­ra in­ten­ção da su­pres­são de um dos dois con­cur­sos pa­ra atri­bui­ção de bol­sas, anun­ci­a­da no iní­cio des­te ano: a re­du­ção do nú­me­ro de bol­sas, o mes­mo é di­zer, o de­sin­ves­ti­men­to na for­ma­ção avan­ça­da de re­cur­sos hu­ma­nos em ci­ên­cia e tec­no­lo­gia”, po­de ler-se no co­mu­ni­ca­do.
    João Ferreira, pre­si­den­te da ABIC, afir­ma que o gru­po es­tá à es­pe­ra de um pe­di­do de au­di­ên­cia com o se­cre­tá­rio de Estado ad­jun­to do mi­nis­tro da Ciência e do Ensino Superior, José Pinto Paixão, já pe­di­da no iní­cio do mês, pa­ra pe­dir es­cla­re­ci­men­tos. Quanto à re­ac­ção dos pró­pri­os bol­sei­ros e can­di­da­tos, o re­pre­sen­tan­te afir­ma que ain­da não hou­ve tem­po de re­ac­ção mas que a ABIC es­pe­ra que lhe che­guem as men­sa­gens de des­con­ten­ta­men­to.
    Ramôa Ribeiro afir­mou on­tem ao PÚBLICO que a apos­ta tem de ser ca­da vez mais na qua­li­da­de das can­di­da­tu­ras e que, mes­mo as­sim, os nú­me­ros já dis­po­ní­veis ain­da não con­ta­bi­li­zam to­das as bol­sas des­te ano: “De fac­to, ten­do em con­ta os da­dos ime­di­a­tos, o nú­me­ro de bol­sas di­mi­nuiu, mas fi­nan­ci­a­ram-se bol­sas de qua­li­da­de. Só de­pois de se sa­ber quan­tas bol­sas de pós-dou­to­ra­men­to, ao to­do, se vão en­tre­gar – o que se sa­be­rá só no fi­nal do ano -, e quan­tos pe­di­dos de re­cur­so vão ser de­fe­ri­dos, é que po­de­mos sa­ber ao cer­to quan­tas bol­sas se atri­buí­ram. Com to­da a fran­que­za, acho que in­ter­pre­ta­ram mal os nú­me­ros, não há ra­zão pa­ra alar­me.”
    O res­pon­sá­vel da FCT, en­ti­da­de afec­ta ao mi­nis­té­rio da Ciência e do Ensino Superior, res­pon­sá­vel pe­lo fi­nan­ci­a­men­to pú­bli­co do sis­te­ma ci­en­tí­fi­co na­ci­o­nal, acres­cen­ta: “Estou cer­to que che­ga­rão às 1000, se con­tar­mos igual­men­te com as bol­sas de dou­to­ra­men­to de in­te­rac­ção en­tre as uni­ver­si­da­des e as em­pre­sas”, re­fe­re, so­bre as re­cen­te­men­te cri­a­das bol­sas de dou­to­ra­men­to em­pre­sa­ri­al, ago­ra com uma no­va denominação.