RTP ignora aqueles que melhor conhecem o Sistema Científico e Tecnológico Nacional e que mais têm lutado em defesa dos direitos de docentes e investigadores

A FENPROF e a ABIC pro­tes­ta­ram jun­to do pre­si­den­te do Conselho Regulador da Entidade Reguladora pa­ra a Comunicação Social e da Administração e Direção de Informação da RTP por os res­pon­sá­veis do pro­gra­ma “É ou Não É” não te­rem con­vi­da­do as or­ga­ni­za­ções mais re­pre­sen­ta­ti­vas dos do­cen­tes e in­ves­ti­ga­do­res em Portugal pa­ra par­ti­ci­par na emis­são des­ta ter­ça-fei­ra, dia 6 de abril, so­bre o te­ma “Vale a pe­na ser ci­en­tis­ta em Portugal”.

Refere o texto:

Na ter­ça-fei­ra dia 6 de abril irá pa­ra o ar um epi­só­dio do Programa É ou Não É? Neste ca­so, a res­pos­ta pa­re­ce fá­cil: Não é!

Não é acei­tá­vel que a di­re­ção de pro­gra­mas da RTP con­vi­de pa­ra um pro­gra­ma de­di­ca­do a de­ba­ter se “Vale a pe­na ser ci­en­tis­ta em Portugal” o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, o pro­fes­sor Carlos Fiolhais, as ci­en­tis­tas Elvira Fortunato (Prémio Pessoa 2020) e Mónica Bettencourt-Dias (Diretora do Instituto Gulbenkian de ci­ên­cia) e o Presidente da Associação Nacional de Investigadores em Ciência e Tecnologia, o in­ves­ti­ga­dor prin­ci­pal, Nuno Cerca, e ex­clua quem mais tem pro­cu­ra­do e pro­du­zi­do co­nhe­ci­men­to so­bre a re­a­li­da­de de to­do o tra­ba­lho ci­en­tí­fi­co em Portugal: a Associação de Bolseiros de Investigação Científica (ABIC), a as­so­ci­a­ção mais re­pre­sen­ta­ti­va do se­tor, ou a FENPROF, que tem de­sen­vol­vi­do imen­so tra­ba­lho nes­te do­mí­nio. Dificilmente o de­ba­te da RTP dei­xa­rá de re­pro­du­zir uma vi­são mo­no­lí­ti­ca e eli­tis­ta do tra­ba­lho ci­en­tí­fi­co, dan­do voz a re­pre­sen­tan­tes das áre­as ci­en­tí­fi­cas his­to­ri­ca­men­te com mais fi­nan­ci­a­men­to, que re­pre­sen­tam não mais que 1%.

Não é acei­tá­vel que a RTP dei­xe de fo­ra du­as das or­ga­ni­za­ções mais re­pre­sen­ta­ti­vas da Ciência e dos ci­en­tis­tas em Portugal, du­as das or­ga­ni­za­ções que me­lhor co­nhe­cem o Sistema Científico e Tecnológico Nacional, co­mo ates­ta, por exem­plo, o es­tu­do re­cen­te­men­te pro­mo­vi­do pe­la FENPROF so­bre Precariedade no Ensino Superior e na Ciência, co­mu­ni­ca­do a to­dos os me­dia, in­cluin­do à RTP, e am­pla­men­te di­vul­ga­do por uma gran­de par­te des­tes. Trata-se de um tra­ba­lho com 2726 res­pos­tas e com uma sec­ção es­pe­ci­fi­ca­men­te de­di­ca­da a ca­rac­te­ri­zar a sa­tis­fa­ção dos ci­en­tis­tas com as di­ver­sas di­men­sões do seu tra­ba­lho, pre­ci­sa­men­te o te­ma des­te epi­só­dio do Programa É ou Não É.

Não é acei­tá­vel que a RTP, de quem se es­pe­ra­va isen­ção no ser­vi­ço pú­bli­co que é su­pos­to pres­tar, as­su­ma uma po­si­ção de­cla­ra­da­men­te po­lí­ti­ca e ex­clua do de­ba­te aque­les que tra­ba­lham es­pe­ci­fi­ca­men­te so­bre es­te te­ma em Portugal. Não é acei­tá­vel que a RTP ex­clua as vi­sões de 99% dos ci­en­tis­tas. A lin­gua­gem da ci­ên­cia é plu­ral e di­ver­si­fi­ca­da e o ser­vi­ço pú­bli­co de te­le­vi­são, ins­tru­men­to fun­da­men­tal pa­ra o es­cla­re­ci­men­to e a ele­va­ção do ní­vel cul­tu­ral e ci­en­tí­fi­co dos por­tu­gue­ses, de­ve­ria es­pe­lhar es­sa re­a­li­da­de. Persistir nes­te er­ro apro­fun­da­rá uma vez mais as de­si­gual­da­des na ci­ên­cia em Portugal e tor­na­rá ain­da mais obs­cu­ro o que su­pos­ta­men­te o pro­gra­ma pro­põe cla­ri­fi­car, se “Vale a pe­na ser ci­en­tis­ta em Portugal”.

 

A FENPROF

A ABIC