A TODOS OS INVESTIGADORES DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA

A pro­pó­si­to do “Regulamento de Recrutamento, Contratação, Prestação de Serviço e Avaliação de dou­to­ra­dos con­tra­ta­dos a ter­mo” da Universidade de Coimbra e dos me­ca­nis­mos de con­tro­lo de assiduidade. 

 

Uma de­le­ga­ção da ABIC e do Sindicato dos Professores da Região Centro (SPRC) reu­niu no dia 18 de mar­ço com o Vice-Reitor pa­ra os Recursos Humanos da Universidade de Coimbra pa­ra ana­li­sar a even­tu­al im­ple­men­ta­ção de um me­ca­nis­mo de con­tro­lo de pre­sen­ças dos in­ves­ti­ga­do­res con­tra­ta­dos a ter­mo cer­to nes­sa Universidade e su­as Unidades de I&D, tal co­mo pre­vis­to no no­vo “Regulamento de re­cru­ta­men­to, con­tra­ta­ção, pres­ta­ção de ser­vi­ço e ava­li­a­ção de dou­to­ra­dos con­tra­ta­dos a ter­mo” (Regulamento n.º 334/​2018).

 

Na reu­nião, fo­mos in­for­ma­dos que a Reitoria propôs ao Senado (na reu­nião des­te ór­gão da UC a 8 de ja­nei­ro de 2020) que os in­ves­ti­ga­do­res ti­ves­sem isen­ção de ho­rá­rio de tra­ba­lho com con­tro­lo se­ma­nal das 35 ho­ras (in­de­pen­den­te­men­te do pe­río­do em que se­ri­am cum­pri­dos), co­mo de­cor­re­ria da le­gis­la­ção em vi­gor. O Vice-Reitor afir­mou ain­da que o con­tro­lo de as­si­dui­da­de de­cor­re da lei, em­bo­ra a mes­ma não fi­xe a sua mo­da­li­da­de (ter­mi­nal web ou bi­o­mé­tri­co, ou por cri­té­rio de ca­da uni­da­de de in­ves­ti­ga­ção), e que es­sa mo­da­li­da­de es­tá ain­da em discussão. 

 

A ABIC e o SPRC en­ten­dem que a sua im­ple­men­ta­ção não evi­den­cia tra­zer quais­quer ga­nhos pa­ra a UC ou pa­ra os seus in­ves­ti­ga­do­res. Pelo con­trá­rio, abri­ria ca­mi­nho à de­si­gual­da­de de tra­ta­men­to en­tre do­cen­tes e in­ves­ti­ga­do­res e, no seio des­tes, en­tre in­ves­ti­ga­do­res con­tra­ta­dos ao abri­go das vá­ri­as mo­da­li­da­des de con­tra­ta­ção pú­bli­ca e pri­va­da (IPSFL) e in­ves­ti­ga­do­res bol­sei­ros, bem co­mo a um in­de­se­já­vel, ina­cei­tá­vel e de­sa­de­qua­do pro­ces­so de con­tro­lo, da­da a na­tu­re­za do tra­ba­lho de in­ves­ti­ga­ção. Note-se que es­ta me­di­da apli­car-se-ia úni­ca e ex­clu­si­va­men­te aos in­ves­ti­ga­do­res con­tra­ta­dos a ter­mo cer­to, e não aos in­ves­ti­ga­do­res de car­rei­ra, nem aos in­ves­ti­ga­do­res bol­sei­ros, nem aos do­cen­tes. 

 

Perante po­si­ções e en­ten­di­men­tos di­fe­ren­tes com a Reitoria, a ABIC e o SPRC com­pro­me­te­ram-se a es­tu­dar a ques­tão le­gal, bem co­mo a con­sul­tar os in­ves­ti­ga­do­res de for­ma a, mui­to bre­ve­men­te, apro­fun­dar a dis­cus­são com a UC e se en­con­trar uma so­lu­ção pa­ra es­te pro­ble­ma, pois a im­po­si­ção de um con­tro­lo de pre­sen­ças, ain­da que em re­gi­me de isen­ção de ho­rá­rio, cri­a­ria mal-es­tar e in­sa­tis­fa­ção no seio da Universidade de Coimbra.

 

A ABIC e o SPRC ape­lam à in­ter­ven­ção de in­ves­ti­ga­do­res e do­cen­tes, atra­vés da che­ga­da de opi­nião dos im­pli­ca­dos na si­tu­a­ção em apre­ço (i.e., con­tra­ta­dos ao abri­go da Norma Transitória do DL57, CEECs e Projetos I&D).  Pretende-se as­sim a cons­tru­ção de um ca­mi­nho co­mum no qual se evi­te a im­po­si­ção de uma me­di­da dis­cri­mi­na­tó­ria que con­si­de­ra­mos ina­de­qua­da e que po­de­rá con­du­zir a pro­ce­di­men­tos dis­cri­ci­o­ná­ri­os en­tre in­ves­ti­ga­do­res com di­fe­ren­tes ti­pos de vín­cu­lo, bem co­mo en­tre as di­fe­ren­tes uni­da­des de in­ves­ti­ga­ção da UC. 

A co­mu­ni­ca­ção à ABIC po­de ser fei­ta atra­vés do E-mail: geral@​abic-​online.​org, co­lo­can­do no “Assunto/​Subject” do E-mail a pa­la­vra: as­si­dui­da­de